JSF vs. JSF

13 respostas
rogelgarcia

Java Server Faces, já está aí a alguns anos e ainda hoje existe dúvidas em relação a sua adoção no desenvolvimento de aplicações web. Pelo que me parece, utilizar JSF sozinho, é praticamente fora de questão, só é viável utilizar JSF junto com o JBoss Seam, caso contrario a burocracia e dificuldade no desenvolvimento aumentam muito.
Acho que há uma certa “onda” em relação ao JSF desde sua primeira versão. Desenvolvo em JEE há mais de seis anos, e quando surgiram os primeiros questionamentos sobre o JSF versão 1, o que eu escutava da comunidade a favor do JSF era:

E quando surgiu a versão 1.2

E hoje, JSF utilizado sozinho, é um assunto fora de questão. Trechos do livro Seam in Action (pag XXV)

Mesmo que tenha um certo favorecimento pelo fato de o livro se tratar do Seam, isso é uma verdade.

Quem já desenvolveu com JSF, mesmo no JBoss Seam, já deve ter sentido uma grande dificuldade de desenvolvimento, isso porque você tem que aprender uma série de novos paradigmas que não são inerentes ao desenvolvimento web e sim ao próprio JSF.
Para quem está começando a desenvolver com essas tecnologias é realmente bastante difícil.

Algúem já se deparou com o atributo bypassUpdates por exemplo? Esse atributo, modifica o fluxo padrão do JSF para pular algumas fases e ser possível implementar algumas funcionalidades.
Isso é um dos exemplos onde você tem que contornar o framework para realizar alguma tarefa.

Já li livros que dizem: “se você tem que contornar um framework, ele não é bom e genérico o suficiente”. Eu concordo com essa afirmação.

O JSF criou uma série de problemas que num desenvolvimento request-response-request padrão (como actions do struts) não existiam. E agora, todas as novidades tanto do JBoss Seam, quanto do JSF são para resolver esses problemas criados pelo JSF.

Gostaria de saber a opinião de vocês.
Existe “modismo” na utilização do JSF?
E, se o JSF não é tão bom, e se a principal vantagem do JBoss Seam é facilitar o uso do JSF, o JBoss Seam não seria desnecessário?
Uma solução mais simples e madura como Spring não poderia ser utilizada?

13 Respostas

Hal_Jordan

Ninguém usa JSF sozinho, como ninguém usa Spring sozinho, como ninguém usa Struts sozinho. E utilizar a premissa que se deva utilizar o JBoss Seam para afirmar que o JSF é ruim, na se sustenta, até por que muitos sistemas são desenvolvidos em JSF sem a utilização do Seam. O erro é acreditar que o JSF, ou qualquer outro framework, deva resolver todos os seus problemas e o mundo de desenvolvimento deva ser um paraíso sem dificuldades. As aplicações estão cada vez mais complexas e mais difíceis de desenvolver, e o natural é que uma solução proposta a anos atras, com um conjunto de problemas daquela época, possa falhar ou acertar em diversos níveis aos problemas atuais. E é diante desses novos desafios que surgem novos frameworks e novas tecnologias, foi assim q surgiu o Spring, o Seam e o próprio JSF, ser contra isso é ser contra a própria evolução da área de tecnologia. Quando existir uma solução perfeita nos todos estaremos desempregados.

Não venho afirmar que JSF é perfeição em termos de framework web, ele possui problemas, desde de concepção, como de evolução, mas esse problemas TODOS possuem.
Talvez a questão do JSF foi seu relativo pioneirismo, pois enfrenta os problemas quem ninguém conhece e deve lidar com as consequências disso. Enfim, afirmar que um framework é somente bom por sua generalidade, é uma analise superficial e desnecessária. São tantas coisas que se deve pensar para se afirmar a competência de um framework, que vai muito alem do aspecto técnico, como sua aceitação do mercado, numero de profissionais que o conhecem, apoio da comunidade, apoio de grandes players, numero de ferramentas, qualidade do suporte disponível se é q existe, dentre diversos outros.

Então, respondendo sua pergunta, não existe modismo na utilização do JSF, ele é um ótimo framework em diversos aspectos, atende bem o que se propôs resolver, possui problemas (principalmente a validação, mas isso é uma visao minha) mas não significa que deva ser descartado ou que quem o utiliza são seguidores da moda incapazes de escolher um framework. A utilização do Seam é um ganho, principalmente no aspecto de transacional, e nao significa que o JSF seja ruim, já que nenhum outro framework web tinha algo parecido, nem o Spring MVC… Ah, e Spring nunca foi uma solução simples e madura…

Att.

tnaires

Olá.

