JSP - Duvidas, frameworks, livros e usar classe na minha pagina

Bom dia pessoal
Desenvolvo pra web a alguns anos sempre usando Python e ou PHP, desde o inicio desse ano começei a estudar java pela apostila do caelum e tbm pelo livro java como programar…
meu maior interesse em java é sem duvida o desenvolvimento web…
bom em primeiro lugar quero elogiar a aspotila da caelum faço Ciência da computação e semestre retrasado fiz uma cadeira de OO com java, a cadeira foi razoavel, mas confesso que a apostila da caelum é muito melhor do que o conteudo que vi no semestre inteiro…
inclusive mais detalhada do e com mais exemplos reais do que o conteudo que vi no semestre, enfim, agora gostária de inicar com desenvolvimento web e de cara notei que são inumeras as opções que tenho…
existem diversos frameworks!
E como estou muito cru ainda não vou usar nenhum framework, mas gostaria de saber do pessoal mais experiente quais os mais usados, prós e contras dos principais…
isso se não for pedir demais… :slight_smile:
há já ia esquecendo de um ponto importante, estou estudando “iniciando” pelo livro “Desenvolvendo na Web com JavaServer Pages”, alguem já usou esse livro? ele é bom?
alguem aconselha algum outro?

e de inicio to apanhando pra fazer o jsp reconhecer minhas classes, seguindo os posts aqui vi que tenho que por os *.class dentro do diretório WEB-INFO mas mesmo ali
ela não é reconhecida, vou colar a saida da console…
é uma classe super simples só mostra o nome setado pelo metodo setName…

Compiling 1 source file to /home/mrsantos/NetBeansProjects/Lugares/build/generated/classes
/home/mrsantos/NetBeansProjects/Lugares/build/generated/src/org/apache/jsp/index_jsp.java:6: package OlaMundo does not exist
import OlaMundo.*;

e no index.jsp to tentando usar ela da seguinte forma…

<%@page language="Java" import="OlaMundo.*" %>
	    <%
	    	OlaMundo ola = new OlaMundo();
                ola.setName("mrsantos");
		ola.showName();
	    %>

Caso alguem possa me ajudar com esse erro ou com as minhas duvidas acima fico grato, vlw galera…
abraços

Marcio

Parece que no import, ao invés de você colocar o pacote e o nome da sua classe, você colocou apenas o nome dela. E ainda o colocou como se a classe fosse um pacote.

Posta o código completo da sua classe OlaMundo.
Nela há a diretiva package? Esta diretiva é quem vai indicar o caminho da sua classe a ser colocado no import.

Ficará algo mais ou menos assim:

1. <%@page language=“Java” import=“pacote.OlaMundo” %>

Opa fvslistas
não coloquei o directiva nao…
bom estou postando ela pa vc dar uma olhada…

/**
 *
 * @author mrsantos
 */
public class OlaMundo {
	private String name ;

/**
	 * @return the nome
	 */
	public String getName() {
		return name;
	}

/**
	 * @param name the nome to set
	 */
	public void setName(String name) {
		this.name = name;
	}

public void showName()
	{
		System.out.println(this.name);
	}
}

É aconselhável que se ponha a classe dentro de um package qq q seja.
Não sei dizer se sem um package vai funcionar, entao seguem duas ideias.

(1) Esta eu não sei se vai funcionar. Tenta e manda o resultado:
Ponha OlaMundo dentro da pasta WEB-INF/classes.
Remova a linha <%@page language=“Java” import="…" %> de dentro do JSP.
Vamos ver no que dá.

(2) Esta ideia é o que eu aconselho.
Ponha o OlaMundo em um pacote qq. Exemplo: br.com.meuteste
<%@page language=“Java” import=“br.com.meuteste.OlaMundo” %>

Esta vai funcionar. Se não funcionar há alguma outra coisa de errado.

Posta aí os resultados.

[]'s.

Cara grato pela sua atenção e pela dica o problema era mesmo do pacote, segui sua segunda sugestão e funcionou perfeitamente…

Vlw, abraços

Marcio