JSP com MySQL/SQL Server

10 respostas
G

Olá amigos gostaria de saber o que há de errado com meu código, pois a mensagem que aparece é que não esta conectado ao banco, tanto mysql ou sql server, o que mais tenho que fazer pois os drivers já estão todos certos e as databases existem. Já não sei mais o que fazer…

Obrigado

<%@page import="java.sql.*"%>
<html>
<head><title>Banco de Dados JSP</title></head>
<body>

<%/*
ResultSet res = stm.executeQuery("SELECT * FROM ator");
while(res.next()){
   out.println("cod: " + res.getString("codAtor"));
   out.println("<br />nome: " + res.getString("nomAtor"));
}*/
%>

<%
Connection connection = null; 
try 
{ 
   // Carregando o JDBC Driver 
   String driverName = "org.gjt.mm.mysql.Driver"; // MySQL MM JDBC driver 
//   String driverName = "com.microsoft.jdbc.sqlserver.SQLServerDriver"; // MySQL MM JDBC driver 
   Class.forName(driverName); 

// Criando a conexão com o Banco de Dados 
   String serverName = "localhost:3306"; 
//   String serverName = "c132"; 
   String mydatabase = "master"; 
   String url = "jdbc:mysql://" + serverName + "/" + mydatabase; // a JDBC url 
//   String url = "jdbc:microsoft:mssqlserver://" + serverName + "/" + mydatabase; // a JDBC url 
   String username = "SIGA"; 
   String password = "SIGA"; 
   connection = DriverManager.getConnection(url, username, password); 
}  

catch (ClassNotFoundException e) { 
   //Driver não encontrado 
   out.println("O driver expecificado <b>NÃO</b> foi encontrado."); 
}

catch (SQLException e){ 
   //Não está conseguindo se conectar ao banco 
   out.println("Não foi possível conectar ao <b>BANCO DE DADOS</b>"); 
}

%>

</body>
</html>

[size=“11”][color=“red”]* Editado: Lembre-se de utilizar BBCode em seus códigos - Reifel[/color][/size] :joia:

10 Respostas

C

Poste a mensagem de erro. :wink:

G

O erro é:
Não foi possível conectar ao BANCO DE DADOS. Só que pelo que vi esta tudo certo no fonte… ou não?

Obrigado

S

Olá …

manda imprimir o erro gerado pela exception e …,. talvez de alguma luz onde esta o erro!!

Abraços,

G

Não consegui identificar pois ainda não tenho muita prática, mas a mensagem do expection e, é:

Para conexão com o SQL Server
java.sql.SQLException: No suitable driver

Para conexão como o MySQL
java.sql.SQLException: Cannot connect to MySQL server on localhost:3306. Is there a MySQL server running on the machine/port you are trying to connect to? (java.lang.NumberFormatException)

Lembrando que os arquivos .jar tanto sql server quanto mysql estão na seguinte estrutura de diretorios:
C:\Tomcat\webapps\TCC\WEB-INF\lib*.jar (sqlserver e mysql)

Se alguem puder me ajudar, agradeço imensamente.

S

Bem …

vc jah verificou se o servidor mysql esta iniciado?
Painel de controle ->ferramentas administrativas ->serviços

Estou perguntando pq eu mesma jah esqueci de inciar o serviço  ....

Agora .. qnto ao sqlserver ... jah verificou o SP dele??Jah tentou colocar aquela opcao de autenticaçao mista??

abraços,

G

Oi…
Se eu não me engano o SP do sql é o 1. Agora com relação a autenticação mista, peço desculpas, mas não faço nem idéia onde verificar isso. Por acaso seria no Enterprise Manager?

Agora com relação ao MySQL ainda esta ocorrendo o mesmo erro… Troquei usuário, banco, etc… Mas não adiantou…

Abraços

giacometti

S

Olá …

SQLServer: vai na pagina do Microsoft e baixa o SP 3 do SQLServer ... e seu respectivo driver JDBC para ele.
 Senão me engano ... para mudar a autenticaçao vc tem que ir no enterprise manager ... btao dir no nome da base, escolha propriedades ...  tem uma aba de segurança .... agora tu tens que ver pois eu naum lembro onde especificamente muda isso.
 O pessoal do trabalho teve um problema parecido, e demoraram um tempão ate descobrir o que fazer. Eles fizeram exetamente o que eu te disse ... e funcionou!!  

MySQL: Que estranho ... pq eu entendi na exception que ele naum esta encontrando um servidor ativo na porta (3306) que vc esta tentando conectar ... vc consegue acessar a base local via query browser ou mysql control center ou similares?? A porta esta correta?!?!

Vou dar mais uma pesquisada … se achar alguma coisa eu te mando!!

Abraços,

G

Olá Marcella, desculpe te encomodar tanto. Mas veja o que eu fiz:

• Baixei o SP3 da MS e copiei os .jar para os devidos diretorios por exemplo C:\Tomcat\webapps\TCC\WEB-INF\lib. Verifiquei a segurança no Enterprise Manager e por fim o resultado foi java.sql.SQLException: No suitable driver

Quanto ao mysql passou a dar o seguinte erro
java.sql.SQLException: Communication failure during handshake. Is there a server running on localhost:3306. Isso depois que verifiquei algumas coisas.

Mas a prioridade é o SQL Server, pois isso faz parte da minha conclusão de curso na faculdade, os professores me ajudam muito pouco a solução esta vindo daqui mesmo, em especial sua ajuda.

Muito obrigado
giacometti

S

Olá …

estava dando uma olhadinha onde eu deixei os meus drivers JDBC na miinha maquina ... e eles estão ..\Tomcat 5.0\common\lib!! Tente colocar os seus tbm nesta pasta ... 
 Assim ... eh soh um palpite ... pq comecei com java faz pouco tempo!!! Mas quem sabe a gente naum acha a solução ...

Abraços,

G

Olá…

Fiz o que vc me pediu tanto para o MYSQL e SQL SERVER, e nada… não funcionou… mas estava vendo, não sei se tem algo haver, a versão do tomcat que estou usando é a 5.5.

O problema pode estar na máquina? Não é possivel já tentamos de tudo e nada…

:cry:

[ ] ’ s

Criado 7 de junho de 2005
Ultima resposta 9 de jun. de 2005
Respostas 10
Participantes 3