Comecei a desenvolver em JSF profissionalmente não faz muito tempo, um ano e meio no máximo - antes utilizava Servlets e JSP. Concordo com você que a curva de aprendizado do framework é bem grande, e há conceitos como o ciclo de vida da página JSF que são exclusivos do framework, e não têm muito a ver com o paradigma de desenvolvimento web.

E concordo também que utilizá-lo sozinho não é muito bom. Nunca usei o JBoss Seam, mas eu não inicio mais projetos JSF sem utilizar Facelets e componentes com suporte a Ajax, como o Richfaces que acho excelente. Até aqueles que cuidam da especificação do framework reconheceram isso e incluíram Facelets e suporte nativo a Ajax muito semelhante ao fornecido pelo Ajax4JSF, contido no Richfaces.

Entretanto, depois que transpus esses obstáculos, passei a gostar de usá-lo. Porém preciso utilizar outros frameworks orientados a componentes para fazer uma comparação de facilidade de uso e de produtividade. Agora nessa questão da moda, JSF é igual bebida e cigarro: você não começa a usar sem ser pelos outros.

rogelgarcia

Bastante interessante os pontos de vista.

Gostaria apenas de acrescentar algumas questões em relação ao dito pelo Hal Jordan:

Concordo que o framework tenha escopos, e não resolva todos os problemas. E por isso não utilizamos um framework sozinho. O meu questionamento sobre o JSF é que ele traz novos problemas que antes não existiam. Ou seja, alguns problemas que o JSF tem que resolver, foram causados por ele mesmo.

O que eu acho que aconteceu nos últimos anos em relação ao desenvolvimento de aplicações web, foi a maior utilização de AJAX e aplicações distribuidas principalmente. Mas isso não muda o problema original. Eu penso que se você tem uma solução genérica, ela se sustenta melhor ao longo dos anos. O caso do Spring por exemplo, eu considero que é um framework que tem uma proposta genérica, visto que desde a versão 1, ele é o mesmo framework, e ainda resolve os problemas propostos. O JSF eu acho que é diferente, mesmo quando ele foi criado, ele tinha problemas, um exemplo é que no inicio nem o botão Atualizar ou Voltar do navegador podiam ser utilizados. Eu vejo isso como uma tentativa de um novo paradigma que não era compatível com o ambiente em que ele deveria ser utilizado. Sim sim, esses problemas foram resolvidos, foi só um exemplo, mas parece que sempre tem um problema que o JSF tem que resolver, e não é porque ele é antigo, eu considero que seja porque o paradigma seja diferente de uma aplicação web.

Eu considero por exemplo o Tapestry nesse caso. O Tapestry era uma framework orientado a componentes assim como o JSF, só que mais maduro e com menos problemas.

Sobre o Spring MVC, considero que ele seja fraco também, mas o funcionamento dele é diferente do JSF. Apesar de que eu ache que o estilo de programação request-response é mais simples do que uma orientação a componentes.

Mas voltemos a discussão original, o JSF, resolve realmente o problema proposto? Ou cria novos problemas e tenta resolve-los?
Ele traz mais problemas, ou mais soluções?

rogelgarcia

Uma outra coisa que gostaria de perguntar…

No inicio, não tinhamos um framework orientado a componentes, e tinhamos o controle do que acontecia com a requisição. Se utilizarmos um framework como JSF, esse controle fica com o JSF. Vejo que grande parte dos problemas que acontecem com o JSF, são devidos a não sabermos o que realmente acontece por baixo dos panos.

Uma pergunta, é necessário que a parte View de uma aplicação seja orientada a componentes? Será que isso não aumenta a complexidade e com isso o tempo de desenvolvimento?

Se o mesmo investimento que foi feito no JSF, tivesse sido feito em uma solução para agilizar o desenvolvimento request-response (baseado em controllers), não teriamos menos problemas, e uma solução mais estável do que temos hoje com JSF?

Alessandro_Lazarotti

rogelgarcia:
Uma outra coisa que gostaria de perguntar…

No inicio, não tinhamos um framework orientado a componentes, e tinhamos o controle do que acontecia com a requisição. Se utilizarmos um framework como JSF, esse controle fica com o JSF. Vejo que grande parte dos problemas que acontecem com o JSF, são devidos a não sabermos o que realmente acontece por baixo dos panos.

O que não sabemos acontecer por debaixo dos panos? Alguma coisa você gostaria de alterar ou ter o comportamento diferente e o JSF não lhe permite? Explique esta colocação com algum exemplo se possível.

Pelo contrário, sinto-me bem mais confortável com component based do que action based. A programação para GUIs utilizam essa abordagem a anos, não vejo mal algum nisso.

Mais uma vez, não sei a qual problema de estabilidade quanto ao JSF (como framework) você se refere. Exemplos?

rogelgarcia

Olá Alessandro… beleza?

