JSF: saveState ou KeepAlive em Beans request com objetos não serializable

7 respostas
C

Olá pessoal,

Estou com um problema relacionado a beans Request/Session.

Por questões obvias não devemos encher as aplicações de beans Session, somente quando for necessário.

Quando se precisa aumentar o tempo de vida de um bean Request podemos usar o saveState (MyFaces) ou o KeepAlive (a4j). E ai que surgiu o problema que originou este tópico:

Nos meus beans há alguns objetos do Java que não são Serializable:

• uma instância da classe ResourceBundle
  • como eu uso Spring, ele cria também um Proxy da minha classe de negócios, e esse proxy tb não é serializable.
  • algumas classes de componentes JSF linkadas dentro do bean (pela propriedade binding) também não são serializable.

Logo, como vocês fazem para utilizar o KeepAlive ou saveState em beans com estes tipos de objetos?

Será que eu estou cometendo alguma gafe? hehehe :oops:

Valew pessoal!!!

Claudiney

7 Respostas

L

Ainda gostaria de entender por que algúem que desenvolve web acredita que request é sempre melhor que session mesmo quando o objeto é utilizado em várias requisições de páginas. Tenho uma impressão de request é ruim nesses casos pois há muita gambiarra pra manter o estado e há o problema da criação e destruição constante de objetos, podendo inchar o consumo de memória (ou você acha que os objetos sem referência sempre estarão efetivamente destruídos quando os novos objetos da próxima requisição forem alocados?) e fazer com que o garbage collection trabalhe muito.

Bom, mas vamos lá. Quanto a ResourceBundle, nem se preocupe com esse objeto. O JSF consegue administrar internacionalização com a tag f:loadBundle. Se você tem um managed bean que use um objeto spring (que não é singleton), não há muito jeito, tem que por no session. E evite os bindings ao máximo, se for o caso coloque num managed bean separado do managed bean responsável pelo negócio. Não há muito sentido manter um bind de um componente que não está mais na tela.

C

Olá Leonardo,

Eu concordo plenamente com você, por isso que comentei que devemos usar beans Session quando necessário. E neste caso que vc comentou o Session seria necessário.

No meu caso, estou desenvolvendo uma aplicação em Ajax e se eu não conseguir utilizar o KeepAlive todos meus Beans vão ter que ser do tipo Session. Ai eu acho que arquiteturalmente muitos estarão incorretos, já que os beans serão utilizados em algumas páginas, e após esta utilização não tem porque eles ficarem na sessão.

No caso do Spring é um objeto setado pelo org.springframework.web.jsf.DelegatingVariableResolver, e eu gostaria de saber como vocês fazem com isso? Pois eu estou recebendo um NotSerializable exception.

Valew pessoal!!!

Claudiney

humberto.lima

Já pensou em colocar os atributos q nao serão serializados como transient?

[]´s

Humberto Lima

gilbueno

NOSSA, me desculpe mas, QUE ABSURDO VCS ESTÃO FALANDO!

Sempre que possivel NÃO USE SESSÃO

problemas de usar sessão:

• problemas de escalabilidade
    :se sua aplicação crescer muito vc terá que usar clusters com estado, alem de muito caro é muito mais lento do que apenas deixar computadores atendendo requisições alternadamente;

• performance
    :vcs devem saber que uma aplicação que guarda muitas coisas na memória acaba ficando cada vez mais lenta;

entre outros.

O JSF é péssimo com RequestScoped, mas acho que existem alternativas melhores para esta situação do que usar Sessão

E

bom dia a todos.

olá amigos não tenho bagagem para argumentar o respeito do tema, pelo contrário
tenho algumas duvidas se puderam saná-las ficarei muito grato.

o calixto comentou:

sou iniciante e gostaria de saber como fazer o mesmo no adf faces.

agradeço a todos obrigado.

gilbueno

nunca usei adf faces, na verdade prefiro não usar estas bibliotecas que não fazem parte da especificação do JSF.

E

ok gilbueno no momento eu não tenho essa escolha kkkkk.

mais valeu assim mesmo continuo pesquisando se eu consegui
antes que alguém aqui possa me ajudar eu posto a solução.

uma coisa interessante:

esse componente inputFile me retorna

e esse UploadedFile é

será apenas coincidência o myfaces

Criado 5 de novembro de 2007
Ultima resposta 8 de mai. de 2011
Respostas 7
Participantes 5