JSF : realmente vai pegar?
Talvez.
cara…
IMHO, naum importa se vai pegar ou naum! Procure aprender bém mvc. Brinque um pouco com webwork, faça alguns testes unitários em actions, veja como funca o struts, olha o código fonte deles, procure ler algumas comparações entres estes frameworks mvc, e aí, ao invés de optar por se especializar em uma coisa só, vc opta por diversidade!
Acredito que sim.
eu sempre disse que JSF iria pegar quando existissem ferramentas para fazer o design das páginas, ja que a API JSF foi criada exatamente para isto …
e agora estão começando a aparecer ferramentas boas para isto 
da uma olhada no jdeveloper preview que esta disponivel para download no site da OTN,
o JCreator 2 (ta em beta testes) ta muito bom.
tem alguns plugins legais para o eclipse (os bons são comerciais, mas são muito bons
)
…
por tanto, acho que vai pegar sim 
Acho que vai mas ainda vai demorar um pouquinho!
Perdoem-me se eu estiver falando bobagem, mas pelo pouco que eu vi de JSF é mais um grande Welcome to the World of XML Programming !!!
:lol:
[quote=saoj]
Perdoem-me se eu estiver falando bobagem, mas pelo pouco que eu vi de JSF é mais um grande Welcome to the World of XML Programming !!!
:lol: [/quote]
Kkkkkkkkkkkkkkk!
Exatamente :mrgreen:
JSF já é realidade pra muita gente que mexe com portlets. Nenhum outro framework se ajusta tão bem a portlets quanto JSF (especialmente RoR cv).
É impressão minha ou o JSF foi feito para empresas grandes do JCP poderem fazer (e vender) ferramentas RAD, mas que tenham uma especificação por trás?
JSF foi criado para que o java tenha recursos para concorrer com a produtividade e facilidade de uso dos WebForms do .NET,
e sim, foi projetado pensando em se trabalhar com ele usando uma ferramenta RAD.
Arrastar e soltar sem saber o que esta acontecendo. Tenho medo disso! :mrgreen:
Arrastar e soltar sem saber o que esta acontecendo. Tenho medo disso! :mrgreen: [/quote]
pode ter medo, mas não pode negar que é produtivo 
e a maneira como o JSF foi projetado, da pra trabalhar meio a meio 
os testes que tenho feito, faço toda a lógica da app na mão como sempre, e faço o layout e o binding disto com uma ferramenta RAD para JSF 
passos,
E arrastar e soltar sabendo perfeitamente o que acontece por trás? Aí fica bala!
urubatan,
Pois é, mas tem gente que acha que RAD = codigo mal feito … não sei de onde tiraram essa idéia
Thiago Senna,
Com certeza, e é isto que eu procuro fazer. Nao tem graca nenhuma usar um framework e não ter nenhuma ideia do que ele faz por dentro. Se vc sabe mvc, vai saber usar qualquer framework mvc sem problemas, e o melhor, vc vai ter plenas condicoes de implementar a arquitetura mvc!
Acho que este conceito de código mal feito é antigo.
Com certeza, os primeiros programadores Assembly que precisaram mudar pra uma linguagem de alto nível (linguagem C por exemplo), acusaram os compiladores de gerar código de máquina mal feito.
Pode parecer um pensamento radical, mas com uma tecnologia tipo JSF poderia se criar uma geração inteira de desenvolvedores web que nem soubessem programar um servlet. E eles não se importariam se o código gerado seria sujo ou não.
Esse e um outro ponto que acho complicado e que hoje acontece em outras linguagens. Vc arrasta solta e espera que algo acontecer sem saber exatamente o que / como aquilo implementa.
Eu acredito que vai!
Creio que sim, em breve nos cinemas hauhau…
Valeu! 8)
Bom, acho que é uma tendência comum.
As novidades sempre foram vistas com olhos preconceituosos para os mais céticos, e isso vale a tudo.
Se vc tem medo, de usar uma ferramenta RAD para JSF e fazer uma datatable paginada em dois minutos… tudo bem.
Continue fazendo Servlets no braço e boa sorte…
Agora, nao concordo com “Uma geração nova de programadores JSF sem conhecer como um servlet funciona”. Vem cá…
Desde o MVC, eu diria que mais da metade não sabe fazer servlets… a não ser JSP… no final todos sabem, tudo é servlet.
Quantos aqui sabem como ponteiros funcionam? e nem por isso não sabem programar. (Se bem que a maioria que sabe, preferia não ter passado por isso hehe…)
Eu sou da seguinte opnião, nunca critique algo sem antes conhecer profundamente. Canso de ver bixo falando mal do Struts quando pergunto como o Struts funciona… o cara nem sabe o que é MVC a não ser a nomeiclatura…(mas convenhamos, realmente muitas focas morrem…)
O JSF tem seus lados positivos e negativos. Robusto, prático porém te deixa preso a arquitetura… pouca flexibilidade. Mas muito produtivo e concordo que com portlets não há arquitetura mais conveniente.
Cada caso é um caso… e cada experiência um ponto de partida.
Eu aposto na idéia, se alguem já usou em projetos sabe que é uma plataforma interessante, mas que precisa evoluir.
Mas que a verdade seja dita, JSF veio com algo já existente desde 2001 pelo .NET.
[]'s
Eu acredito muito que JSF vai ter um papel no mercado muito grande.
Ele tem uma funcionalidade muito grande e muita coisa pode ser feito com ele!
abraaaço