Sobre o por baixo dos panos, é que o controle fica sendo do JSF, então temos que aprender sobre ciclo de vida e funcionamento do JSF, o que não é fácil, e sempre tem algum detalhe que não sabemos. Fazer debug para saber o que acontece também é algo inviável no caso de JSF.
Você tem que conhecer como funciona o JSF por exemplo, para adicionar um campo dinamicamente na página. Não é possível por exemplo, usar um javascript para fazer:

div.innerHTML = '<input type="text" name="campo-dinamico"/>';

Component based é utilizado em GUIs mas a programação é local. Então, não é a mesma coisa trabalhar com component based em GUIs e web.

Sobre a terceira colocação, ‘estável’ foi uma palavra infeliz minha. Eu quis dizer uma solução que traz menos problemas, e menos dificuldade para o desenvolvimento. Em action based por exemplo, você tem o poder para fazer o que quiser do jeito que quiser.

Tem um pessoa com dúvidas como fazer um combo-box nesse outro post http://www.guj.com.br/posts/list/138341.java, veja que tem uma série de detalhes para fazer funcionar. Implementar um Converter, e depois utilizar na tag <f:converter… Esse tipo de problema, foi criado pelo próprio JSF, pela sua natureza componentizada, clico de vida, etc. Isso é uma dúvida das mais comuns de JSF, veja como dá trabalho fazer algo trivial como um combobox. É esse tipo de questionamento que eu levanto…

D

Se comparasse Spring MVC com Rails, eu concordaria. Mas Spring MVC não é fraco, muito menos perto do coitado do JSF, pelo contrário. Possui muitos conceitos de desacoplamento que faz inveja em muitos frameworks. O mais interessante é que não o vemos aqui no Brasil, porém ele é bem conhecido fora daqui.
Agora, vejo o JSF sempre com 1 passo atrás dos demais. Se pegarmos um Wicket da vida, ai sim, comparar com JSF dá uma dó, e são ambos componentes.

rogelgarcia

Olá djemacao… eu utilizo o Spring MVC… e considerei ele fraco não no sentido arquitetural…

Mas na camada de visão, JSPs e tal… que tem poucas tags… acaba que não acelera muito o desenvolvimento… nesse ponto.
Falta uma certa produtividade… mas acho que o JSF não tem tanta produtividade assim também não… mesmo por causa dos problemas que acontecem e você trava no desenvolvimento de coisas relativamente simples.

A comparação entre JSF e Spring MVC, eu não considero muito válida pois são arquiteturas diferentes. Não dá pra saber qual está mais a frente. Mas minha opinião pessoal, é que prefiro o Spring MVC ao JSF.

Já vi relatos que o Wicket é melhor também… mas não conheço…

Valew

B

Trabalhava com spring e agora comecei a trabalhar num projeto utilizando o Seam. O que percebo é que no Spring é muito mais simples fazer as mesmas coisas que faço utilizando JSF… Um ponto positivo do JSF é o resultado final das views utilizando RichFaces, já existem muitos compónentes prontos e as interfaces ficam realmente boas, porém ainda exige muita codificação desnecessária

L

O JSF é uma merda, desculpe o palavreado, mas é isso o que ele é. Mas antes, adianto duas coisas:

1. Não sou troll, porque quando solto uma declaração como essa, nunca volto ao tópico pra treplicar.
  2. Conheço bem JSF, e até respondo a dúvida de alguns aqui no GUJ, coisa que muito fã de Faces não faz.

Bem, pra entender o porque do JSF não prestar, você precisa conhecer a lei da abstração vazada, criada por Joel Spolsky (antes de virar o idiota que é hoje):

Essa frase é uma luva de pelica pra qualquer desenvolvedor metido que fica matutando a solução “elegante”. E se aplica como uma luva no caso do JSF, que pretende criar uma visão de componentes (leia-se: arrasta-e-solta) pra um protocolo que lida com envio e recebimento remoto de documentos. Usando esse framework, sempre haverá o problema de quando precisar criar janelas ou algum tipo de ajax (como o label que vira input), ou qualquer coisa não-trivial.

Aí, é claro, alguém lembra que precisa usar, além do JSF, um outro plugin que resolva situação X. Bom, você só está adiando o vazamento de abstração pra um outro momento. Chegará logo aquele dia em que você precisa fazer algo específico, e o framework não fará direito, nem com a ajuda de nenhum outro plugin.

