JSP and Java

Olá, sou desenvolvedor para web em PHP e ASP, e estou iniciando no Java, mas tenho muitas dúvidas ainda e queria saber se alguém pode me ajudar.

Estou com uma dúvida básica mas não consegui solucioná-la.

Qual a diferença entre o Java, JSP e Servlets? Não consegui entender nada ainda …

Falow

ajudaria se eu dissesse ke um programa java é uma linguagem, o jsp eh para web e servlet eh como um cgi?
um resumo do resumo do resumo da preguiça de explicar detalhadamente o ke vc ker saber.
eh provavel ke em outros posts o pessoal te indique alguns links
[]s

Java é uma linguagem de programação como C ou VisualObject.

Servlet surgiu da necessidade de gerar páginas HTML dinâmincas em Java como como feito em ASP, só que o conteúdo da página acabava ficando todo dentro do programa prejudicando a separação de tarefas e a manutenção.

JSP veio para separar o código HTML do código da camada de Lógica do Negócio (que pesquisa os dados no banco). Assim o designer web não precisa saber JAVA e o desenvolvedor de aplicações se preocupa mais com a lógica do negócio.

Hoje usamos em conjunto JAVA, Servlets e sistemas Templates aliados ao modelo MVC para separar ainda mais as camadas e facilitar o desenvolvimento e a manutenção.
Se preocupe primeiramente em estudar JAVA, o resto fica fácil.

Java é a linguagem, muilt plataforma, roda em windows/linux… celulares/palms e bla bla…

Servlets veio para substituir o cgi, são programas que ficam do lado do servidor recebendo as requisições feitas pelo browser… imagine um formulário para vc fazer o login no site, alguem precisa responder por isso quando vc clicar em enviar certo? este é o papel do servlet, ele receberá a requisição e enviar uma resposta…

JSP veio para facilitar na programação web, com ele vc consegue misturar html com código java (considerado um má prática)… bem o JSP seria o que vc está acustumado, tipo PHP ou ASP, misturar html com código, para gerar páginas dinamicas…