JSF - SelectOneMenu - Erro de validação: o valor não é válido (Primefaces)

Bom dia pessoal!

Estou com problema em um SelectOneMenu,
creio eu, que o que eu fiz pra exibir o SelectOneMenu é um pouco de gambiarra, mas foi a unica solução em que pensei, e achei que funcionaria…

O que eu pensei foi o seguinte, como eu tenho dois List que são do mesmo tipo, se eu colocar eles em um SelectOneMenu, e na hora da validação colocar ele em um atributo do mesmo tipo, iria funcionar… Mas não foi o que aconteceu…

Erro no SelectOneMenu: wizPanel:tabPreNegociacao: Erro de validação: o valor não é válido

Veja meus códigos:
xhtml:

<p:selectOneMenu id="tabPreNegociacao" value="#{pedidoBean.tabPreNegociacao}" converter="converterTabela"> <f:selectItems value="#{pedidoBean.tabelasNegociacaoEst}" var="t" itemValue="#{t}" itemLabel="Estado: #{t.est_id.est_nome}"/> <f:selectItems value="#{pedidoBean.tabelasNegociacaoCli}" var="t" itemValue="#{t}" itemLabel="Cliente: #{t.cli_id.cli_razao}"/> </p:selectOneMenu><p:messages/>

atributos:

private Tabela tabPreNegociacao; private List<Tabela> tabelasNegociacaoCli; private List<Tabela> tabelasNegociacaoEst;

Converter:

[code]/*

• To change this template, choose Tools | Templates
  • and open the template in the editor.
    */
    package br.com.zanzini.converter;

import br.com.zanzini.dao.TabelaDao;
import br.com.zanzini.entity.Tabela;
import javax.faces.component.UIComponent;
import javax.faces.context.FacesContext;
import javax.faces.convert.Converter;
import javax.faces.convert.FacesConverter;

/**
*

• @author altitdb
    */
    @FacesConverter(value = “converterTabela”)
    public class ConverterTabela implements Converter {
    @Override
    public Object getAsObject(FacesContext context, UIComponent component, String value) {
    if (value != null && !value.equals("")) {
    TabelaDao tabDao = new TabelaDao();
    return tabDao.getTabelaById(Long.valueOf(value));
    }
    return null;
    }

@Override
    public String getAsString(FacesContext context, UIComponent component, Object value) {
    if (value instanceof Tabela) {
    Tabela tabela = (Tabela) value;
    return String.valueOf(tabela.getTab_id());
    }
    return “”;
    }
    }[/code]

Alguém consegue enxergar o por quê de não funcionar corretamente?

Obrigado desde já!

Bom dia amigo,

Eu não sei se dessa forma funcionará, uma solução seria você popular uma lista a partir das suas duas outras listas:

private List&lt;Tabela&gt; tabelasNegociacaoCli; private List&lt;Tabela&gt; tabelasNegociacaoEst;
O combo fica certinho, com a informação das duas listas?

[]'s

E por acaso Tabela tem o método equals sobrescrito corretamente?

1 curtida

Você não precisa colocar o nome completamente qualificado da classe tanto na classe de conversão quanto na página JSF?

@FacesConverter(value = "br.com.zanzini.converter.converterTabela") converter="br.com.zanzini.converter.converterTabela"
[]'s

[quote=getAdicted]Bom dia amigo,

Eu não sei se dessa forma funcionará, uma solução seria você popular uma lista a partir das suas duas outras listas:

private List&lt;Tabela&gt; tabelasNegociacaoCli; private List&lt;Tabela&gt; tabelasNegociacaoEst;
O combo fica certinho, com a informação das duas listas?

[]'s

[/quote]
Sim, as informações ficam todas corretas, e no codigo HTML os ID do objeto também estão corretos…

Não tenho nenhum .equals em nenhum lugar… Como eu colocaria isso corretamente?

[quote=getAdicted]Você não precisa colocar o nome completamente qualificado da classe tanto na classe de conversão quanto na página JSF?

@FacesConverter(value = "br.com.zanzini.converter.converterTabela") converter="br.com.zanzini.converter.converterTabela"
[]'s[/quote]
Dessa sua forma o converter funciona da mesma forma…

Não tenho nenhum .equals em nenhum lugar… Como eu colocaria isso corretamente?[/quote]
É, isso é um erro comum.

Esse erro pega muita gente, a especificação do JSF diz que o resultado retornado pelo converter, tem que ser igual a um dos itens da lista que é disponível para o usuário selecionar.

Como ele verifica o resultado retornado com os itens da lista? com o método equals.

Se ele não encontrar nenhum objeto que retorne true em um teste equals, ele diz que o valor é inválido.

Você precisa sobrescrever o método equals (que você herda de Object), fazendo com que ele diga se um objeto é igual a outro, baseado no critério que fizer sentido na sua aplicação.

Por exemplo, eu tenho um objeto Pessoa, e pra mim 2 pessoas iguais são aquelas que tem o nome igual, então sobrescrevo o método seguindo essa lógica. [code]public class Pessoa{

private String nome;

public void setNome(String nome){
    this.nome = nome;
}

public String getNome(){
    return nome;
}

@Override
public boolean equals(Object obj){
	if (this == obj)
		return true;
	if (obj == null)
		return false;
	if (!(obj instanceof Pessoa))
		return false;
	Pessoa other = (Pessoa) obj;
	if (nome == null){
		if (other.nome != null)
			return false;
	} else if (!nome.equals(other.nome))
		return false;
	return true;
}

}[/code]Obs: Esse método equals foi gerado automaticamente pra mim pelo Eclipse.

3 curtidas

Não tenho nenhum .equals em nenhum lugar… Como eu colocaria isso corretamente?[/quote]
É, isso é um erro comum.

Esse erro pega muita gente, a especificação do JSF diz que o resultado retornado pelo converter, tem que ser igual a um dos itens da lista que é disponível para o usuário selecionar.

Como ele verifica o resultado retornado com os itens da lista? com o método equals.

Se ele não encontrar nenhum objeto que retorne true em um teste equals, ele diz que o valor é inválido.

Você precisa sobrescrever o método equals (que você herda de Object), fazendo com que ele diga se um objeto é igual a outro, baseado no critério que fizer sentido na sua aplicação.

Por exemplo, eu tenho um objeto Pessoa, e pra mim 2 pessoas iguais são aquelas que tem o nome igual, então sobrescrevo o método seguindo essa lógica. [code]public class Pessoa{

private String nome;

public void setNome(String nome){
    this.nome = nome;
}

public String getNome(){
    return nome;
}

@Override
public boolean equals(Object obj){
	if (this == obj)
		return true;
	if (obj == null)
		return false;
	if (!(obj instanceof Pessoa))
		return false;
	Pessoa other = (Pessoa) obj;
	if (nome == null){
		if (other.nome != null)
			return false;
	} else if (!nome.equals(other.nome))
		return false;
	return true;
}

}[/code]Obs: Esse método equals foi gerado automaticamente pra mim pelo Eclipse. [/quote]

Perfeito!
Era isso mesmo…
Esse erro não cometerei mais :stuck_out_tongue_winking_eye: hhuauha

Obrigado!
Abraço!

Parabéns Rodrigo Sasaki !
Excelente explicação e solução!

Nada como uma explicação bem embasada para resolver um problema de deixar todo mundo maluco!

O post parece ser antigo, mas preciso dar os parabéns ao Rodrigo Sasaki.
Foi claro e, pelo menos no meu caso, a dica solucionou o problema.

Abs