JSP ... caixa de mensagem

6 respostas
M

Olá pessoal…

estou trabalhando com o jdeveloper…
e estou fazendo uma página jsp!!.. e preciso mostrar uma caixa de mensagem … tipo alert,… ou caixa de confirmação… mas preciso fazer uma verficação no banco antes… não simplesmente mostrar quando o botão é clicado… então estou fazendo uma verificação no bean… e dependendo desta verificação eu quero mostrar uma mensagem pro usuário…
como eu faço isso???;…

Vlew…
qualquer ajuda será muito bem vinda!!

6 Respostas

renatocustodio

Usa o alert do javascritp mesmo. Coloca a chamda ao alert dentro do seu <c:if> ou seja lá como estiver hecando que deve resolver.

rafagil

Se quiser validar os dados no banco, e depois retornar um alerta para o usuário, vc deverá usar Ajax para enviar o formulário. Assim, o formulário é submetido e após isto vc pode chamar uma função JavaScript que mostra o alert.

Não misture JSTL, scriptlets ou qq outra coisa com JavaScript, pq além de horrível vai ficar péssimo pra manter.

Flws.

Guitar_Men

Scriptlets realmente são horríveis agora JSTL eh fantástico, algumas validações podem e devem ser feitas em JavaScript mesmo, mas depende da realidade de cada um…

rafagil

rsrs, acho q me expressei mal,

não quis dizer q JSTL é horrível, o horrível é fazer algo desse tipo:

<script type="text/javascript">

<c:if test="${var}"> 
    alert('alerta');
 </c:if>

</script>

Ou seja, literalmente misturar 2 linguagens de programação, Java e JavaScript.

Isso é nojento!

M

hehe… :oops:

como eu comecei a trabalhar com jsp a pouco tempo… nunca trabalhei com o ajax…

como é que funciona?..

rafagil

Então,

Na vdd, Ajax significa Asynchronous JavaScript and XML.

Serve apenas para enviaruma requisição para o servidor sem atualizar a página.

Não é muito difícil de entender o conceito, e muito provavelmente vc irá usar alguma biblioteca pronta pra isso.

Recomendo dar uma pesquisada no google sobre o assunto. Procure por ajax, jquery ou prototype (bibliotecas JS).

A não ser q vc pretenda usar JSF, ou algo do tipo, aí muda tudo (fica bem mais fácil usar o Ajax).

Ajax é muito legal, e recomendo que vc estude :slight_smile:

Se precisar de alguma coisa, só falar.

flws

Criado 13 de março de 2008
Ultima resposta 13 de mar. de 2008
Respostas 6
Participantes 4