ajudaria se eu dissesse ke um programa java é uma linguagem, o jsp eh para web e servlet eh como um cgi?
um resumo do resumo do resumo da preguiça de explicar detalhadamente o ke vc ker saber.
eh provavel ke em outros posts o pessoal te indique alguns links
[]s
Java é uma linguagem de programação como C ou VisualObject.
Servlet surgiu da necessidade de gerar páginas HTML dinâmincas em Java como como feito em ASP, só que o conteúdo da página acabava ficando todo dentro do programa prejudicando a separação de tarefas e a manutenção.
JSP veio para separar o código HTML do código da camada de Lógica do Negócio (que pesquisa os dados no banco). Assim o designer web não precisa saber JAVA e o desenvolvedor de aplicações se preocupa mais com a lógica do negócio.
Hoje usamos em conjunto JAVA, Servlets e sistemas Templates aliados ao modelo MVC para separar ainda mais as camadas e facilitar o desenvolvimento e a manutenção.
Se preocupe primeiramente em estudar JAVA, o resto fica fácil.
Java é a linguagem, muilt plataforma, roda em windows/linux… celulares/palms e bla bla…
Servlets veio para substituir o cgi, são programas que ficam do lado do servidor recebendo as requisições feitas pelo browser… imagine um formulário para vc fazer o login no site, alguem precisa responder por isso quando vc clicar em enviar certo? este é o papel do servlet, ele receberá a requisição e enviar uma resposta…
JSP veio para facilitar na programação web, com ele vc consegue misturar html com código java (considerado um má prática)… bem o JSP seria o que vc está acustumado, tipo PHP ou ASP, misturar html com código, para gerar páginas dinamicas…
Entao o JSP é compilado para um Servlet, depois é executado.
Para aprender Java, JAVA mesmo, o melhor é usar o NotePad Enterprise Edition… , ou então algum editor de texto mais bonitinho, como TextPad.
Depois, com um pouco mais de prática, vc pode partir para uma IDE de desenvolvimento, como o Eclipse (menina dos olhos dos masters do GUJ) ou NetBeans. Dê uma pesquisada em IDE aqui no fórum que já tem bastante assunto a esse respeito!!!
Bom, não sei se você sabe, mas o dreamweaver, tem um editor muito bom de códigos, meio pesado, mas muito bom. Foi nesse sentido que eu perguntei. Para o PHP eu uso o PHP Edit, que na minha opinião é o melhor.