JSON em PHP - Dúvida

Motivo da exclusão: A pergunta foi removida por ser pouco construtiva e não agrega valores ao site

“Não existe pergunta idiota”, um ditado popular e que vale e muito aqui, talvez você julgue assim, mas com certeza outras pessoas terão a mesma dúvida, logo, contribuirá com o fórum com certeza.

Qual seria sua dúvida?

Antes de tudo, obrigado pela intenção de ajudar, isso já valeu a resposta :wink:

Eu costumo esconder as perguntas quando não obtenho respostas, faço isto por achar que a pergunta foi mal elaborada…

Nesta dúvida, eu perguntei como seria mais ou menos a lógica de criar um carregamento de dados sob demanda com JSON, tipo um botão de carregar mais, ai quando o ultimo registro fosse carregado, o botão ou link de carregar sumia, estilo Facebook e YouTube…Não sei bem qual a lógica utilizada, eu costumo usar Ajax puro, é por isso que tenho problemas, sei que com jQuery é mais fácil…A dúvida tinha muito tempo sem respostas, ai deletei…

Isso ajuda?

for (var i = 0; i < json.length; i++) {
    // carrega registros no html...
}

// esconde botão
document.getElementById("idBotao").style = "display: hidden";

Eu entendo a lógica desse código, porém, o que me falta, é conhecimento na técnica JSON em PHP e no JavaScript para saber entender com ela funciona e como aplica-lá de forma correta sem jQuery…

Sou péssimo em jQuery, já vi muitos exemplos de carregamento sob demanda, porém em PDO com JQuery, e não sou muit fã desses frameworks, mas utilizo m pouco em meu projeto…

Valeu amigo, tenho muitas outras dúvidas para postar aqui ainda, conto com sua ajudatambém para responde-las :wink:

Abraço

Basicamente o json via php se dá pela função json_encode que trabalha com objetos do tipo stdclass e/ou arrays…

Como você está usando PDO, geralmente usa-se o método fetchAll para retornar a lista necessária para montar o json, por exemplo um cadastro de produtos…

$produtos = $pdo->fetchAll(PDO::FETCH_OBJ); // lista de objetos...
echo json_encode($produtos);

Já no jquery, você pode usar os métodos get ou post ambos possuem os mesmos parâmetros para efetuar ajax…

url, dados da requisição, callback sucesso, tipo de retorno… exemplo usando o cadastro de produtos…

var reqObj = {};
$.post('produtos.php', reqObj, function(resposta) {
    // logica para carregar a lista...
}, 'json');

Tendo esses exemplos em vista, a lista que o PDO retorna monta os atributos de cada objeto da lista conforme o nome das colunas na tabela do banco de dados… por exemplo, descricao, valor, quantidade, etc…

o Jquery pegará essa mesma estrutura… espero ter ajudado…

1 curtida

Ajudou bastante, recentemente eu apliquei um sisteminha no meu site com JQuery, JSON e PDO, agora entendi mais sobre o FetchAllilizando…O jQuery realmente é ótimo, mas por eu estar aprendendo JavaScript ainda, tento usa-ló o mínimo possível para entender o funcionamnto nativo do JS

Obrigado pela resposta!!!

Apenas por curiosidade, os navegadores atuais possuem um objeto JSON nativo/puro para você fazer o parse da string que retorna pelo php, ou seja, fazer manualmente o que o jQuery mascara…

Exatamente o que eu estou tentando desvendar tempo há muito tempo, como fazer parse com JSON utilizando JS puro, eu vejo exemplos na internet com jQuery em poucas linhas que funcionam perfeitamente mas nunca encontrei exemplos com JS Nativo, o jQuery tomou conta nos dias de hoje :slight_smile: