Jsp e jsf

8 respostas
C

Galera,
Sou totalmente inexperiente com Java para Web, gostaria de saber o seguinte:

• Existe relação entre JSP e JSF?

Valeu :wink:

8 Respostas

RichardVaugh

Cara, não sei te explicar direito, mas JSP é o formato que foi desenvolvido para trabalhar dinamicamente utilizando a linguagem java na própria página, que posteriormente é ‘traduzida’ para HTML por um contêiner jsp e servlet.
E JSF é um framework feito em java pra ser utilizado nessas páginas, você pode utilizar ele para a camada de visão e controle.

P

JSF é um framework Web que utiliza JSP como tecnologia de apresentação.

C

RichardVaugh:
Cara, não sei te explicar direito, mas JSP é o formato que foi desenvolvido para trabalhar dinamicamente utilizando a linguagem java na própria página, que posteriormente é ‘traduzida’ para HTML por um contêiner jsp e servlet.
E JSF é um framework feito em java pra ser utilizado nessas páginas, você pode utilizar ele para a camada de visão e controle.

Acho que entendi… :smiley:

É necessário eu saber JSP pra aprender JSF? e vice-versa?
Caso não tenham relação…
Qual é mais recomendado eu aprender?

Valeu² :wink:

Jair_Rillo_Junior

Caio,

Vá por partes. Primeiro aprenda Java (que eu acredito que você já saiba). Depois parta para o JSP e Servlets (e também aprenda os design pattern, como DAO, MVC e cia). Ai sim, comece a estudar os frameworks (como JSF, Struts, Hibernate e cia).

A caminhada é grande e inifita

RichardVaugh

Caio, é legal você ter uma base boa de JSP e Servlets antes de partir pro JSF, já que esse utiliza as bases da tecnologia web em java.
E Claro, é legal também ter uma base melhor ainda de Java.

C

Jair Rillo Junior:
Caio,

Vá por partes. Primeiro aprenda Java (que eu acredito que você já saiba). Depois parta para o JSP e Servlets (e também aprenda os design pattern, como DAO, MVC e cia). Ai sim, comece a estudar os frameworks (como JSF, Struts, Hibernate e cia).

A caminhada é grande e inifita

RichardVaugh:
Caio,

Caio, é legal você ter uma base boa de JSP e Servlets antes de partir pro JSF, já que esse utiliza as bases da tecnologia web em java.
E Claro, é legal também ter uma base melhor ainda de Java.

Entendi, no caso seria uma progressão?

Tirei SCJP 6 no final do ano de 2008, agora vou ver se me aventuro no mundo web.

Recomendações de livros?

Valeu pela ajuda galera!! :smiley:

Marcio_Nogueira

Diria que cada etapa seria equivalente a um degrau na obtenção do conhecimento desejado.
Vamos dividir o aprendizado nas sequintes etapas:
etapa 0: Orientação a Objetos (OO)
etapa 1: java básico
etapa 2: jsp e servlet
etapa 3: jsf
Digamos que esta sequência seja a mais “natural” para o processo de aprendizado.
Um abraço, boa sorte. :wink:

RichardVaugh

Livros. Os bons que lembro inicialmente são esses:
-Use a Cabeça - JSP e Servlets
-Core JSF

Criado 12 de janeiro de 2009
Ultima resposta 12 de jan. de 2009
Respostas 8
Participantes 5