JSF - selectOneRadio

Olá pessoALL.

Tenho um formulário com 2 campos chamados Nome e Status (Ativo e Inativo) respectivamente representados pelos componentes: h:inputText e h:selectOneRadio (este com o atributo disabled=“true”).

[code]<h:inputText id=“idDescricaoInput” value="#{meuManagedBean.produto.nome}" label=“Nome” required=“true” requiredMessage=“Campo Nome obrigatório”/>

<h:selectOneRadio styleClass=“RadioForm” disabled=“true” value="#{meuManagedBean.produto.status}" >
<f:selectItems value="#{meuManagedBean.statusEnumList}" />
</h:selectOneRadio>[/code]

Então, quando a página é aberta o radio do campo Status aparece marcado como Ativo e desabilitado para não ter iteração com o usuário.

Não preencho nada no campo Nome (que é obrigatório) e clico no botão inserir. O JSF após a validação retorna para a mesma página apresentado a mensagem “Campo Nome obrigatório”, porém o radio Status não vem marcado com Ativo e permance desabilitado.

Lendo a documentação do componente h:selectOneRadio mais especificamente no atributo disabled percebi que o valor do Status não vai no submit. Acho que seja por isso que o retorno da validação não marca o radio com Ativo nem como Inativo.

disabled ===> “Flag indicating that this element must never receive focus or be included in a subsequent submit. A value of false causes no attribute to be rendered, while a value of true causes the attribute to be rendered as disabled=“disabled””.

Como posso voltar com o radio marcado após retorno da validação do JSF?