oi pessoal,
estou com uma pagina em JSP e quero usar um componente bem legal do JSF.
entretanto, para popular o componente JSF preciso de dados do JSP.
nao consigo acessar dados da sessao gravados pelo jsp. Como devo fazer?
oi pessoal,
estou com uma pagina em JSP e quero usar um componente bem legal do JSF.
entretanto, para popular o componente JSF preciso de dados do JSP.
nao consigo acessar dados da sessao gravados pelo jsp. Como devo fazer?
Cara ou voce usa jsp ou usa jsf
Vc pode dar um exemplo de como está sua JSP e como vc pretende usar esses dados no componente?
É que no JSF, pelo que entendi, vc usa managed beans pra definir sua lógica. Estes beans são disponibilizados pelo container para que vc possa acessá-los pela EL.
Sendo assim, tô imaginando vc usando scriptlet, definindo algum dado dentro deste scriplet e tentando acessar este dado pela EL no tal component.
Se for isso, há a possibilidade de vc redefinir sua lógica para usar apenas managed beans e EL? Já que o uso de scriplet, em geral, é desencorajado.
No mais, não seria apenas uma questão de fazer isso?
<%
String hello = "Hello";
%>
<h:outputText value = "<%= hello %>" />
Desculpe se falei besteira, é apenas que estou estudando JSF e me interessei pela questão!
As primeiras versões do JSF utilizavam JSPs, porém, geravam tantos problemas que o padrão adotado foi a de extended hypertext markup language, a famosa xhtml.
Xhtmls permitem a inclusão de marcadores xml junto a tags html, o que, para o objetivo do faces, encaixa como uma luva.
Outro ponto é que o faces precisa de managed beans e não de servlets e o acesso a coisas como HttpSession, HttpServletRequest e HttpServletResponse é um pouco diferente nos managed beans do que é numa servlet.
Portanto, como disse o @Diego_Sampaio, você precisará escolher entre jsps e servlets ou jsf e managed beans.
Consegui acessar os dados usando um Singleton. Só nao tenho certeza se esta é a forma correta.
O caso é o seguinte:
o sistema é em JSP (futuramente, conforme a necessidade, pode ser refeito com JSF.
existe um componente que se encaixa muito bem com o que eu procuro, que é o Organigram do PrimeFaces: www.primefaces.org/showcase/ui/data/organigram.xhtml
Adicionei o componente ao sistema usando frame. Comecei passando dados pela url que chama o frame.
(é a forma certa de se colocar um componente JSF dentro de uma pagina JSP?)
Meu intuito era receber o bean com os dados para popular o componente pelo request, mas nao consigo pegar nada dentro a session.
dá pra fazer isso?
Como disseram… ou vc usa JSP ou JSF… a forma de comunicacao entre um html e o java sao diferentes… um é action based (JSP e Servlets) e o outro é component based (JSF)
mais alguem?
alguma ideia alem do Singleton?