JSP com JSF

6 respostas
motta_tb

oi pessoal,

estou com uma pagina em JSP e quero usar um componente bem legal do JSF.

entretanto, para popular o componente JSF preciso de dados do JSP.

nao consigo acessar dados da sessao gravados pelo jsp. Como devo fazer?

6 Respostas

Diego_Sampaio

Cara ou voce usa jsp ou usa jsf

wldomiciano

Vc pode dar um exemplo de como está sua JSP e como vc pretende usar esses dados no componente?

É que no JSF, pelo que entendi, vc usa managed beans pra definir sua lógica. Estes beans são disponibilizados pelo container para que vc possa acessá-los pela EL.

Sendo assim, tô imaginando vc usando scriptlet, definindo algum dado dentro deste scriplet e tentando acessar este dado pela EL no tal component.

Se for isso, há a possibilidade de vc redefinir sua lógica para usar apenas managed beans e EL? Já que o uso de scriplet, em geral, é desencorajado.

No mais, não seria apenas uma questão de fazer isso?

<%
    String hello = "Hello";
%>

<h:outputText value = "<%= hello %>"  />

Desculpe se falei besteira, é apenas que estou estudando JSF e me interessei pela questão!

L

As primeiras versões do JSF utilizavam JSPs, porém, geravam tantos problemas que o padrão adotado foi a de extended hypertext markup language, a famosa xhtml.
Xhtmls permitem a inclusão de marcadores xml junto a tags html, o que, para o objetivo do faces, encaixa como uma luva.
Outro ponto é que o faces precisa de managed beans e não de servlets e o acesso a coisas como HttpSession, HttpServletRequest e HttpServletResponse é um pouco diferente nos managed beans do que é numa servlet.
Portanto, como disse o @Diego_Sampaio, você precisará escolher entre jsps e servlets ou jsf e managed beans.

motta_tb

Consegui acessar os dados usando um Singleton. Só nao tenho certeza se esta é a forma correta.

O caso é o seguinte:

o sistema é em JSP (futuramente, conforme a necessidade, pode ser refeito com JSF.

existe um componente que se encaixa muito bem com o que eu procuro, que é o Organigram do PrimeFaces: www.primefaces.org/showcase/ui/data/organigram.xhtml

Adicionei o componente ao sistema usando frame. Comecei passando dados pela url que chama o frame.
(é a forma certa de se colocar um componente JSF dentro de uma pagina JSP?)

Meu intuito era receber o bean com os dados para popular o componente pelo request, mas nao consigo pegar nada dentro a session.

dá pra fazer isso?

igor_ks

Como disseram… ou vc usa JSP ou JSF… a forma de comunicacao entre um html e o java sao diferentes… um é action based (JSP e Servlets) e o outro é component based (JSF)

motta_tb

mais alguem?

alguma ideia alem do Singleton?

Criado 2 de abril de 2017
Ultima resposta 12 de abr. de 2017
Respostas 6
Participantes 5