Jsf vs gwt

4 respostas
A

Pessoal, boa tarde,

Gostaria de iniciar uma discussão referente as vantages e desvantagens das tecnologias WEB GWT(Google Web Toolkit) e JSF(Java Server Faces). Gostaria que fossem postadas comparações entre estas duas tecnologias, uma vez que estou em dúvida na utilização das mesmas.

Pessoas com que conversei, criticam muito o JSF devido ao seu estado Statefull(tudo em sessão) e a poucoa felxibilidade dos componentes. Falam também da limitação de AJAX em seus componentes bem como do tratamento de ecentos destes componenetes.

O GWT eu conheço pouco, por isso gostaria da opinião de vocês a respeito desta tecnologia e, se possível, um comprativo com JSF para que eu possa escolher uma tecnologia.

Obrigado.

4 Respostas

Felagund

nunca mexi muito com JSF, mas tem bastantes projetos por ai usando ele.
O GWT é uma boa ferramente para criar um aplicativo, não um site, ele usa é abusa de AJAX o que pode tornar seu aplicativo pesado.
O legal do GWT é que vc programa em puro java, sem medo de ser feliz :), e ele gera o html que vc pode aproveitar em qualquer outra linguagen de programação.
Ele é meio xatinho para desenvolver layouts uma vez que vc tem que ficar usando por exemplo Grids para criar telas com os compoenentes em ordem, mas é bem bacana.

[]'s

rdgms

aacsoares:
Pessoal, boa tarde,

Gostaria de iniciar uma discussão referente as vantages e desvantagens das tecnologias WEB GWT(Google Web Toolkit) e JSF(Java Server Faces). Gostaria que fossem postadas comparações entre estas duas tecnologias, uma vez que estou em dúvida na utilização das mesmas.

Pessoas com que conversei, criticam muito o JSF devido ao seu estado Statefull(tudo em sessão) e a poucoa felxibilidade dos componentes. Falam também da limitação de AJAX em seus componentes bem como do tratamento de ecentos destes componenetes.

O GWT eu conheço pouco, por isso gostaria da opinião de vocês a respeito desta tecnologia e, se possível, um comprativo com JSF para que eu possa escolher uma tecnologia.

Obrigado.

Aew!!!

limitação de componetes ajax em jsf?
não entendi … nos temos o richfaces/ajax4jsf , icefaces … alem disso tem o EXT JS e por ai vai…

Esses dias eu vi o G4jsf estou louco para testar… me parece ser otimo…
https://ajax4jsf.dev.java.net/nonav/ajax/gwt/gwt-cdk.html

G

bom … do gwt eu nunca usei mas o jsf eu uso diariamente :smiley:

a respeito do jsf e ajax … da uma olhada no richfaces … e tb vc pode usar bibliotecas addicionais(se ainda n estiver satisfeito com essa excelente biblioteca de ajax, o richfaces) como o extjs, e outros …

http://livedemo.exadel.com/richfaces-demo/richfaces/modalPanel.jsf?tab=info&cid=965950

erdanielli

Ambos são excelentes frameworks, a escolha depende do seu gosto/necessidade em relação à alguns tópicos:

1. Você gosta de criar interfaces codificando HTML, custom tags, javascript ou ao estilo Swing/AWT ?
    HTML, tags: JSF
    Swing/AWT: GWT

2. Você admira a qualidade do Gmail?
    SIM: GWT
    NÃO: JSF

3. Você prefere manter a sessão do usuário no servidor (statefull) ou no cliente (stateless - RIA) ?
    SERVIDOR: JSF
    CLIENTE: GWT

4. Você gosta de ficar dando redeploy no tomcat toda vez que muda qualquer coisa?
    SIM: JSF
    NÃO:GWT

Vou parar por aqui. A escolha é sua!

Criado 25 de fevereiro de 2009
Ultima resposta 25 de fev. de 2009
Respostas 4
Participantes 5