JSF, ZK e VRaptor

Olá a todos, eu estou estudando esses 3 frameworks vendo vantagens e desvantagens de cada um. Na verdade eu cheguei a ver também
Groovy&Grails.
Vou iniciar aqui uma breve discussão e quem quiser se juntar a mim é mto bem-vindo.
Para mim o VRaptor é o que oferece classes de controle mais limpas e legíveis, por fazer uma injeção de dependências mto inteligente com
a camada visual; nesse quesito eu acho q o JSF apresenta as classes mais carregadas com atributos e métodos get e set; o ZK faz essa
comunicação de uma maneira parecida com .net e de fácil entendimento.
Qto a componentes gráficos eu acho q o JSF sai na frente. O site do ZK também fornece uma grande gama de componentes mas com código
java junto com o html (no arquivo .zul). Inicialmente considero o VRaptor o q necessita maior estudo para a criação de interfaces ricas porém
é o menos “engessado”.
Para não deixar o post mto grande fico por aqui (para tb n falar mais abobrinha rs).

Boa, Alexey.

Bem não conheço o framework ZK, mais posso te garantir que o VRaptor é framework com curva de aprendizado mais baixa que ja vi, pois se comparando com o JSF que sua curva de aprendizado é muito grande, sem falar que no VRaptor você se sente mais avontade de aplicar design patterns, e também o uso de baixo acoplamento e alta coesão. Por isso sou muito entusiasta do VRaptor. Parabéns a equipe da Caelum. E toda empresa onde passo tento mostrar para a minha gerência que o VRaptor ja esta muito mais que maduro. rs

No mais, não quero criticar nenhum framework, pois cada um se adequa melhora a seu método de trabalho, então não vou chegar aqui e dizer JSF é uma m… Pois seria pura ignorância minha.

Então é isso.

Abraços.

Nunca usei o VRaptor porém há anos ouço falar dele. Tenho alguns projetos com JSF 1.2/2 e as vezes o framework acaba enchendo o saco. Geralmente o pessoal acaba optando por usar JSF junto do SEAM para tornar o desenvolvimento mais produtivo.