JSF - ViewExpiredException

Pessoal,

Tenho procurado em todo lugar na net, mas não acho a resposta pro meu problema!

Tenho uma aplicaçao que usa Spring + Hibernate + JPA + JSF + Richfaces + Facelets. Ela funciona muito bem, até o ponto que a sessão do usuário cai.
Quando ele tenta recarregar a página, é lançada uma ViewExpiredException. Muitas referencias na net apontam como uma solução colocar o STATE_SAVING_METHOD como client. Eu já tentei isso, mas por estar usando Spring pra fazer a Injeção de Dependência nos meus Beans, o JSF tenta serializar minhas classes, sendo que várias classes do Spring estão aí no meio e não são serializaveis…

Fazer a volta na serialização não é uma solução plausivel, afinal, acaba com o propósito do Spring na aplicação. O que faço atualmente é mostrar uma página de erro… Mas ainda quero acabar com esse problema, pois outros motivos se acumulam a esse. Como não sou um eximio conhecedor, peço ajuda aos senhores!

Quem pode ajudar?

Obrigado!

Cara, vc já tentou mapear a ViewExpiredException no seu web.xml? Isso funcionou comigo.
O JSF2 oferece um mecanismo mais elaborado para lidar com exeções o ExceptionHandler,
que é muito mais flexivel, se esse for o caso.

Quando vc diz mapear no web.xml, como error-page? É o que faco atualmente…
Tenho alguns casos que não posso simplesmente mandar pra pagina de erro, pois faço cacheamento de algumas paginas no servidor… O que acaba com o esquema. Queria uma alternativa para isso!

ele tenta serializar por causa do tipo do contexto que se action está (session), se fosse request não teria esse problema. se vc está fazendo injeção de dependencia pode ser que apenas os objetos do domain realmente precisem sertipo session, então os da action seriam request e o jsf não precisaria guardar na sessão os objetos referenciados do spring.