JSP é melhor do que um SERVLET

13 respostas
java

Amigos já estou há algum tempo estudando java, venho de ASP… PHP… COLDFUSION ou seja estou acostumado com linguagens SCRIPTS… não sei se isso influenciou minha opinião em “achar que JSP é mais prático do que um SERVLET”

Detalhe, usei apenas o bloco de notas para gerar códigos…

Notei que em SERVLET é muito mais penoso para se contruir uma aplicação web que no final das contas vai responder o html…

Em JSP eu posso ter os scripts java embutidos no html ou também fazer com que o JSP responda todas as tags html…

até este momento estou vendo que JSP é melhor do que SERVLET…

algum colega tem uma opinião “embasada” diferente?

13 Respostas

maquiavelbona

Já ouviste falar em MVC ? Se sim, não terias o mesmo pensamento.

Até!

Eduardo_Bregaida

Vc pode criar aplicações só com servlets ou só com JSP, mas p/ seguir o MVC, vc une os 2 separando a camada visual da camada de negócios, oq deixa seu codigo mais elegante :smiley:

Pilantra

Bom, não sei se é melhor, acho que os dois fazem a mesma coisa. Mas JSP é muito mais fácil e rápido pra desenvolver.

maquiavelbona

Quando vocês acharam que estudaram Java/JSP/Servlets, vocês prestaram a atenção para o que cada um servia? Ou vocês acharam melhor pular essa parte?

Até!

Pedrosa

Conforme os amigos citaram acima, de uma estudada em MVC que propoe a separação em camadas, o JSP não deve ter nada mais que resultados HTML, deixando para as classes as regras de negócio, nem mesmo uma Servlet deve conter essas regras.

De uma lida nesse material, e as coisas ficaram bem mais claras:

P

Com o java veio a utilização de formas “pensadas” de se resolver problemas o que não acontece com com as outras linguagens e principalmente com o ASP/PHP. E o JSP não é melhor e nem pior que um Servlet, cada um tem o seu papel em um desenvolvimento bem elaborado e pensado. Cuidado em ir pro java e ficar pensando da mesma forma quando trabalhava com ASP/PHP !!!

Pedrosa

Isso é relativo nada te impede no ASP e no PHP de trabalhar corretamente em camadas, no caso do ASP é possível isolar as regras de negócios em componentes VB, e no PHP existem classes também o que pode proporcionar o separamento lógico em camadas.

evandroshx

cara, JSP não é melhor e nem pior do que uma Servlet. Na verdade JSP é uma Servlet no fim das contas.

Cria um projeto web e publica ele em um servidor web, no Tomcat por exemplo. Quando estiver executando vá em:

<Diretório do tomcat>\work\Catalina\localhost

e veja o que o servidor fez com sua pagina JSP. Provavelmente, se você criou uma página chamada Teste.jsp ele terá gerado a teste_jsp.java que é uma Servlet.

O JSP sugiu para facilitar o desenvolvimento de uma Servlet mas no final ele é transformado em uma Servlet para poder ser executado.

O melhor mesmo é trabalhar como o pessoal postou aqui, em camadas, ou seja, JSP para facilitar a implementação da interface HTML e as Servlets para tratar suas requisições.

Falow.

M

JSP = Servlet com HTML mais amigavel
(sim, q analogia tosca essa) :slight_smile:

flw.

M

Bah, como q a pago o coment tosco ali de cima?
huiahauha

Enfim… vamos ao q interessa.

Comercialmente falando, nunca vi uma empresa com algum entendimento da tecnologia q fizesse um sistema SÓ em JSP. O mais padrão… é utilizar MVC ou algum framework q encapsule isso. Assim vc tem mais segurança, escalabilidade e facilita a manutenção do sistema (esqueci a palavra… mautenciabilidade ??). Vc pode fazer isso na unha tb, o q pode ser feito utilizando servlets, JSPs e DAOs…

Espero ter ajudado dessa vez :).

flw.

ramilani12

A JSP nasceu para suprir a deficiência do Servlet na questão do HTML somente isso , imagine construir uma pagina HTMl dentro do Servlet?

Loucura não?! :shock:

W

Loucura não?!
Loucura é vc. desenvolver em MVC e seu colega de projeto ainda usar scriptlets e achar que vc. deve trabalhar da mesma forma.

maquiavelbona

Loucura é você ter um sistema de conteúdo feito em Java e o cliente reclamar que não funciona a página PHP que ele arbitrariamente “upou” no sistema.

Na apostila da Caelum que lhes informaram tem o necessário para se começar a programar para Web sem a necessidade de pseudo-comparações.

Até!

Criado 9 de agosto de 2007
Ultima resposta 9 de ago. de 2007
Respostas 13
Participantes 10