JSP and Java

Olá, sou desenvolvedor para web em PHP e ASP, e estou iniciando no Java, mas tenho muitas dúvidas ainda e queria saber se alguém pode me ajudar.

Estou com uma dúvida básica mas não consegui solucioná-la.

Qual a diferença entre o Java, JSP e Servlets? Não consegui entender nada ainda …

Falow

ajudaria se eu dissesse ke um programa java é uma linguagem, o jsp eh para web e servlet eh como um cgi?
um resumo do resumo do resumo da preguiça de explicar detalhadamente o ke vc ker saber.
eh provavel ke em outros posts o pessoal te indique alguns links
[]s

Java é uma linguagem de programação como C ou VisualObject.

Servlet surgiu da necessidade de gerar páginas HTML dinâmincas em Java como como feito em ASP, só que o conteúdo da página acabava ficando todo dentro do programa prejudicando a separação de tarefas e a manutenção.

JSP veio para separar o código HTML do código da camada de Lógica do Negócio (que pesquisa os dados no banco). Assim o designer web não precisa saber JAVA e o desenvolvedor de aplicações se preocupa mais com a lógica do negócio.

Hoje usamos em conjunto JAVA, Servlets e sistemas Templates aliados ao modelo MVC para separar ainda mais as camadas e facilitar o desenvolvimento e a manutenção.
Se preocupe primeiramente em estudar JAVA, o resto fica fácil.

Java é a linguagem, muilt plataforma, roda em windows/linux… celulares/palms e bla bla…

Servlets veio para substituir o cgi, são programas que ficam do lado do servidor recebendo as requisições feitas pelo browser… imagine um formulário para vc fazer o login no site, alguem precisa responder por isso quando vc clicar em enviar certo? este é o papel do servlet, ele receberá a requisição e enviar uma resposta…

JSP veio para facilitar na programação web, com ele vc consegue misturar html com código java (considerado um má prática)… bem o JSP seria o que vc está acustumado, tipo PHP ou ASP, misturar html com código, para gerar páginas dinamicas…
Entao o JSP é compilado para um Servlet, depois é executado.

blz? :slight_smile:

Obrigado a todos pelas dicas.

Mas ainda tenho uma dúvida, qual seria então o melhor método para desenvolvimento?! Servlets ou somente o JSP?

Alguém teria alguma tutorial ou site que explique o básico do básico do desenvolvimento?

Pq tem que ser um OU outro, e nao um E outro? :smiley:

[quote=“araujao”]Obrigado a todos pelas dicas.

Mas ainda tenho uma dúvida, qual seria então o melhor método para desenvolvimento?! Servlets ou somente o JSP?

Alguém teria alguma tutorial ou site que explique o básico do básico do desenvolvimento?[/quote]

se vc usar somente jsp, vc vai misturar código java com html, como eu disse antes é uma má prática…

se usar somente servlets vai ter que gerar a pagina html no braço… terá que fazer, out.println("<html> "); tudo manualmente sacou?

entao use os 2, o servlet trata a requisição e manda pro jsp exibir os resultados…

Ok, ok, ok … demorou mais entendi …

Achei que não podia misturar os dois. Ou era servlets ou jsp. Posso utilizar os dois então. Ótimo.

Obrigado a todos pela força, muito bom esse fórum, bem objetivo.

Alguém pode me indicar alguma ferramenta de desenvolvimento (tipo Dreamweaver) que seja bem completa?!

Tipo Dreamweaver???

Vc quer programar ou ser webdesigner??? :smiley:

Para aprender Java, JAVA mesmo, o melhor é usar o NotePad Enterprise Edition… :wink: , ou então algum editor de texto mais bonitinho, como TextPad.

Depois, com um pouco mais de prática, vc pode partir para uma IDE de desenvolvimento, como o Eclipse (menina dos olhos dos masters do GUJ) ou NetBeans. Dê uma pesquisada em IDE aqui no fórum que já tem bastante assunto a esse respeito!!!

Bom, se você já manja um básico de java, aqui há ótimos tutoriais sobre servlets+jsp
http://courses.coreservlets.com/Course-Materials/

Lembrando que estas são apenas 2 tecnologias para desenvolver webapps com java, há muitas outras :wink:

[quote]Tipo Dreamweaver???

Vc quer programar ou ser webdesigner???
[/quote]

Bom, não sei se você sabe, mas o dreamweaver, tem um editor muito bom de códigos, meio pesado, mas muito bom. Foi nesse sentido que eu perguntei. Para o PHP eu uso o PHP Edit, que na minha opinião é o melhor.

Obrigado a todos pelas respostas.

o Dreamweaver tem suporte para páginas JSP e até codificação em java, mas já usei e não recomendo muito.

O Eclipse com os plugins certos faz bem o serviço :slight_smile:

[quote=“araujao”][quote]Tipo Dreamweaver???

Vc quer programar ou ser webdesigner???
[/quote]

Bom, não sei se você sabe, mas o dreamweaver, tem um editor muito bom de códigos, meio pesado, mas muito bom. [/quote]

Não, não sabia. Obrigado pela informação! :wink:

:slight_smile: