JSP chamar um pedaço de JSP em um arquivo

3 respostas
danilo.silva

O título do tópico parece meio confuso, mas tentarei explicar melhor.

Em minha aplicação JSP, eu gostaria de realizar uma verificação se o usuário continua logado no sistema, para evitar problemas de logoff.

Sendo assim, em todas as páginas JSP, bem no topo, eu inclui o seguinte código:

<%
            if (session.getValue("sessaoUsuarioLogado") == null) {
                request.getSession().setAttribute("sessaoMensagem", "Você não está logado, utilize o formulário abaixo.");
                pageContext.forward("/HTML/Erro/erro.jsp");
            }
%>

Eu sei que essa não é a melhor solução e nem a que oferece mais segurança, porque é algo bem simples e foi o que eu consegui pensar na hora de colocar uma verificação, também aceito sugestões de melhora.

MAS, meu problema não é esse, eu acho que esse pedaço no topo de todas minhas páginas da aplicação, deixa um tanto suja. Existe a possibilidade de eu fazer um link, como se faz em CSS e JavaScript? Sendo assim, eu jogo esse fragmento de código em um outro arquivo .jsp e “linko” ele com uma única linha de comando.

Agradeço a atenção de todos…

3 Respostas

ganondorfan

Utilize uma ação padrão

<jsp:include page=“suaURLAqui” >

Espero ter ajudado.

Att. Paulo

Talles_Santana

Você também pode procurar por tiles definition para realizar essa inclusão de páginas, mas é algo mais sofisticado e até ligado a design. jsp:include já resolve bem.

Contudo, acho que a solução mais indicada seria o uso de filtros. Procura algum tutorial disso ou leia a classe Filter.

danilo.silva

Pessoal, agradeço pelas sugestões.

O uso do jsp:include deu certo e usarei provisóriamente, até conseguir ter um bom entendimento no uso dos filtros.

Grato,
Danilo

Criado 11 de março de 2011
Ultima resposta 12 de mar. de 2011
Respostas 3
Participantes 3