JSF Segurança

4 respostas
hattorihzo

Bom dia pessoal.

Bom estou ainda fazendo alguns testes e estou terminando um exemplo para testes e fiquei com as seguintes dúvidas:

1 - Fiz as regras de navegação, e inseri uma tela de login, mas qualquer pessoa que saiba o nome da página pode digitá-la no prompt do navegador e acessar a página estando ou não autenticado, tenho como resolver isso? Verificando a cada página que eu abro se estou ou não logado.

2 - Tem como fazer para não aparecer o nome das páginas que vão sendo abertas no prompt do navegador. Por exemplo ficar sempre index.jsf ou até mesmo não aparecer nada?

3 - + ou - como a primeira dúvida, tem como proteger pastas sem ter que jogar tudo dentro do WEB-INF?

Pessoal por enquanto essas são as minhas dúvidas, provavelmente terei outras após resolver estas hehehe mas obrigado desde agora por qualquer ajuda que vier.

4 Respostas

hattorihzo

Vou dar um up pois preciso dessa forcinha.

O

bom dia !!

Tambem sou iniciante, mas já mexi um pouco com jsf, pelo que vi tem varias maneiras de fazer o que voce quer, uma delas, talves a mais facil é utilizar um filtro para checar a cada requisição se o usuário esta logado … se não estiver volta para pagina de login … tem exemplos disso aqui no forum, da uma pesquisada … :slight_smile: … dessa forma é interessante quando voce só tem um tipo de usuário… agora se voce tem niveis de privilégios distintos, fica dificil controlar tudo no filtro … ai acredito que a maneira mais facil seja deixar o próprio container controlar … da uma pesquisada sobre roles e realm … tem bastante coisa aqui no forum … dessa segunda maneira os usuários e privilégios, ficariam em um banco de dados e o container faria a validação… já implementei isso com jsf e tomcat … funfou blzinha … agora se voce esta inspirado a pesquisar … da uma procurada sobre jaas, aqui no guj tem tutorial …

qualquer problema posta ae

boa sorte !!

T

vc pode fazer isso via Managed Bean, mas não acho tão interessante. para autorização e eutenticação op certo mesmo é criar um Servlet Filter.

Jux

odairindena

Você pode postar o seu exemplo, já estou a dias tentando fazer isso mas não consigo.

Valeu

Juxtand

Criado 14 de novembro de 2007
Ultima resposta 18 de fev. de 2008
Respostas 4
Participantes 4