JSP e Servlet contra Ajax e Python?

Por mera ignorancia de minha parte, gostaria de saber o seguinte:

Páginas JSP e/ ou Servlet podem ser diretamente comparadas com Ajax e Phthon ? ou são coisas com propósitos diferentes?

Melhor ainda, Ajax pode SUBSTITUIR o Java para desenvolver páginas Web ou esta tal Web 2.0 não tem todas as capacidades ?

:roll: :roll: :roll:

Na minha opinião não dá para comparar eles. Alias, acho que o ideal além de usar JSP/Servlet (ou algum framework MVC) você também pode e deve usar AJAX para alguns/vários casos, ou seja, eles podem trabalhar juntos.

É tudo questão de analisar os requisitos, existem alguns casos que você usa apenas JSP/Servlet resolve, outros Python resolve, outros é melhor PHP, em outros é melhor usar EJB, em outros é… e assim por diante

Tá certo, então o Ajax seria só um complemento, fornecendo recursos de programação sem a necessidade de atualizar a página. Então não é concorrente do Java…

é possivel com Ajax acessar diretamente um banco de dados ou criar aplicações distribuidas? :?: me parece que este é o ponto crucial.

Ah! Mas do Pyton ainda não entendi nada. Ele é ou não concorrente do Java para criar páginas dinâmicas?

Não entrando no campo de quem é mais indicado para cada caso.

Não, AJAX é JavaScript e roda no lado cliente (no navegador) e não pode fazer isso.

Python é um concorrente do Java, assim como PHP, Ruby, Perl, CGI, ASP, ASP.NET, Smalltalk e tods as milhares de outras linguagens de programação com extensões pra web também o são.

É que li em algum lugar que Python era linguagem de scripts…
Pelo que você disse então ele é server-side, certo?

Alguma vantagem e desvantagem comprando com o JEE ?