Bons frameworks MVC não tentam ser abstrações não-triviais em cima do protocolo HTTP, o Rails é um exemplo clássico disso, onde você entende como são geradas as URLs e como serão as páginas html resultantes. Frameworks bons são o Spring MVC (quem acha ruim, só o conhece numa versão antiga), e o VRaptor do pessoal da Caelum. E quem prefere (não sei porquê) os frameworks orientados a componente, uma excelente pedida é o Wicket, que não esconde noções como form e evento de submit.

rogelgarcia

Concordo, no JSF sempre tem uma nova tag ou uma anotação (agora com o Seam) para tratar determinado caso especifico. Por isso o pessoal fala que tem mil opções, cada uma na verdade é para tratar um caso diferente.

Por isso sempre teve o tal: espere até a versão 1.2, espere até a versão 2… e assim vai…

tnaires

Leonardo3001, achei bastante interessante seu post, e também o artigo que você passou. Já conhecia sua opinião sobre o JSF a partir de outros posts seus, mas foi a primeira vez que vi o porquê.

Gostaria de perguntar duas coisas a você:

1. Pode dar alguns exemplos de vazamento da abstração no JSF? Os serviços disponibilizados pela classe ExternalContext seria um deles?
  2. Por que você não prefere frameworks component-based, de um modo geral?
Alessandro_Lazarotti

Leonardo3001:
O JSF é uma merda, desculpe o palavreado, mas é isso o que ele é. Mas antes, adianto duas coisas:

1. Não sou troll, porque quando solto uma declaração como essa, nunca volto ao tópico pra treplicar.
  2. Conheço bem JSF, e até respondo a dúvida de alguns aqui no GUJ, coisa que muito fã de Faces não faz.

Bem, pra entender o porque do JSF não prestar, você precisa conhecer a lei da abstração vazada, criada por Joel Spolsky (antes de virar o idiota que é hoje):

Essa frase é uma luva de pelica pra qualquer desenvolvedor metido que fica matutando a solução “elegante”. E se aplica como uma luva no caso do JSF, que pretende criar uma visão de componentes (leia-se: arrasta-e-solta) pra um protocolo que lida com envio e recebimento remoto de documentos. Usando esse framework, sempre haverá o problema de quando precisar criar janelas ou algum tipo de ajax (como o label que vira input), ou qualquer coisa não-trivial.

Aí, é claro, alguém lembra que precisa usar, além do JSF, um outro plugin que resolva situação X. Bom, você só está adiando o vazamento de abstração pra um outro momento. Chegará logo aquele dia em que você precisa fazer algo específico, e o framework não fará direito, nem com a ajuda de nenhum outro plugin.

Bons frameworks MVC não tentam ser abstrações não-triviais em cima do protocolo HTTP, o Rails é um exemplo clássico disso, onde você entende como são geradas as URLs e como serão as páginas html resultantes. Frameworks bons são o Spring MVC (quem acha ruim, só o conhece numa versão antiga), e o VRaptor do pessoal da Caelum. E quem prefere (não sei porquê) os frameworks orientados a componente, uma excelente pedida é o Wicket, que não esconde noções como form e evento de submit.

Leonardo, entendo seu posicionamento mas não acredito ser verdade para toda e qualquer situação. Se for falar em preciosíssimo em abstração, então todos deveríamos utilizar apenas Servlets. Todo framework especializa APIs para abstrair interações entre desenvolvedores e a tecnologia subjacente, definir se algo é trivial ou não, pode ser um parâmetro um tanto quanto particular.

Você pode optar por utilizar um determinado framework em um projeto de acordo com as especificações deste, e um outro para demais projetos com caracterísitcas diferentes.
Nos projetos JBoss por exemplo, a interface para o novo jBPM Console é baseada em GWT, assim como no Guvnor(Business rules management system). Ambos projetos possuem pouquíssimas páginas, mas MUITO ricas, com vários estados que se resolvem via Ajax (como o GMail, por exemplo). Em sistemas maiores, como o projeto JOPR (plataforma de monitoramento de servidores), a tecnologia é JSF, tendo em vista que o foco são formulários, tabelas e menus… típico da maioria de sistemas convencionais. As vantagens de usar JSF foi possuir todos os componentes para o cenários prontos, como menus, estrutura de árvores, ajax de campos e bind para geração de gráficos sem grandes esforços.

Ja trabalhei em projetos, que acredite, a melhor solução ainda agora foi Struts 1.x. A equipe precisava fazer um sistema rapidamente, com poucas páginas, todos da equipe dominavam apenas Struts por estarem a muito tempo com projetos efetivos com estes… eu iria sugerir aprender um novo framework? Não, para o prazo e para o projeto a melhor escolha é o Struts, com certeza.

Sou cético quando se refere ao “melhor framework”. Isso deve levar em consideração projeto, equipe e prazos. Sem isso, não acho sensato qualquer avaliação mais profunda.

Criado 28 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 1 de mar. de 2010
Respostas 13
Participantes 7