JSF X MVC X SERVICE LAYER, ajuda?

0 respostas
Javabuntu

Vamos utilizar JSF…
Utilizando o padrão MVC…

A view será por páginas JSF. ok!

Aqui começa as dúvidas:
Controller: o JSF utiliza um Servlet pra fazer parte desse serviço, tendo um controle central. ok
Temos que implementar ainda parte do controller especifico para cada projeto, no caso os Backing Beans, que são as classes que possuem ligações com os componentes, input,output da View.

Model: Tenho minhas classes de negócios…

Agora qual melhor abordagem da arquitetura: Exemplo de um simples login (esquecemos da lógica neste ponto, a dúvida é a arquitetura mesmo, navegalçao etc…QUAL O MODELO MAIS PROFISSIONAL DE SE FAZER?)

View: tela de formulário que atraves de binding invoca um método backing.verifica() na classe do backing bean responsavel pelo evento.
o Método do backing.verifica() tem basicamente uma chamada a um outro método responsável pelo tratamento método verificaLogin()

Tenho uma classe de serviço utilitária com o método verificaLogin() que possue um objeto User, e chama uma classe DAO passando este User como referência, e depois devolve true ou false pra o backing bean direcionar
um return “sucesso” ou “falha”

Qual abordagem usar? esta acima mesmo que penso?
minha classe Model eu utilizo POJO’S? classe basicamente com get e set dos atributos
Ou faço um POJO’S mais inteligentes e coloco lógica de negócio neles (creio que essa abordagem é ruim)

Ou faço uma Service Layer, sendo parte do modelo e que realiza operações sobre os POJO’S, desta maneira meu Backing Bean somente iria delegar uma chamada para o service…COMO CITEI ACIMA.

Neste ultimo modelo seria assim:
View: um action invoca o backing bean
Backing Bean invoca o service
Service(Parte do Model) interage com os POJO’S, chama uma um método de uma classe de persistência UsuarioDAO…

Desculpe se falei muita besteira acima ou fiz confusão de algum conceito, esta interação não consegui tirar essa dúvida na net…

Tanks…

Criado 24 de outubro de 2007
Respostas 0
Participantes 1