JSF - Template de cadastro + problemas

Buenas pessoal, saudações corinthianas! :twisted:

Muitos ja ouviram falar e/ou implementaram templates de cadastro e consulta com JSF.
Pois bem, uso o jsf+rich:faces+jUqery,
utilizo de modais na aplicação, tenho a tela principal e depois vou abrindo as telas nos modais.

Tenho meu template de cadastro:

cadastro.xhtml

dentro dele faço uma referencia em um botao salvar (bem simples so pra exemplificar):

action="#{managedCadastro.salvar}"

digamos que eu tenha um cadastro do tipo carro.xhtml, e dentro deste o seguinte código:

<ui:composition template="cadastro.xhtml"> <ui:param name="managedCadastro" value="#{managedCarro}" />

Muiito bem, entao quando eu abro a pagina carro.xhtml em um MODAL, que eu chamo de MODAL_CADASTRO.
o valor do managedCadastro é substituido pelo managedCarro.
:lol: WOooooooWWW que lindo…
perfeito… quando eu abrir a pagina de cadastro de bicicleta, vai substituir o managedCadastro pelo managedBicicleta

Muito bom… Tudo muito bom, tudo muito bem,
mas, porem, contudo, entretando, todavia,
VAMOS COMPLICAR MAIS…

dentro do cadastro de carro eu tenho um lindo comboBox de marcas do carro.
e ao lado do infeliz do comboBox eu quero colocar um link, para dar acesso ao cadastro de marcas.
Ok, coloco tudo certinho, faço abrir a pagina marcas.xhtml em um outro modal auxlilar, o SUB_MODAL_CADASTRO.

Como ja devem ter previsto, marcas.xhtml também utiliza o mesmo template de cadastro, e quando eu abro o cadastro de marcas,
o valor do “managedCadastro” estara com o managedMarcas.

Muuuuito bem, agooora finalmente chegamos à problemática! …
Ao fechar este SUB_MODAL, e voltar para a pagina de cadastro de carro, que a principio estava com o managedCadastro = managedCarro,
ele nao esta com o managedCarro, ele esta com o managedMarcas.

Eu preciso recarregar a pagina, na força, para que ele recarregue o valor. Mas ai fica feio, pois o cadastro de carro é fechado e aberto novamente, fica meio estranho.
Ja aviso que um reRender não funcionou …
Alguem ja passou por este problema ??? Alguem tem ideia de solução ?