Estou com a seguinte dúvida utilizo JSF+Hibernate+Eclipse ao navegar pelas páginas a url se torna inconsistente, por exemplo:
Se estou na tela “listarUsuario” é mostrada a seguinte URL “http://localhost:8080/jsfcursofinal/pages/listarUsuarios.jsf” até ai tudo bem.
Na mesma tela menciona acima tem o botao NOVO que direciona para tela “cadastroUsuario”. Quando clico no botão “NOVO” ele navega para a tela “cadastroUsuario” o grande problema está na url exibida: “http://localhost:8080/jsfcursofinal/pages/listarUsuarios.jsf” repare que no final da url é mostrado “listarUsuarios.jsf” ao invés de “cadastroUsuario”. Não consegui entender por quê está havendo esse tipo de inconsistencia na URL
Isso está certo? onde posso configurar para corrigir essa situação?
Fora isso a aplicação está funcionando perfeitamente cadastrando e consultando, só está dando problema na inconsistencia da URL como mencionado acima
[b]
NO JSF 2.0 AINDA OCORRE ISSO??? OU JÁ RESOLVERAM, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE AS SOLUÇÕES QUE EU CONHEÇO SÃO:
UTILIZAR JBOSS PARA SOLUCIONAR
OU
UTILIZAR O PADRÃO REDIRECT AFTER POST
TEM UMA SOLUÇÃO MELHOR??
[/b]
Alguma dica?
Por isso tem tem um pessoal querendo integrar o Struts ao JSF para solucionar esse problemas e integrar aos beneficios do JSF.
<%@pagelanguage="java"contentType="text/html; charset=ISO-8859-1"pageEncoding="ISO-8859-1"%><!DOCTYPEhtmlPUBLIC"-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN""http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd"><html><head><metahttp-equiv="Content-Type"content="text/html; charset=ISO-8859-1"><title>Inserttitlehere</title></head><body><METAHTTP-EQUIV=REFRESHCONTENT="0;URL=/jsfcursofinal/pages/listarUsuarios.jsf"></body></html>
Aguardo contribuições.
vlw
hvivox
Verifiquei em outras aplicações q baixei mas… a situação é a mesma por isso pergunto. Essa situação de inconsistencia na url é normal do JSF? isso é um bug? é um problema de configuração?
Sempre programei para DesKtop por isso estou com essa duvida.
vlw.
hvivox
Ninguém utiliza JSF? só preciso saber se essa situação é comum ou não! alguma ajuda?
rponte
Olá hvivox,
Sim, esta é uma situação comum com JSF. O framework trabalha apenas com o método Http POST, e sempre submete o formulário para a página de origem, por isso a url na barra de endereço parece estar sempre “desatualizada” com a página sendo exibida.
Você pode resolver essa “inconsistência” na url com o uso da tag redirect na regra de navegação, mas isso pode trazer alguns efeitos colaterais. E seria interessante entender estes efeitos. Este post tem uma explicação sucinta sobre o problema.
Abraços e boa sorte.
hvivox
Mto obrigado Rafael Ponte,
Vou dar uma olhada no post mencionado
A proposito comprei a revista mundo java nº 38 por conta do artigo escrito por vc e seu colega “10 maus hábitos do desenvolvedor JSF” e não tinha reparado que vc comenta sobre o problema no 8º hábito. Coincidencia não acha! mesmo assim mto obrigado pela força!
hvivox
*O fato da url está desatualizada “inconsistente” traz problemas para aplicação ou para o desenvolvimento (levando em consideração q não haverá auteração nos registros do banco de dados)? exemplo: em algum momento redirecionar para uma página errada?
*Por o JSF puro não possui uma solução para o problema? Não é errado buscar a solução em outra tecnologia como o JBoss, tornando o JSF dependente do JBoss?
*Frameworks trazem soluções para problemas rotineiros assim como o JSF, levando em consideração que esse problema acontece normalmente por que não implementar algo padrão da propria ferramenta, em vez se buscar soluções a parte em outras tecnologias ou demorar um pouco mais de tempo implementando um solução?
*Alguém fornecer informações sobre tokens como e onde implementar e desenvolver?
Posso estar extremante errado em meus questionamentos mais gostaria que os mesmos fossem exclarecidos, de forma passiva e compreensiva.
vlw.
hvivox
Já Existe uma solução consistente e segura pra essa situção???
Este problema acontecia no JSF 1.2 e no 2.0 acontece??