seguinte, eu sou iniciante em jsp, estou tentando fazer algo bem simples…
dividir meu codigo pra aproveitar os trechos em outras paginas…
to tentando usar o comando
<%@ include page = "title.html" %>
mas não funcionou… ja tentei com jsp:include tbm não consegui…
sei que da pra fazer com o php usando requice_once, mas quero ja deixar em jsp pra ja ficar pronto pra qdo for transformar em paginas dinamicas…
meu arquivo principal ta assim:
<%@ include page = "title.html" %>
<%@ include page = "header.html" %>
<%@ include page = "menu.html" %>
<%@ include page = "leftblock.html" %>
<%@ include page = "centerblock.html" %>
<%@ include page = "rightblock.html" %>
<%@ include page = "footer.html" %>
ja tentei nomear os arquivos como .jsp mas tbm naum vai…
cada .html desse tem apenas codigo html, nada de jsp…
quero apenas juntar os codigos…
se eu colocar tudo em 1 arquivo so, funciona bunitinho, mas dividido nada…
Apenas uma explicação, voce tentou mesclar 2 tipos diferente de imports.
A diretiva include é que contem file
<%@ include file=“Header.html”%> isso ocorre em tempo de tradução.
Ação padrão include que contem page
<jsp: include page=“Header.jsp”/> ocorre em tempo de solicitação, mais rapido.
tag JSTL
<c:import url=“http://www.google.com.br”/> que é mais poderosa, podendo ir para fora do Container
enquanto os outros tipos não podem.
Bem, as sintaxes apresentadas estão corretas então, o problema é na sua estrutura ou no seu servidor.
Vamos à chuva de perguntas
A sua página, na qual vc está tentando usar estas tags, tem extensão .jsp?
A sua página está dentro de um contexto do tomcat ou de outro servidor?
As páginas que você tenta incluir estão na mesma pasta que a sua página .jsp?
não, como ainda estou aprendendo, estou tudo local aqui, coloquei os arquivos na mesma pasta e estou tentando junta-los com jsp, pq o proximo passo seria colocar banco e outras coisas mais…
Para chamar páginas em jsp vocêr precisa de um carinha que entenda páginas escritas em jsp. Este carinha é o servlet container.
Existem vários servlet containers por aí. O Tomcat, entre outras coisas, é um servlet container.
Se você criou a página .jsp e não colocou em nenhum servidor web, não vai conseguir o efeito desejado.
Como você está fazendo para chamar a sua página? Você disse que está “local”. Vou interpretar “local” como sendo “rodando na minha máquina”. Mesmo estando “local” vc precisa de um servidor web instalado. Se não tem nenhum, sugiro o Tomcat. É free, fácil de usar e de instalar.
Depois disso, dê uma olhada nas apostilas da caelum http://www.caelum.com.br/apostilas/. Com estas apostilas vc vai ter uma noção melhor de como a coisa funciona e vai conseguir seguir no aprendizado de forma mais orientada.
Bem, o problema foi encontrado e a solução de instalar um container foi dada.
Acho que foi resolvido. Mas de verdade de verdade, acho que nem houve um problema.
Bota como resolvido, e se tiver dúvidas para instalar o tomcat e colocar a coisa pra funcionar, confira os tópicos já existentes ou abra um novo tópico.