Pois é pessoal, nunca tive essa necessidade e apesar de parecer simples, estou tendo uma certa dificuldade de resolver esse problema :oops:
Eu tenho um form com campos obrigatórios, com botões de cadastro e limpar formulário, quando eu clico em cadastro ele submete na boa, caso os campos obrigatórios estejam preenchidos, consigo efetuar o cadastro, mas no botão de limpar o formulário ele tá validando tb :shock:
Eu tentei o atributo immediate=true mas ele parece que ele pula não só a fase de validação mas tb a fase de armazenar os valores do form no controller, então não consigo fazer nada.
Alguém já passou por uma situação semelhante?
Obrigado 
o seu botao está com a mesma funcionalidade. os dois devam estar submit, tendo q o de limpar estar reset isto para desenvolvimento web, desktop parecido, de uma olhada quanto a isso. 8)
Os campos estão populados com dados vindos do managed bean, aí não funciona o botão reset.
Bom o imediate=true ele executa o evento antes de ir no seu bean, agora o type=reset, más com que pegue os valores que estão no seu bean, então coloque uma action para ir em um método e limpe os campos.
mas foi exatamente o que eu fiz, mas ele passa nas validações antes, e quando eu coloco immediate=true o bean chega no meu controller nulo, como se não estivesse fazendo referência ao bean populado na minha view, daí não consigo fazer nada.
felipempantoja: Conseguiu resolver o problema de botão limpa ?