JSF - Validação no campo [resolvido]

Galera,
to usando a validação padrão do jsf…

<p:outputLabel for="desc" value="#{msg['entity.descricao']}"/> <p:inputText id="desc" required="true" value="#{grupoController.entity.descricao}" > <f:validateLength minimum="3" maximum="255"/> </p:inputText>

tudo lindo quando o cara da enter.
Mas eu quero fazer isto quando o campo perde o foco…

Vi uns posts aqui falando rpa colocar immediate como true…
mas nao funciona…

vi galera fazendo por ajax, mas que chama um método no bean pra fazer isto… tb não serve esta solução…

podem ajudar?
vlw

O immediate não vai servir, ele serve justamente pra você pular a fase de validação, você pode tentar enviar uma requisição ajax pra nenhum método, fica assim:<p:outputLabel for="desc" value="#{msg['entity.descricao']}"/> <p:inputText id="desc" required="true" value="#{grupoController.entity.descricao}" > <f:validateLength minimum="3" maximum="255"/> <f:ajax event="blur" execute="@this" render="@this" /> </p:inputText>Se o blur não funcionar, tente com change. O blur as vezes tem uns comportamentos estranhos, acho que varia de browser pra browser.

[quote=Rodrigo Sasaki]O immediate não vai servir, ele serve justamente pra você pular a fase de validação, você pode tentar enviar uma requisição ajax pra nenhum método, fica assim:<p:outputLabel for="desc" value="#{msg['entity.descricao']}"/> <p:inputText id="desc" required="true" value="#{grupoController.entity.descricao}" > <f:validateLength minimum="3" maximum="255"/> <f:ajax event="blur" execute="@this" render="@this" /> </p:inputText>Se o blur não funcionar, tente com change. O blur as vezes tem uns comportamentos estranhos, acho que varia de browser pra browser.[/quote]

cara vlw pela resposta.

Funcionou em partes… Ele apareceu a msg (growl)…
Mas o campo não ficou vermelho…

sabe se isto é possível ou tô querendo muito?

Ué, e aonde você diz no seu código que é pra ficar vermelho? Esse não é um comportamento padrão do JSF.

[quote=Rodrigo Sasaki][quote=d34d_d3v1l]
cara vlw pela resposta.

Funcionou em partes… Ele apareceu a msg (growl)…
Mas o campo não ficou vermelho…

sabe se isto é possível ou tô querendo muito?
[/quote]
Ué, e aonde você diz no seu código que é pra ficar vermelho? Esse não é um comportamento padrão do JSF.[/quote]

Não digo… ele apenas fica.
Deve ser por causa do primefaces né…

Quando a validação falha, todos os campos com erro
ficam vermelhos… destaca bastante!

[quote=d34d_d3v1l]
Não digo… ele apenas fica.
Deve ser por causa do primefaces né…

Quando a validação falha, todos os campos com erro
ficam vermelhos… destaca bastante![/quote]
Ah entendi, vi aqui no showcase.

Bom, no exemplo ele dá o update no panel, e não no input, tente fazer isso.

Opa…

Que estranho…
Os campos do tipo calendar, ficam vermelhos!

Bom… deixa assim por enquanto! valeu cara