[size=12]
Então, o primefaces possui algumas propriedades a mais nos seus componentes em relação ao jsf puro.
No entanto, não muda a forma de se utilizar um template. Se o Twitter Bootstrap (Não conheço) for um template, pode utilizar normalmente.[/size]
Eu estou usando o JSF2 com Primefaces, porém eu gostaria de usar um layout (template) que eu gostei mais…
A dúvida é, quando eu estou usando o Primefaces eu posso trabalhar com algum outro framework (front-end), tipo Twitter Bootstrap?
O Primefaces adiciona propriedades a mais nos componentes? ou ele atua somente na camada visual dos componentes?
Abs. à todos…
Marcelo[/quote]
Bom dia,
O JSF tem o Facelets para templates, talvez você queria dar uma olhada caso não conheça. Acredito que o primefaces também tenha um componente para layout.
Pode usar junto sim, não creio que vá ter problemas.
A não ser que queira usar algo mais avançado do Bootstrap que dê conflito com a lib de JQuery do Prime, imagino que tudo vá funcionar bem.
Mas você tem que ter certeza que realmente é necessário isso que você quer, se for só pra usar os grids do Bootstrap, acho que você consegue se virar com os componentes do Prime.
A “vantagem”/propósito do JSF não é usar suas implementações? Não iria virar um frankenstein misturar com um front-end framework “true html” como o bootstrap? Por que tem que ser complicado? Para mim bootstrap fica mais natural com frameworks web server action-based como struts2, play, mentawai, vraptor e o resto do mundo.
O problema é que eu gostaria de sair um pouco do óbvio, agora com HTML5 a tendência são modelos cada vez mais interessantes, do ponto de vista de usabilidade (experiência com o usuário)… O Prime por si só já é incrível, nós já sabemos disso e não questionamos isso jamais… mas ao mesmo tempo dêem uma olhada nesse thema:
Veja quanta diferença… Aí vem a dúvida cruel… posso fazer isso?
Pelo que estou estudando aqui, nosso amigo javaflex tem razão, usar Primefaces com qualquer template viraria um frankenstein, muitas e muitas classes (css) se conflitam, ou seja, teria que rever tudo, acho que acaba não valendo a pena… será que alguém já passou por isso e conseguiu fazer algo interessante? como o exemplo do link acima?
[quote=mribeiro]
Veja quanta diferença… Aí vem a dúvida cruel… posso fazer isso?[/quote]
Acredito que seja possível sim o que você pode fazer e baixar os fontes do theme bootstrap do primefaces e customiza-lo a seu gosto…
Agora tenha uma coisa em mente fácil pode não ser.
Essa foi a saída que pensei também, mas realmente não é nada fácil, pior que eu comprei esse thema pensando que seria tranquilo reaproveitar aquilo que está pronto… mas sem chance, teria que praticamente reconstruir…
Nesse caso, um framework ACTION-BASE seria a solução perfeita, mas gosto muito do bendito JSF, não queria declinar dele por conta disso…
mribeiro se você já tem um sistema pronto realmente não e viável reescrever o código usando um action based… cara mais ca entre nós usando
primefaces e a sua criatividade da para fazer um layout bem legal nada que um pouco de css aqui e ali que não resolva.
Essa foi a saída que pensei também, mas realmente não é nada fácil, pior que eu comprei esse thema pensando que seria tranquilo reaproveitar aquilo que está pronto… mas sem chance, teria que praticamente reconstruir…
Nesse caso, um framework ACTION-BASE seria a solução perfeita, mas gosto muito do bendito JSF, não queria declinar dele por conta disso…
Valeu!
Marcelo[/quote]
Exatamente Marcelo, framework ACTION-BASED seria o mais natural para usar com front-end Bootstrap e lidar sempre diretamente com HTML e JQuery. Component-based é mais indicado para soluções “instantâneas”/pré-moldadas que fábricas de softwares gostam para o funcionário não sair dos trilhos. Mas eu gosto de sair dos trilhos além de achar component-based muito difícil em relação a curva de aprendizado, por ser um mundo à parte na comunidade web como um todo. E o uso HTML e JQuery mais intenso você aprende uma vez, passa a gostar mais e usa para sempre, e não só em Java, qualquer tecnologia Web. Claro que JSF permite sair dos trilhos, mas a coisa vira frankenstein.
Bootstrap não é só um conjunto de elementos visuais com estilo bonito, dispõe de um gerenciamento de layout produtivo para escrever formulários, além de layout responsivo (caso queira) se adaptando bem a resoluções diferentes como de celular.