JSP agora é passado?

22 respostas
celox

Boa tarde gênios da programação web! :smiley:

estou me sentindo mal galera, recentemente ouvi de uns amigos que agora não há mais espaço para as páginas JSP, que elas estão se tronando obsoletas e que não estão sendo continuadas… o fato é que eu ando sem tempo para pesquisar devido as obrigações. Vocês mestres da programação e que sabem melhor do que ninguém me ajudem! é verdade esse fato? é verdade que a JSP agora é passado?

aproveitando a oportunidade ressalto que eu me formei em sistemas de informação mas infelizmente tive minha exp profissional voltada para infra-estrutura, sendo assim não sou expert em Desenvolvimento, mas ando com desejo de produzir algo com Q U A L I D A D E e reconhecimento! por isso o apelo galera! eu me formei e na faculdade eu fiz a monografia com: SERVLET + JSP(HTML + CSS) + MYSQL tudo no Eclipse, sei que muitos dirão q é FRACO mas é isso mesmo :cry: , eu não sou desenvolvedor, mas então me digam galera! o que eu posso aproveitar disso ae ou na opinião de vocÊs para estar pelo menos próximo dos que estão adeptos dos novos recursos, q API? q Framework? Ruby? em ajudem! grato!!!

22 Respostas

tnaires

Não acho que JSP está acabado. Claro que há inúmeros frameworks interessantes no mercado, mas a casadinha Servlets + JSP + JSTL, se bem utilizada, permite fazer coisas bem elegantes. Ainda mais agora, que a tecnologia de Servlets entrou na versão 3.0.

Aproveitando, e o Tomcat 7? Alguma previsão?

rogelgarcia

Não.

Eles devem ter falado isso por causa do JSPX, mas num quer dizer q jsp é passado não

R

Sugestao

Tiles + jQuery + JSP + JSTL + VRaptor + Spring + JPA + Hibernate + MySql

Perfeito!

:smiley:

celox

hmmm! vlw Rodrigo, já me deu uma luz, estarei estudando…

R

Se quiser simplificar

jQuery + JSP + JSTL + VRaptor + Hibernate + MySql

:wink:

celox

pq eu uso na persistencia e no controle Java puro (dao dto) pelo que percebi, hibernate faz tudo e Jstl melhora as paginas JSP vou buscar aprende-las

saulods

Se quiser desempenho JSP+ SERVLET ou JSP nunca vai morrer.

UMC

Não!

Ainda é adolescente!

vlw

celox

mas falam q a questão de segurança com JSP + Servlet é pouca, ou seja, que as págians contendo os nomes dos métodos é além de feia insegura porque fala os métodos das classes :shock:

entao?

celox

UMC:
Não!

Ainda é adolescente!

vlw

Grande contribuição… revolucionário o comentário.

rogelgarcia

Apenas veja os videos

http://www.nextframework.org

Felagund

rodrigo.lopes:
Sugestao

Tiles + jQuery + JSP + JSTL + VRaptor + Spring + JPA + Hibernate + MySql

Perfeito!

:smiley:

Tudo isso?

Eu gosto de Ruby on Rails, JQuery, HAML :smiley:

Seria bacana ter um estior de paginas estilo o HAML para java

celox

interessante os 3, mas ruby é complicado? ja me falaram q é o futuro :stuck_out_tongue:

rogelgarcia

Legal esse HAML… será que pegaria?

Ruby é fácil…
Tb tem o Grails… que é o Ruby on Rails… só com com Groovy… que é parecido com Java…
Inclusive… se pegar uma classe Java… e tentar compilar no groovy… compila, sem alterar nada

Os negócios mais avançados… são meio cabulosos… mas vc nao vai mecher com eles…
Java também tem os cabulosos… tipo ClassLoader, bytecodes e CIA…

celox

Java eu empolgo pq java eu vi na facul neh, mechi muito tempo, so nao aprofundei agora aprender algo totalmente diferente q nem PHP :stuck_out_tongue: nao tenho paciencia… é preciso? :S

rogelgarcia

Eu tb nunca me interessei muito por PHP…

Já trabalho há 7 anos com isso… nunca precisou…

Nas raras vezes que eu dei manutenção em algo PHP… lendo o código deu pra entender do que se tratava…

PHP… acho que vai perder espaço pro Ruby… e talvez até o Java vai perder espaço pro Ruby…

Já tá perdendo inclusive…

celox

estou tentando aprender Ruby! cara vc q ja sabe me da um luz… um tutorial saca? algo que seja BOM pra quem ta começando! :S por favor… agradeço

rogelgarcia

Cara até que eu nem sou tão expert assim… o Felagund tem mais experiência pode opinar melhor…

Eu estudei o rails, procurando no google mesmo, vendo os screencasts, e documentação do site…

Baixei uma IDE chamada RubyMine da JetBrains… é bacana a IDE mas tem alguma instabilidade…

O conhecimento de Java e de como as coisas funcionam me ajudou a aprender o ruby mais rapidamente… mesmo porque algumas coisas não funcionaram como no tutorial…
Foram coisas simples de resolver… mas a expriencia ajudou…

Mas depois que já tá tudo configurado… é bem tranquilo…

É interessante dar uma estudada na sintaxe de ruby… que é um pouco diferente também…

Há! Não deixe de ver os videos desse site também…
http://www.nextframework.org
É interessante vc saber que existe essa opção…
Posso causar uma controvérsia aqui… mas considero que o next é mais produtivo que o ruby… (sou suspeito pra falar também… heheheh)

R

Se Ruby é o futuro, então prefiro viver do passado.

rogelgarcia

Se Ruby é o futuro, então prefiro viver do passado.

É, ainda há controvérsias se Ruby vai ser o futuro ou não…

Felagund

rogelgarcia:
Cara até que eu nem sou tão expert assim… o Felagund tem mais experiência pode opinar melhor…

Experiencia nada, so estudo, profissional ainda nao, mas o futuro, pode nem ser nada disso, o futuro é incerto, como pode ser uma linguagem como Java viver 2mil anos e sempre ser atual, pode ser uma linguagem que ainda nem foi inventada, sei la, linguagem esquisita é o que não falta, eu curti bastante o Ioke, mas vo usa aonde esse trem? heheheh.

Quanto ao HAML, claro que pegaria, seria uma forma muiiiiiiiiiiiiiiiiiittttttttooooo melhor de criar paginas do que aquele monte de JSTL que cada framework cria as suas e faz aquela salada.

Só não sei como isso seria gerenciado, pois o java não tem um esquema de templates como o Rails que pode ser customizado.

_fs

Existem alternativas excelentes a JSP e JSTL:

• StringTemplate
  • FreeMarker
  • Velocity

Todos mais expressivos e menos cheios de lixo do que jsp e jstl.

E peloamor, Tiles é assustador, configuração terrível. Use Site Mesh, por favor.

Criado 30 de abril de 2010
Ultima resposta 30 de abr. de 2010
Respostas 22
Participantes 9