JSF2 e Primefaces

Olá Pessoal,

Eu estou usando o JSF2 com Primefaces, porém eu gostaria de usar um layout (template) que eu gostei mais…

A dúvida é, quando eu estou usando o Primefaces eu posso trabalhar com algum outro framework (front-end), tipo Twitter Bootstrap?

O Primefaces adiciona propriedades a mais nos componentes? ou ele atua somente na camada visual dos componentes?

Abs. à todos…
Marcelo

[size=12]
Então, o primefaces possui algumas propriedades a mais nos seus componentes em relação ao jsf puro.
No entanto, não muda a forma de se utilizar um template. Se o Twitter Bootstrap (Não conheço) for um template, pode utilizar normalmente.[/size]

[quote=mribeiro]Olá Pessoal,

Eu estou usando o JSF2 com Primefaces, porém eu gostaria de usar um layout (template) que eu gostei mais…

A dúvida é, quando eu estou usando o Primefaces eu posso trabalhar com algum outro framework (front-end), tipo Twitter Bootstrap?

O Primefaces adiciona propriedades a mais nos componentes? ou ele atua somente na camada visual dos componentes?

Abs. à todos…
Marcelo[/quote]

Bom dia,

O JSF tem o Facelets para templates, talvez você queria dar uma olhada caso não conheça. Acredito que o primefaces também tenha um componente para layout.

[]s

Pode usar junto sim, não creio que vá ter problemas.

A não ser que queira usar algo mais avançado do Bootstrap que dê conflito com a lib de JQuery do Prime, imagino que tudo vá funcionar bem.

Mas você tem que ter certeza que realmente é necessário isso que você quer, se for só pra usar os grids do Bootstrap, acho que você consegue se virar com os componentes do Prime.

Fora isso, você só vai descobrir testando :smiley:

Olá Pessoal,

Obrigado pelas responses…

Vou fazer alguns testes e logo comento o resultado.

Abs.
Marcelo

A “vantagem”/propósito do JSF não é usar suas implementações? Não iria virar um frankenstein misturar com um front-end framework “true html” como o bootstrap? Por que tem que ser complicado? Para mim bootstrap fica mais natural com frameworks web server action-based como struts2, play, mentawai, vraptor e o resto do mundo.

O Prime já tem o tema Bootstrap…

[quote=rafael_jesus]O Prime já tem o tema Bootstrap…

[/quote]
Se a questão é só mesmo a aparência do bootstrap, então resolvido o problema dele, sem precisar criar um frankenstein.

[quote=javaflex][quote=rafael_jesus]O Prime já tem o tema Bootstrap…

[/quote]
Se a questão é só mesmo a aparência do bootstrap, então resolvido o problema dele, sem precisar criar um frankenstein.[/quote]

Exato,

Pq quando ele consegui deixar tudo nos trinks, o Prime já deixou o tema completo, isso se já não estiver

[quote=rafael_jesus][quote=javaflex][quote=rafael_jesus]O Prime já tem o tema Bootstrap…

[/quote]
Se a questão é só mesmo a aparência do bootstrap, então resolvido o problema dele, sem precisar criar um frankenstein.[/quote]

Exato,

Pq quando ele consegui deixar tudo nos trinks, o Prime já deixou o tema completo, isso se já não estiver[/quote]

Não havia reparado nesse tema, bom saber.
Segue o link do tema para facilitar:
Tema bootstrap

Testa aí e vê se é o que você precisa!

Então pessoal…

O problema é que eu gostaria de sair um pouco do óbvio, agora com HTML5 a tendência são modelos cada vez mais interessantes, do ponto de vista de usabilidade (experiência com o usuário)… O Prime por si só já é incrível, nós já sabemos disso e não questionamos isso jamais… mas ao mesmo tempo dêem uma olhada nesse thema:

http://themeforest.net/item/developr-fully-responsive-admin-skin/full_screen_preview/2085628

Veja quanta diferença… Aí vem a dúvida cruel… posso fazer isso?

Pelo que estou estudando aqui, nosso amigo javaflex tem razão, usar Primefaces com qualquer template viraria um frankenstein, muitas e muitas classes (css) se conflitam, ou seja, teria que rever tudo, acho que acaba não valendo a pena… será que alguém já passou por isso e conseguiu fazer algo interessante? como o exemplo do link acima?

Abs.
Marcelo

[quote=mribeiro]
Veja quanta diferença… Aí vem a dúvida cruel… posso fazer isso?[/quote]

Acredito que seja possível sim o que você pode fazer e baixar os fontes do theme bootstrap do primefaces e customiza-lo a seu gosto…
Agora tenha uma coisa em mente fácil pode não ser.

É verdade jweibe…

Essa foi a saída que pensei também, mas realmente não é nada fácil, pior que eu comprei esse thema pensando que seria tranquilo reaproveitar aquilo que está pronto… mas sem chance, teria que praticamente reconstruir…

Nesse caso, um framework ACTION-BASE seria a solução perfeita, mas gosto muito do bendito JSF, não queria declinar dele por conta disso…

Valeu!

Marcelo

mribeiro se você já tem um sistema pronto realmente não e viável reescrever o código usando um action based… cara mais ca entre nós usando
primefaces e a sua criatividade da para fazer um layout bem legal nada que um pouco de css aqui e ali que não resolva.

[quote=mribeiro]É verdade jweibe…

Essa foi a saída que pensei também, mas realmente não é nada fácil, pior que eu comprei esse thema pensando que seria tranquilo reaproveitar aquilo que está pronto… mas sem chance, teria que praticamente reconstruir…

Nesse caso, um framework ACTION-BASE seria a solução perfeita, mas gosto muito do bendito JSF, não queria declinar dele por conta disso…

Valeu!

Marcelo[/quote]
Exatamente Marcelo, framework ACTION-BASED seria o mais natural para usar com front-end Bootstrap e lidar sempre diretamente com HTML e JQuery. Component-based é mais indicado para soluções “instantâneas”/pré-moldadas que fábricas de softwares gostam para o funcionário não sair dos trilhos. Mas eu gosto de sair dos trilhos além de achar component-based muito difícil em relação a curva de aprendizado, por ser um mundo à parte na comunidade web como um todo. E o uso HTML e JQuery mais intenso você aprende uma vez, passa a gostar mais e usa para sempre, e não só em Java, qualquer tecnologia Web. Claro que JSF permite sair dos trilhos, mas a coisa vira frankenstein.

Bootstrap não é só um conjunto de elementos visuais com estilo bonito, dispõe de um gerenciamento de layout produtivo para escrever formulários, além de layout responsivo (caso queira) se adaptando bem a resoluções diferentes como de celular.