OI pessoal tudo bom!?
Bom eu sou ainda mto novo em java, e muito cru em JSF, eu ando estudando, brincando um pouco com algumas coisas, fiz dois cursos na globalcode, o que me deu um pouco a direção para eu me achar mais facil, mas tem umas coisas que para mim sao bastante dificeis ainda.
Estou querendo fazer uma coisa teoricamente simples…
Eu ja tenho um JSP do JSF com um campo de login e um de senha, ae atravez de um um botão eu acesso um managed bean, que acessa o bando e verifica se o usuario esta correto ow não. Ate ae tudo otimo. Mas tenho um pqeueno imprevisto… como eu posso fazer para gerar uma mensagem caso o usuario digite o usuario e senha dele errados… Eu ja verifico isso no banco, caso seja errado volto para a mesma pagina, caso esteja certo eu vou para a pagina restrita… Mas queria saber como colocar uma mensagem na pagina de login onde ele digitou o usuario e a senha dizendo que o usuario esta errado ou nao existe coisa assim…
Eu ja consegui personalizar as mensagens de erros dos validadores, tipo quando um campo é required eu criei um resource bondle para as mensagens com internacionalização ate… Mas nao consigo retornar uma mensagem dizendo que o login e ou senha estao errados… 
se alguem puder me ajudar, ate logo!!