Bom dia pessoal!
Estou com problema em um SelectOneMenu,
creio eu, que o que eu fiz pra exibir o SelectOneMenu é um pouco de gambiarra, mas foi a unica solução em que pensei, e achei que funcionaria…
O que eu pensei foi o seguinte, como eu tenho dois List que são do mesmo tipo, se eu colocar eles em um SelectOneMenu, e na hora da validação colocar ele em um atributo do mesmo tipo, iria funcionar… Mas não foi o que aconteceu…
Erro no SelectOneMenu: wizPanel:tabPreNegociacao: Erro de validação: o valor não é válido
Veja meus códigos:
xhtml:
<p:selectOneMenu id="tabPreNegociacao" value="#{pedidoBean.tabPreNegociacao}" converter="converterTabela">
<f:selectItems value="#{pedidoBean.tabelasNegociacaoEst}" var="t" itemValue="#{t}" itemLabel="Estado: #{t.est_id.est_nome}"/>
<f:selectItems value="#{pedidoBean.tabelasNegociacaoCli}" var="t" itemValue="#{t}" itemLabel="Cliente: #{t.cli_id.cli_razao}"/>
</p:selectOneMenu><p:messages/>
atributos:
private Tabela tabPreNegociacao;
private List<Tabela> tabelasNegociacaoCli;
private List<Tabela> tabelasNegociacaoEst;
Converter:
[code]/*
- To change this template, choose Tools | Templates
- and open the template in the editor.
*/
package br.com.zanzini.converter;
import br.com.zanzini.dao.TabelaDao;
import br.com.zanzini.entity.Tabela;
import javax.faces.component.UIComponent;
import javax.faces.context.FacesContext;
import javax.faces.convert.Converter;
import javax.faces.convert.FacesConverter;
/**
*
-
@author altitdb
*/
@FacesConverter(value = “converterTabela”)
public class ConverterTabela implements Converter {
@Override
public Object getAsObject(FacesContext context, UIComponent component, String value) {
if (value != null && !value.equals("")) {
TabelaDao tabDao = new TabelaDao();
return tabDao.getTabelaById(Long.valueOf(value));
}
return null;
}
@Override
public String getAsString(FacesContext context, UIComponent component, Object value) {
if (value instanceof Tabela) {
Tabela tabela = (Tabela) value;
return String.valueOf(tabela.getTab_id());
}
return “”;
}
}[/code]
Alguém consegue enxergar o por quê de não funcionar corretamente?
Obrigado desde já!
Bom dia amigo,
Eu não sei se dessa forma funcionará, uma solução seria você popular uma lista a partir das suas duas outras listas:
O combo fica certinho, com a informação das duas listas?
[]'s
E por acaso Tabela tem o método equals sobrescrito corretamente?
1 curtida
Você não precisa colocar o nome completamente qualificado da classe tanto na classe de conversão quanto na página JSF?
@FacesConverter(value = "br.com.zanzini.converter.converterTabela")
converter="br.com.zanzini.converter.converterTabela"
[]'s
[quote=getAdicted]Bom dia amigo,
Eu não sei se dessa forma funcionará, uma solução seria você popular uma lista a partir das suas duas outras listas:
O combo fica certinho, com a informação das duas listas?
[]'s
[/quote]
Sim, as informações ficam todas corretas, e no codigo HTML os ID do objeto também estão corretos…
Não tenho nenhum .equals em nenhum lugar… Como eu colocaria isso corretamente?
[quote=getAdicted]Você não precisa colocar o nome completamente qualificado da classe tanto na classe de conversão quanto na página JSF?
@FacesConverter(value = "br.com.zanzini.converter.converterTabela")
converter="br.com.zanzini.converter.converterTabela"
[]'s[/quote]
Dessa sua forma o converter funciona da mesma forma…
Não tenho nenhum .equals em nenhum lugar… Como eu colocaria isso corretamente?[/quote]
É, isso é um erro comum.
Esse erro pega muita gente, a especificação do JSF diz que o resultado retornado pelo converter, tem que ser igual a um dos itens da lista que é disponível para o usuário selecionar.
Como ele verifica o resultado retornado com os itens da lista? com o método equals.
Se ele não encontrar nenhum objeto que retorne true em um teste equals, ele diz que o valor é inválido.
Você precisa sobrescrever o método equals (que você herda de Object), fazendo com que ele diga se um objeto é igual a outro, baseado no critério que fizer sentido na sua aplicação.
Por exemplo, eu tenho um objeto Pessoa, e pra mim 2 pessoas iguais são aquelas que tem o nome igual, então sobrescrevo o método seguindo essa lógica. [code]public class Pessoa{
private String nome;
public void setNome(String nome){
this.nome = nome;
}
public String getNome(){
return nome;
}
@Override
public boolean equals(Object obj){
if (this == obj)
return true;
if (obj == null)
return false;
if (!(obj instanceof Pessoa))
return false;
Pessoa other = (Pessoa) obj;
if (nome == null){
if (other.nome != null)
return false;
} else if (!nome.equals(other.nome))
return false;
return true;
}
}[/code]Obs: Esse método equals foi gerado automaticamente pra mim pelo Eclipse.
3 curtidas
Não tenho nenhum .equals em nenhum lugar… Como eu colocaria isso corretamente?[/quote]
É, isso é um erro comum.
Esse erro pega muita gente, a especificação do JSF diz que o resultado retornado pelo converter, tem que ser igual a um dos itens da lista que é disponível para o usuário selecionar.
Como ele verifica o resultado retornado com os itens da lista? com o método equals.
Se ele não encontrar nenhum objeto que retorne true em um teste equals, ele diz que o valor é inválido.
Você precisa sobrescrever o método equals (que você herda de Object), fazendo com que ele diga se um objeto é igual a outro, baseado no critério que fizer sentido na sua aplicação.
Por exemplo, eu tenho um objeto Pessoa, e pra mim 2 pessoas iguais são aquelas que tem o nome igual, então sobrescrevo o método seguindo essa lógica. [code]public class Pessoa{
private String nome;
public void setNome(String nome){
this.nome = nome;
}
public String getNome(){
return nome;
}
@Override
public boolean equals(Object obj){
if (this == obj)
return true;
if (obj == null)
return false;
if (!(obj instanceof Pessoa))
return false;
Pessoa other = (Pessoa) obj;
if (nome == null){
if (other.nome != null)
return false;
} else if (!nome.equals(other.nome))
return false;
return true;
}
}[/code]Obs: Esse método equals foi gerado automaticamente pra mim pelo Eclipse. [/quote]
Perfeito!
Era isso mesmo…
Esse erro não cometerei mais
hhuauha
Obrigado!
Abraço!
Parabéns Rodrigo Sasaki !
Excelente explicação e solução!
Nada como uma explicação bem embasada para resolver um problema de deixar todo mundo maluco!
O post parece ser antigo, mas preciso dar os parabéns ao Rodrigo Sasaki.
Foi claro e, pelo menos no meu caso, a dica solucionou o problema.
Abs