JSF pode usar fragmentos de página?

5 respostas
hattorihzo

Olá pessoal.

Gostaria de saber se posso usar fragmentos em página JSF.
Por exemplo:
Tenho uma situação em que todas as páginas do meu site tem um DIV header com o logotipo e um DIV footer com um texto geral, como disse isso se repete em todas as páginas.
Eu gostaria de tornar cada uma delas (Header e a Footer) um fragmento e depois inserir nas demais páginas do site como se fosse um include.
Mas não consegui encontrar informações a respeito, nem sei se isso serial a melhor opção.

Se alguém puder dar uma dica de como se faz isso fico agradecido.

5 Respostas

neofito

Pode sim, mas deve-se tomar alguns cuidados. Pesquise no google por “JSF tiles”.

:wink:

rapatao

Você poderia utilizar Facelets, criando assim templates com esses “headers” e “footers”. Isso facilita muito também em uma futura customização do visual do sistema.

hattorihzo

Obrigado a todos pelas dicas, mas me ocorreu o seguinte:
E se eu usar:

<jsp:include page="header.jsp" flush="true"></jsp:include>
<jsp:include page="footer.jsp" flush="true"></jsp:include>

Fiz um pequeno teste aqui e funcionou, mas esta opção não foi citada por ninguém.
Pq isso não é um modo correto de se fazer “include” com JSF?

neofito

Não é que não seja correto, a questão é que com tiles ou facelets você tem muito mais poder. É sério, te recomendo muito dar uma olhada no tiles ou facelets, e em outra coisinha que se chama Composite View.

O Tiles é uma biblioteca de tags jsp’s que pode ser usada em qualquer jsp. Ele é uma implementação do pattern composite view. Já o Facelets é um “framework” para templates exclusivo para jsf. Na verdade o Facelets substitui o jsp no jsf. A única coisa que eu tenho contra o facelets é que se vc usá-lo, não poderá usar nenhuma biblioteca de tags que não seja compatível com ele. De resto, ele é ótimo.

Dê uma pesquisada sobre esses frameworks.

:wink:

hattorihzo

Beleza [color=blue]neófito[/color] dei uma olhada no link e consegui entender melhor.
Muito obrigado pela ajuda.

Criado 18 de outubro de 2007
Ultima resposta 19 de out. de 2007
Respostas 5
Participantes 3