Que situação hein???
Em minha opinião, JSF só vai embalar quando as IDE’s derem um suporte melhor para o desenvolvimento do mesmo, e é exatamente o que elas estão buscando. Mas para JSF embalar também precisamos de algumas experiências desta tecnologia em produção.
Até onde sei, o JSF não se propões a ser um super framework para controler a camada de controle, e sim para criar componentes de interação com o usuário via brownser. Sendo que este é o foco do JSF, é provável que outros frameworks específicos para a camada de controle continuem a serem produzidos., e se integrem com o JSF. Desta forma, estariamos fazendo um sitema cinco estrelas, onde o framework mais bém preparado será escolhido para cada uma das responsabilidades do sistema.
Se o JSF se dar bém, outra coisa provavel é que até surjiria outros frameworks para ajudar no desenvolvimento com o JSF.
Considero que os profissionais sempre buscarão qualidade ao invés de produtividade… mas empresas infelizmente não. Precisamos ver no que esta história vai dar. Se a qualidade for o foco, minhas considerações ficam valendo.
Não acredito que estudar apenas Struts seja necessário. Talvez seja melhor mergulhar nos conceitos de um Framework utilizado na camada controle. Estude os patterns que são utilizados dentro do framework e estude como são as aplicações sem o framework. Descubra quais patterns são aplicados para resolver problemas na camada controle. Desta forma, você tera uma base para lidar com qualquer framework web.
Particularmente, não acho dificil aprender a trabalhar com frameworks como WebWork e Struts… a não ser que eles tenham aqueles recursos como DynamicSuperCredidatorValidatorForms… hehe… essas coisas só servem para confundir e enganar os programadores. Se limite as necessidades básicas, e em escrever códigos simples e fáceis de entender.
Sendo assim, pegue os frameworks que vc gosta, e tente escolher um para aprender os conceitos e conehce-lo melhor, e como o mercado hoje esta em cima do muro quanto ao JSF, procure acompanhar o desenvolvimento e a repercursão destas novas tecnologias.
Boa Sorte a Todos!
Abraços!