JSF... perguntas básicas

Algumas dúvidas de iniciante…:

  • Vou comecar agora com jsp e jsf, será possivel comecar direto com a interação deles, ou primeiro teria q saber bem jsp?

  • Pretendo utilizar o pluguin da Exadel, alguém indica? Pelo que eu li ele é bom, e agora está sendo liberado… Sabem me dizer se vai ser free para fins comerciais também? Fora esse, alguém tem alguma dica de uma ide free ou alguma coisa assim?

  • A minha intensão é utilizar JSF para expedir relatórios de sistemas, utilizando jasper (já implementei todos para desktop). Nesse caso, tendo os arquivos jasper no servidor, ele seria criado no servidor e enviado pro cliente… certo? O cliente não teria que ter nada de diferente instalado na maquina teria??

Por enquanto é isso, mas com certeza vão surgir muito mais dúvidas… se puderem me ajudar…
Obrigada a todos!
=D

1° - Estude JSP, Servlets, MVC, e depois estude como funciona JSF. JSF é tem diversas diferenças em relação a estrutura web normal, se você não souber como funciona, ficará morrendo durante dias por causa de um problema simples: Livro JSF in Action.

2° - Exadel é bom, tem o WTP, e o NetBeans. O editor do netbeans é anos luz melhor que o Exadel e WTP, mas tem um problema, você fica preso a um modelo, que pessoalmente, não considero muito legal.

3° - Funciona bem, só não dá para abrir pop-ups etc e tal que você faria normalmente, porque jsf só trabalha com POST. Agora o cliente, tem que ter apenas instalado um programa capaz e exibir o dados que você está enviando. Por exemplo Acrobat/PDF.

:okok:

Muito obrigada pelas dicas!!
Vou ter que estudar muito, já percebi… ehehe…
Faz parte!!
Obrigada mesmo!!
=D