JSF + RichFaces problemas no a4j:commandButton<RESOLVIDO>

4 respostas
F

Ola pessoal estou enfrentando problemas para que o meu botão realize o cadastro de usuario.
da o seguinte erro:

javax.faces.el.PropertyNotFoundException: Error getting property 'cadastraUsuario' from bean of type br.rioclass.controle.CadastroControle

e mais esse:

javax.faces.el.PropertyNotFoundException: Error getting property 'cadastraUsuario' from bean of type br.rioclass.controle.CadastroControle

esse é o método no managed bean:

public String getCadastraUsuario(){ usrBean = new UsuarioBean(); usuario.setCidades(cidade); FacesMessage msg; try { if(usrBean.inserirUsuario(usuario)){ msg = new FacesMessage("Cadastro efetuado com sucesso"); FacesContext.getCurrentInstance().addMessage(null,msg); } } catch (UsuarioException ex) { msg = new FacesMessage(FacesMessage.SEVERITY_ERROR, ex.getMessage(),ex.getMessage()); FacesContext.getCurrentInstance().addMessage(null,msg); } return ""; }
e aqui é a onde eu uso ele: <a4j:commandButton type="submit" value="Cadastrar" action="#{cadastroControle.cadastraUsuario}"/> <h:commandButton value="Limpar" type="reset"/><br> <h:messages id="msg"/>

Desde já agradeço a ajuda

4 Respostas

DirceuSobrinho

se é “metodo ação”, vc não precisa declarar o metodo como getCadastraUsuario

vc pode declarar o método como:

public String cadastraUsuario(){

e chamar da forma que vc esta chamando:

<a4j:commandButton type="submit" value="Cadastrar" action="#{cadastroControle.cadastraUsuario}"/>
renan_

Quando se trata de um action você deve colocar o nome completo do método. Seu metodo se chama getCadastraUsuario, correto ?

Use assim: action="#{cadastroControle.getCadastraUsuario}"

Já vi várias pessoas que confundem esses padroes do jsf.

Atenciosamente,

Renan

F

então pessoal mudei o nome do método mas o erro ainda persiste

F

ai pessoal achei o problema, ele estava sendo causado porque eu tenho um atributo Lob em um bean , então precisava converter String para byte[] e dava todo esse erro, por causa disso o botão não funcionava e não sei por cargas d’água foi causando todos os outros problemas.
Soulução criei uma classe converter mapiei no faces-config.xml e pronto funciono!!

Mas gente valew pela ajuda abraço!

Criado 16 de janeiro de 2008
Ultima resposta 17 de jan. de 2008
Respostas 4
Participantes 3