JSP e Servlet

Olá pessoal,

Sou um iniciante em JSP + servlet e to com uns problemas.
To trabalhando em cima de um ambiente de desenvolvimento web.
Mas quando inicio ele e tento acessar um JSP específica dentro dele, da um erro na minha tela.

Só essa parte da erro, por isso que acho que é algo no JSP ligado a algum servlet meu.
O ambiente usa JDK 1.4, mais o TomCat 5.5 e o Banco de dados MySQL.

O erro é o seguinte…

Bom… a classe que da o pau é a WebGAGGUIManager, que é uma classe que starta um servlet meu com uma “public void init()” que parece iniciar sem problemas, mas quando chega no método “handleEvent()” buga tudo.

Alguém já passou pelo erro acima e sabe de algo que eu possa fazer para resolver esse probleminha?

Grato! :?

dê uma olhada nessa sua servlet que ela deve estar imprimindo alguma coisa para o cliente e tentando dar um forward depois. ou vc imprime algo ou dá o forward.
a exception acima acontece nesses casos…

Serio, isso que você falou para mim saiu até na Java Magazine desse mês.
Desculpa por não ter postado mais cedo.
Fiquei analisando minha classe aqui e pelo que estou observando ela não tem nenhuma impressão para o cliente antes do forward.

O que ela faz antes do forward é:

req.removeAttribute( "retPage" );	// para nao recarregar este evento novamente

//dispacha a requisicao para a pagina de retorno especificada.
		//possivelmente uma view page (JSP)
		req.getRequestDispatcher( retPage ).forward( req, res );

//res.sendRedirect(retPage);

return;

}

O erro que o TomCat acusa é exatamente na linha 270 dessa classe que é a linha do forward.
Como você me disse e vi na revista, o IllegalStateException é gerado na tentativa de uma chamada out.print() out.println() antes do método forward. O que não acontece…
Mais acima no meu código, o que acontece é…

int evt = //recebendo o evento a ser chamado
		//captura o rotulo associado ao evento 
		String labelEvent		= CEvent.getEventLabel( evt );
		String nameController  =   this.discoverGAGControllerByEventLabel( labelEvent ); // te garanto que essa função não faz nenhum out.print, ela só retorna o nome do Controller a ser chamado
		String retPage = req.getParameter( "retPage" ); 

Depois disso ela executa aqueles primeiros codigos que coloquei no incio do meu post, onde tem o forward.
Como você pode ver, não tem nenhum metodo de escrita.

Sabe me dizer o que poderia estar gerando isso?
Creio que seja algo que esta fazendo o buffer estourar e não conseguir dar o forward.

Na Java Megazine inclusive ele mostra a possibilidade de usar o:

response.sendRedirect(retPage);

Mas testei e deu um outro erro. Que suspeito acontecer por que o fluxo de dados volta para o cliente, o contrário do .forward() que o fluxo de execução permanece no servidor.

Estão bem vindas todas as ajudas.
As mais bobas eu aceito.

Antecipadamente, Obrigado pessoal!

Só uma coisa importante a ser citada.

Meu código funcionava no TomCat 4.4

E agora no TomCat 5 não funciona.

Será que alguma coisa relacionada ao TomCat fez bugar meu code?

Help-me! :cry: Obrigado pessoal!