Só se for gripe…
Com certeza o JSF será o padrão de mercado para se desenvover aplicações web daseadas em componentes. Estou otimista quanto a este fato. O JSF subistituirá o WebWork (Struts 2) com muitas vantagens, entre elas, a flexibilidade no desenvolvimento de aplicações.
Um abraço. 
[quote=Marcio_Nogueira]Com certeza o JSF será o padrão de mercado para se desenvover aplicações web daseadas em componentes. Estou otimista quanto a este fato. O JSF subistituirá o WebWork (Struts 2) com muitas vantagens, entre elas, a flexibilidade no desenvolvimento de aplicações.
Um abraço.
[/quote]
Se isso acontecer, espero sinceramente que o Ruby on Rails (ou qualquer outro framework em Ruby) vire o padrão do mercado. JSF foi sempre tudo o que a gente sempre abominou colocado numa especificação, exatamente como EJB.
O que acontecerá?
Será feito o JSF2 do zero (destrói o 1 e começa de novo) = ainda uma merda.
Será feito o JSF3 do zero (destrói o 2 e começa de novo) = começa a ganhar níveis aceitáveis (não é mais patético)
Daí daqui a alguns anos todo mundo vai falar JSF é maravilhoso!
É como o cara que comete vários crimes no passado, e depois aparece ajudando um azilo de velhinhas dái todo mundo conclui que ele é uma excelente pessoa!
O Struts pegou, pq o JSF não pegaria? Grandes empresas estão apoiando o projeto e o mercado esta pedindo algo para poder gerar dinheiro migrando todas as aplicações struts 1x já existentes.
Mesmo não achando essa maravilha e preferindo outras soluções.
De qualquer forma, pra ficar bom tem que evoluir muito ainda, vamos esperar o 2x.
Mais a ideia foi essa mesmo, assim como o .Net tirou muita coisa boa do Java a Sun em vez de falar, “.Net Microsoft não presta”, ela pegou que achava que valia a pena e melhorou, como o fato de se pode sincronizar o VO com os componentes do do Jsp, algo que não é possivel no .Net, você tem que declarar todos os atributos no PageBean.
Como diria o ditado, “Pau que da em Chico, da em Francisco.” ou so a Microsoft pode aproveitar e melhorar ideias dos outros?
Olá,
poderia explicar um pouco quais as vantagens do JSF para desenvolvimento com portlets? Estou trabalhando no projeto de um portal e estamos pensando em utilizar o Flex no front-end com Java no back-end.
abraços
[quote=saoj]
Perdoem-me se eu estiver falando bobagem, mas pelo pouco que eu vi de JSF é mais um grande Welcome to the World of XML Programming !!!
:lol: [/quote]
Hei saoj!
Simpatizo bastante com você e especialmente com o Mentawai! Mas larga de ser Chiita!!!
Aquele abraço!
San
Po pessoal, o tópico é de 3 anos atrás. Já ta saindo a versão nova do JSF. Pelo visto a resposta para esse tópico seria não, o Struts ainda reina soberano.
Bom depende o que voce chama de reinar soberanamente, se for sistemas ja existentes feitos em Struts beleza mas acredito que se for em projetos novos ou que serão iniciados, isso não seja tão verdade.
Se voce levar em conta a quantidade de threads criadas nos ultimos meses sobre JSF voce pode tirar uma ideia que o JSF vem crescendo, entretanto eu torço para não virar o framework do momento, não do modo que ele é hoje, como o proprio saoj disse é programação de XML, muito cansativo, torço por frameworks que não possuem XML como o Apache Wicket (eu acho que esse sim deveria ser o foco da SUN) ou ate mesmo do Groovy(Grails).
[quote=saoj][quote=Marcio_Nogueira]Com certeza o JSF será o padrão de mercado para se desenvover aplicações web daseadas em componentes. Estou otimista quanto a este fato. O JSF subistituirá o WebWork (Struts 2) com muitas vantagens, entre elas, a flexibilidade no desenvolvimento de aplicações.
Um abraço.
[/quote]
Se isso acontecer, espero sinceramente que o Ruby on Rails (ou qualquer outro framework em Ruby) vire o padrão do mercado. JSF foi sempre tudo o que a gente sempre abominou colocado numa especificação, exatamente como EJB.
O que acontecerá?
Será feito o JSF2 do zero (destrói o 1 e começa de novo) = ainda uma merda.
Será feito o JSF3 do zero (destrói o 2 e começa de novo) = começa a ganhar níveis aceitáveis (não é mais patético)
Daí daqui a alguns anos todo mundo vai falar JSF é maravilhoso!
É como o cara que comete vários crimes no passado, e depois aparece ajudando um azilo de velhinhas dái todo mundo conclui que ele é uma excelente pessoa!
[/quote]
Respeito a sua opinião de pensar sobre usar ao mínimo XML. Mas acredito que, para mapeamento de transições -e algumas outras coisas relativas a estrutura- (só acho que o registro de validadores, conversores, deveria ser via codigo), é o correto. - Não entendo qual o pecado que JSF comete para tantas críticas. A forma como JSF é componentizada é muito tranquila de ser estendida, não vejo problemas, sinceramente.
O JSF atualmente é uma das formas mais simples de se programar para java, isto, utilizando uma boa IDE.
É claro que este lance de “arrastar e soltar” criou-se o paradigma que não presta ou que é ruim devido a avalanche de aventureiros do velho Delphi e outras ferramentas RAD da época. Compontes DBNavigator, DBEdit, DBnão sei o que era muito comum e vários cursos aparecem. Programadores NNF (Next, Next e Finish) apareceram no mercado e muitas aplicações foram construídas utilizando este conceito. Agora, o Delphi não presta? Sinceramente é uma ferramenta fantástica, porém, por algumas facilidades de “arrastar e soltar” se prostituiu bastante, e muitos “programadores dente de leite” surgiram cobrando 10 reau por aplicação.
O JSF utiliza este conceito de “arrastar e soltar”, mas mesmo sendo algo fácil, não julgo que seja algo que “qualquer um” irá conseguir programar sem um conhecimento básico de java.
Se eu fosse construir uma aplicação do zero hoje, eu apostaria no JSF, agora, utilizar o WoodStock da SUN, ou trinidad da Apache, ou outro conjunto de biblioteca de outra empresa isto eu ainda não sei.
Alguém apostaria em algum conjunto de biblioteca de alguma empresa?