JSF - Passar o valor de uma variavel do managedBeam para a variavel da pagina{Resolvido}

Ola pessoal
eu tenho uma variavel no meu managedBean, que a funcao dela é controlar acoes e botaoes dentro da pagina

PessoaFisicaMB.java

public class PessoaFisicaMB extends PessoaFisicaDB{
...
	int acaoStatus = 0;
...
	public String buscaPorId() throws Exception{
		this.pessoaFisicaDB.getListaPorId();
		this.setAcaoStatus(2);
		return "buscaId";
	}	
...

PessoaForm.jsp

...
	<h:commandButton value="Cadastrar" action="#{pessoaFisicaMB.cadastrar}"></h:commandButton>
	<h:commandButton value="Atualizar" action="#{pessoaFisicaMB.atualizar}"></h:commandButton>
...

bem, na pagina PessoaForm.jsp, de acordo com o acaoStatus, eu tenho que mostrar ou nao o botao Cadastrar ou Atualizar.
por exemplo,
se acaoStatus == 1 entao mostra <h:commandButton value=“Cadastrar” action="#{pessoaFisicaMB.cadastrar}"></h:commandButton>
se acaoStatus == 2 entao mostra <h:commandButton value=“Atualizar” action="#{pessoaFisicaMB.atualizar}"></h:commandButton>

bem, eu tentei fazer isso no jsp

<% int teste = pessoaFisicaMB.acaoStatus %>
porem, isso nao funciona

o que eu posso fazer pra resolver esse problema?
abs
T+

O que é esse ação status?

Se for uma propriedade do seu Bean, vc pode controlar através da propriedade Rendered.

Dê uma olhada na documentação JSF, no seu commandButton vc pode utiliza rendered para uma renderização condicional.

acaoStatus é uma propriedada do ManagedBean
ele nao pertence a nenhuma classe, apenas ao managedBean

vou dar uma procurada, qualquer coisa eu retorno
abs
T+

[quote=Gbzao!]O que é esse ação status?

Se for uma propriedade do seu Bean, vc pode controlar através da propriedade Rendered.

Dê uma olhada na documentação JSF, no seu commandButton vc pode utiliza rendered para uma renderização condicional.[/quote]

valeu, consegui

...  
    <h:commandButton value="Cadastrar" action="#{pessoaFisicaMB.cadastrar}" rendered="#{pessoaFisicaMB.acaoStatus==1}"></h:commandButton>  
    <h:commandButton value="Atualizar" action="#{pessoaFisicaMB.atualizar}" rendered="#{pessoaFisicaMB.acaoStatus==2}"></h:commandButton>  
 ...  

obrigado pela ajuda
T+