JSP e JavaScript

olá!
Visto que uma página JSP é formada também por códigos em HTML, podemos substituir (ou usar junto) inserindo códigos JavaScript (assim como scriptles <%e%>)sem causar erros na compilação de uma classe (.java) em .class?
Gostaria de obter mais informações (artigos, tutoriais, algo desenvolvido utilizando JSP com JAvascript) sobre esta junção de Linguagens.
obrigada!!

bem-vinda ao Portal Java pri_web, claro q pode colocar javascript junto, o javascript nada mais é do q um conteudo executado pelo cliente, o browser, nada a ver com o jsp, executado pelo servidor… :slight_smile:

Pri_web, eu já usei javascript/HTML com jsp e compilou normalmente…
e também já usei só javascript/jsp

:wink:

Agradeço à vcs!
Ainda estou iniciando os estudos e quero desenvolver uma página que utilize as duas linguagens.
Assim que der andamento reotrno à vcs…

só lembrando q dentro dos scriptlets (<%%>) deve haver apenas código java, todo o código fora da tag é enviado para o browser e será interpretado como deve ser

da pra coloca javascript no servlet?
jsp é substituto do servlet?

achei mais facil usar jsp… pq usar servlet intaum?

quanta pergunta né… rsrss

valeuzzz!!
:cool:

sim, da pra colocar… (fica terrivel mas da)
nao entendi a segunda pergunta… .se jsp é substituido por servlet por baixo dos panos? se é isso, sim. hehe
ha varias situacoes em q se usar servlet é melhor, tudo aquilo q nao precisa de processamento visual na camada view por ex…

Rogoni, vc já denvolveu algum sistema utilizando swing, awt, etc. ?? Pois bem, nesse caso, o visual e o controle da interface é simples de ser implementado. No caso de aplicações web essa tarefa é mais difícil. JSP foi desenvolvido para tornar o desenvolvimento das interfaces WEB mais fácil: em vez de escrever código HTML dentro da servlet, vc escreve num arquivo “quase” HTML, facilitando o design. A Servlet é usada para controlar a interface, fazer a ligação da interface com a Fachada do sistema.