[quote=Gbzao!]A questão é, por mais pretencioso que o JAVA FX seja…
Para aplicativos WEB, ter que precisar de um RUNTIME para executar, e pela demora em carregar simples aplicações,
me cheira um tanto quanto os antigos APPLETs.
Por mais que falem de FUTURO da Internet, e RIA, isso aquilo…
O HTML continua firme e forte como a melhor opção na hora de desenvolver para WEB.
SIMPLES, Rápido, pretencioso, customizável e extremamente fácil para desenvolver…
A quase 10 anos, quando o FLASH teve aquele “BUM” em desenvolvimento de WebSites… Se falavam que os sites HTML
iriam morrer, e que quem não usa-se estaria ultrapassado.
Hoje o que vejo é xHTML/CSS cada dia mais forte, com a utilização de bibliotecas javascript/ajax como JQuery, fazem verdadeiros
milagres, e criam websites e aplicações com uma usabilidade e compatibilidade extraordinários.
Por mais que o FLEX desponte como boa opção, para programadores, por ser produtivo e criar boas interfaces sem precisar entender de design,
o JSF, na minha opinião, é muito maduro, permite maior customização, usabilidade, compatibilidade, e tem uma vida longa pela frente…
Com JSF, Facelets, um pouquinho de CSS e uma biblioteca como RichFaces ou IceFaces você consegue criar aplicações RIA, de qualidade excelente.
Assim como outros frameworks web, como grails, seam, wicket, ruby on rails, etc…[/quote]
Sinceramente não acho que JSF, HTML, CSS, JQuery seja a melhor solução para uma APLICAÇÃO WEB não. Já tive experiencias bem negativas em meus projetos utilizando tais tecnologias, inclusive com uma perde de desempenho absurda ! (ainda mais quando usado junto com Richfaces), e eu tenho amigos programadores com muito mais tempo de estrada que eu por sinal, que também compartilham das mesmas experiências negativas.
Creio que o Flex atualmente seja a melhor solução em termos desempenho, portabilidade, produtividade, curva de aprendizado, sim !
Agora, também não podemos misturar as coisas, estamos falando de aplicações web ou de simples sites ?
Eu defendo o uso do flex para aplicações web, que irão rodar em uma intranet por exemplo, ou mesmo na internet mas com um numero limitado de usuários, como por exemplo, 100, 200 usuários simultaneos, agora se for falar em termos de sites, portais, e-commerce, ai a história muda de figura. Tudo depende do tamanho do projeto, e da sua finalidade.