JSP e J2SE/J2EE

Galera,

Não sei bem ao certo o que preciso instalado na máquina para trabalhar com JSP e acessar banco de dados MySQL. Com o Banco tudo bem, mas preciso do TomCat e qual das especificações, J2EE ou J2SE ?? Alguém aí trabalha com essa plataforma mas desenvolvendo com o DreamWeaver ?? Onde consigo informações sobre JSP, uma apostila, etc.
Algu´me pode me dizer bem ao certo quais as tecnologias que preciso instalar ?? Preciso de um IIS ou um Apache ?? O Apache a mais recomendado ?
Grato, muito grato …
Alexandre

Devagar, amigo Knob :slight_smile:

Você vai precisar do Tomcat e do J2Se SDK. se você vai usar Dreamweaver para fazer HTML, ok, mas para programar eu sugeriria algo como o Eclipse, do contrário a tendência é você se ferrar :wink:

AH, e não se esqueça que você só vai fazer besteira tentando aprender JSP antes de saber Java.

[]s

Olá !
Bom na verdade sei bem pouco sobre o Java, mas preciso ver algo com o JSP para apresentar algo na minha pós-graduação. Qual o melhor IDE, o Eclipse ou o NetBeans ?? Pq vc acha que vou me ferrar usando o dreamweaver para desenvolver JSP ? Gostaria de buscar/acessar uma base de dados e trazer no browse, faço isso com o PHP e o dream, não é +/- a mesma coisa ? Vc fala do eclipse para debugar minhas aplicações e não recair em erro com o Dream, é isso ?

Grato pela força …
Alexandre

[quote=“alexknob”]Olá !
Bom na verdade sei bem pouco sobre o Java, mas preciso ver algo com o JSP para apresentar algo na minha pós-graduação.
[/quote]

Ok

Nunca pergutne isto neste forum :wink: teste os dois e escolha o que melhor se adaptar, a tendência é voce começar com o Netbeans e passar ao Eclipse, mas isto vareeeeeia :slight_smile:

Por que o Dreamweaver é uma ferramenta visual para fazer itnerface web, não uma IDE :wink:

Mas é por aí, só que JSP não tem quase nada a ver com ASP ou PHP, você não vai sair por aí escrevendo código numa JSP [pelo menos não deveria fazer isso] dê umas olahdas em psots com dúvidas sobre JSP aqui e você vai ver. Basicamente: o DW serve pra escrever JSP, assim como o emacs, vi, KEdit, Edit ou qualquer outra coisa, mas ele vai te tendenciar a produzir código ruim :wink:

Se você fizer as coisas certinho, não vai rpecisar debugar muito JSP [exceto pelo maldito HTML]. Na verdade, você pode até usar o DW com JSP, mas sua JSP não deve ter código :wink:

A questão é: DW para escrever Java é um lixo comparado a uma IDE

[]s

Bom, então eu deveria escrever JSP num IDE para acessar BD e gerar dali html ?? Mas onde vou fazer o layout ? Posso então usar o Dream, certo ?

Calma!

1 - JSP não é código Java
2 - JSP não serve para fazer rotinas de código, serve apenas para gerar HTML dinâmico
3 - JSP não deve processar regra de negócio ou qualquer coisa não diretamente relacionada à geração de HTML

O rpocesso poderia ser:
1 - Com caso de uso, etc na mão, faça o projeto do sistema
2 - Crie as classes de negócio, defina as interfaces destas classes
3 - Faça o layout
4 - Faça o layout ficar dinâmico

Uma chamada vidna do usuário deve seguir o fluxo:

browser -> Servlet -> Classes de Negócio -> Servlet/JSP

O problema é que PHP e ASP são muito diferentes do desenvolvimento web em java, cuidado e procure bons tutoriais :wink:

[]s

Então uso o JSP para gerar páginas dinamicas e para acessar o BD faço com Servlets. É +/- isso ?

mais ou menos, colocar lógica no servlet tb não é legal. Se você quiser fazer login, por exemplo, pdoe usar um objeto x da classe GerenciadorLogin.

Seu servlet recebe a solicitação e faz algo como

boolean resultado = GerenciadorLogin.verificarLogin(request.getParameter("usuario"), request.getParameter("senha");

if (resultado==true)
   request.sendRedirect("sucesso.jsp");

...

[]s

Tenho uma aplicação .ear com dois .war’s dentro do mesmo. Gostaria de compartilhar um contexto entre esses dois projetos em uma sessão aberta. Até consigo, porém em outra máquina posso acessar esse contexto…
No WebSphere, temos um arquivo xml (ibm-application-etx.xml) que compartilha o contexto apenas na sessão aberta. Em outra máquina, não conseguirei visualizar o atributo do contexto anteriormente setado.

Gostaria de saber se existe alguma solução parecida para o Application Server da Sun?

Obrigado.

Eduardo

Eduardo,

Você encontra informações sobre cross-context do Tomcat no próprio site:

http://jakarta.apache.org/tomcat

Obs: Evite ‘reutilizar’ um tópico desta maneira, pois prejudica a organização do fórum. Tente abrir um outro tópico após aquela clássica olhada na API e no Google :wink:

[]s