Jsf?

Gente,

Gostaria de opnioes da galera que ja trabalha com JSF…

Tenho uma aplicacao já desenvolvida e em producao em alguns clientes (3 anos de vida), foi desenvolvida toda em servlet, mas roda muito bem e sem a dependencia de frameworks e outras libs…

Enfim, acontece que fiz alguns cursos (JSF, Hybernate, outros) e gostaria de desenvolver uma nova versao do software utilizando novas tecnologias , o sistema atual possui praticamente muito CRUD e Relatorios, alguns disparos automaticos de e-mail e algumas classes para controlar as regras de negocio… e alguns módulos sao acessados por clientes e fornecedores (acessos wan)…

Alguem utiliza JSF com Hibernate em um sistema ja em producao? Funciona bem (sem trauma) ? Posso partir para esse caminho? Qual a implementacao do JSF utilizam e quais bliblioteca de componentes poderia usar (tomawank, icefaces, Rich faces) ?

Podem me ajudar?

Grato,

AMartins

Cara eu fiz o curso da caelum FJ-26 e vou ser sincero…apesar das facilidades do framework… Ao término do curso eu conclui que o JSF ainda esta numa fase imadura para por em produção…

Não estou querendo ser o dono da verdade… mas foi o que eu pude perceber…

Eu discordo em partes. O Algumas implementações de JSF devem ser utilizadas com cautela. Por exemplo ADF Faces e o ICEFaces, pois tem sérios problemas, principalmente de compatibilidade. Mas eu gosto da utilização de JSF com Hibernate sim, embora não vejo como a melhor conjunção de ferramentas ainda…

Eu tenho uma aplicação em produção funcionando normal, sem problemas nenhum… As vezes dá uns paus sim (conflitos com ids de campos de formulário, quanto existem muuuuuuuitos campos), mas nada que fechar/abrir o nevagedor não resolva.

Apesar de gostar do JSF, eu acho que ainda poderia ser melhor…

Uso a implementação da Sun, não sei se em outras implementações ele é melhor…

Até mais!

Considerando apenas aquilo que eu presenciei (afinal, tem de tudo), os códigos de web escritos inteiramente em servlet costumam ser confusos, pois tem que digitar código web em vários println, além de alguns programadores sem conhecimento em MVC acabarem bagunçando tudo. Não é o pior, tem aqueles que resolvem fazer tudo em JSP e coloca uns “cabeçalhos” nas páginas com código java pra fazer a lógica do negócio.

Acho o JSF ótimo, gosto da orientação a componentes que ele possui. É claro que tem alguns defeitos, como não aceitar requisição GET, mas se isso não for problema, vá em frente.

Existem além do Hibernate, o JPA, que seria o “standard” do Java, mas não considero tão maduro (essa palavra tão confusa!), portanto fique no Hibernate mesmo.

Se não existe nada muito AJAX na sua aplicação, não se preocupe muito com as bibliotecas de componentes para JSF. Quando houver uma necessidade de alguma requisição que precisede algo “assincrono”, aí você usa.

Se você usa relatórios, poderia usar JFreeChart, e existe um plugin de JSF para acessá-lo. O JFreeChart é ótimo, mas não tive experiência o plugin, portanto é por sua conta e risco.

Uma recomendação final, se a aplicação está funcionando bem, não faça tudo do zero, faça o seguinte:

1. Separe a camada de negócio da sua aplicação em classes que não dependam de HttpRequest e HttpResponse, coloque até em um jar separado.
  2. Crie wrappers em cima dessas classes do jar como classes POJOs, ou seja, getters e setters e mais alguns métodos sem parâmetro que realizam alguma ação, como por exemplo: listar(), salvar(), enviarEmail(), exibirRelatório().
  3. Nos wrappers que acessam o banco, faça uso do hibernate. Nos relatórios, faça uso do JFreeChart (use DAOs se for o caso).
  4. Troque a camada visual pelo JSF e chame os wrappers que foi criado para realizar a navegação.

Onde cada item acima seria um projeto executável.

Ok?

Só uma última consideração sobre o que foi falado acima…

JSF deveria ser usado para projetos médio/grande porte…pois só o esqueleto da app já é considerado grande se comparado com uma app em servlet pequeno/médio porte.

Se vc conseguir fazer tudo isso acima e mais um pouco (o que precisa de tempo e equipe)…vá em frente…

[/]'s e boa sorte…qq coisa posta ae

[quote=Giulliano]Cara eu fiz o curso da caelum FJ-26 e vou ser sincero…apesar das facilidades do framework… Ao término do curso eu conclui que o JSF ainda esta numa fase imadura para por em produção…

Não estou querendo ser o dono da verdade… mas foi o que eu pude perceber…

[/quote]

Concordo!!! A proposta é boa… Porém não é uma realidade para um projeto de grande Porte!!! A menos que o projeto seja “Puro Crud”.