JSF para desenvolvimento WEB

11 respostas
L

Me desculpem se estou perguntando algo fora da realidade, mas como comecei a pouco tempo no Java, gostaria de saber se JSF é útil no desenvolvimento WEB.

11 Respostas

cv1

JSF, ou Java Server Faces, e’ util, sim, no desenvolvimento pra web, mas ainda tem muito pouco suporte e escolha de ferramentas. Por enquanto, e’ melhor continuar usando frameworks MVC, tipo Struts, WebWork, Maverick ou Spring :smiley:

L

E aí cv, poderia me dizer quais destes é o melhor?

urubatan

O CV, o esquema é o seguinte,

a ideia do JSF é apenas o VIEW,
não da para comparar com o struts por exemplo,
no maximo tu pode comparar com as custom tags do struts

e por falar nisto,
sabe se da para usar a JSF junto com o WebWork??
to tendo dificuldades em colocar alguma coisa no request de destro de uma action do WW, a unica maneira que consegui foi acessando o request diretamente pelo ServletActionCOntext
mas ai foge completamente a ideia do WW

achei o getParameters em ActionContext que retorna um Map com os parametros do request, mas não posso setar atributos do request por ali :frowning:

L

Galera, muito legal participar deste Fórum, temos sempre respostas imediatas.

Dei uma lida nos docs do JSF mas preciso saber qual é o objetivo do seu uso no desenvolvimento WEB.

Falou.

urubatan

como eu falei no POST anterior, a JSF é uma camada de VIEW

o pessoal do struts até esta com um projeto para permitir a utilização de JSF como view para o struts :slight_smile:

L

Seria muito da minha parte pedir como faço para adquirir JSF e como faço para instalá-lo?

urubatan

a versão ea4 esta sendo disponibilizada junto com o pacote de desenvolvimento de WS da sun (não lembro o nome agora :slight_smile: )

cv1

JWSDP (Java WebServices Developer Pack) :smiley:

cv1

Rolou uma discussao sobre isso nas listas, mas que eu saiba ninguem se pronunciou ainda… o WebWork2 e’ relativamente view-agnostic, entao, mesmo que nao tenha suporte a JSF, deve ser uma baba de implementar :wink:

“urubatan”:
to tendo dificuldades em colocar alguma coisa no request de destro de uma action do WW, a unica maneira que consegui foi acessando o request diretamente pelo ServletActionContext
mas ai foge completamente a ideia do WW

achei o getParameters em ActionContext que retorna um Map com os parametros do request, mas não posso setar atributos do request por ali :-(

Ue’, pra colocar alguma coisa no request, e’ so’ criar um getter na sua action! :smiley:

No meu caso, eu estou usando Velocity… todas as variaveis que eu deixo nos getters viram, automaticamente, $variaveis no Velocity :smiley:

urubatan

não funcionou com WW2 aqui
tentei isto ja

ele simplesmente coloca a propria Action em um parametro do request de nome webwork.algumacoisa
do tipo ValueStack

mas não tem como colocar um

request.getAttribute(propriedade da action)

ou qualquer coisa assim

se desse para fazer isto, ai sim daria para colocar qualquer view, inclusive JSP sem utilizar as tags do WW que trabalham com o ValueStack

ja para o velocit funciona por que o servlet deles que chama o velocity converte o value stack para os parametros do WW

gostei bastante da ideia deles, a unica coisa que ta me quebrando é isto :frowning:

T

O JSF, ao contrario do que outros usuarios comentaram aqui, nao se restringe somente a camada de View do MVC, mas tambem apresenta toda uma estruturacao de Controller implementada. Pelo que eu vi ela parece muito completa, apresentando controles de fluxo, acoes, e eh muito bem embasada em patterns, tais como command.

A grande sacada do JSF eh que os componentes de View e Controler sao bem desacoplados, o que permite fazer coisas comentadas aqui , como integrar o Struts ou o WebWork a camada de View do JSF. Acredito que sera possivel tambem integrar o controller do JSF com , por exemplo, o velocity no futuro.

Agora a coisa mais interessante que eu achei no JSF sao os Managed Beans. Eles sao basicamente uma estrutura semelhante aos *Form do Struts, com uma vantagem absurda. Eles nao precisam derivar de ActionForm ou ter qualquer interface implementada. Sao classes normais Java. Realmente, era a coisa que eu mais odiava no Struts, ter aquela ActionForm como classe base (Eh claro que resolvi isso no struts com uma agregacaozinha).

Existe uma implementacao GPL, myfaces.sf.net. Parece bem interessante. Espero que a SUN nao demore muito para lanca-la, pois realmente ela vem para complementar os MVC atuais e incentivar a evolucao de todos eles.

Criado 25 de agosto de 2003
Ultima resposta 26 de ago. de 2003
Respostas 11
Participantes 4