JSP e Servlets. Prós e contras

Ola galera,.
Sou iniciante em java e to pesquisando bastante no PJ, to com uma duvida de conseito de JSP e servlets.
O caso é que tenho uma opiniao de um profissional java que recomenda usar os dois ate por questoes de padrao (Gosto mais desta maneira), Só que tem uma segunda opiniao de um profissional tb q diz q os dois fazem a mesma coisa, q é tudo igual.
Agora quero a opiniao de voces. Qual é a verdade? Tanto faz mesmo?
Usando somente o jsp, atingirei os mesmos recursos que usando os dois juntos? Ele da conta do recado? … quer dizer é so uma questao de padroes da sun?

Isto e mentira, pois com jsp puro nao havera uma divisao de trabalho pois os programadores java teram que incorporam codigo java em paginas JSP para prover funcionalidades especificas atraves de scriplets, a combinacao de grandes quantidades de codigo java com html em paginas JSP conduz a aplicacoes dificeis de manter e estender.

JSP/SERVLET - combinacao de servlets, paginas JSP nao e tambem o ideal mas e algo aceitavel.

De uma olhada nesse tutorial que achei na net http://nuflash.com.br/arquivos/000037.php

Isto e mentira, pois com jsp puro nao havera uma divisao de trabalho pois os programadores java teram que incorporam codigo java em paginas JSP para prover funcionalidades especificas atraves de scriplets, a combinacao de grandes quantidades de codigo java com html em paginas JSP conduz a aplicacoes dificeis de manter e estender.

JSP/SERVLET - combinacao de servlets, paginas JSP nao e tambem o ideal mas e algo aceitavel.

De uma olhada nesse tutorial que achei na net sobre MVC http://nuflash.com.br/arquivos/000037.php

Mas usando somente JSP terei os mesmos recursos? Esquecendo reusabilidade. Estou falando parte tecnica mesmo.

Outra coisa se JSP/ SERVLET nao é ideal oq é iseal para a net em java?

Sim, JSP/Servlet/Bean

de uma pesquisada em mvc

Olá,

Teóricamente, tudo que se faz com JSP se faz com Servlets e vice-versa. Na verdade, toda página JSP é transformada num Servlet em tempo de compilação. O JSP surgiu depois, somente para facilitar a vida dos programadores. E FACILITA MUITO!!!

Hoje, usamos servlets para controlar o fluxo entre as páginas e chamar as classes qua guardam as regras de negócio. Já JSP é usada para exibir resultados dinâmicos. Resumindo:

Servlets -> Controller
JSP -> View

:wink:

Entao o ideal mesmo é usar a combinação dos dois né?
Dai ganho tambem em reusabilidade. '~ao é isto?

Valeu a dica queda de cabelo precoce é embacado, rsrs (mau de programador.)
Ops … Recaptulando!
Estou procurando na net.

Valeu

Dei uma lida por ai e descobri este negocio de Framwork. É ótimo mas não para mim neste momento, estou aprendendo a programar ainda se pego uma ferramenta destas, vou ter dificuldades na ferramenta e na linguagem, e dai vou acabr aprendendo a ferramenta e nao a linguegem.
Por hora quero fazer tudo na unha (To usando o jCretor inclusive.)

A minha duvida mesmo é , se sera mais facil usar a combinação de JSP/ SERVLET/ BEANS. Ou se somente JSP. Dai depois vou mudando. (Sou iniciante)

com certeza agora q tu esta começando, vai achar mais facil e simples usar jsp direto, mas acostume-se com o conceito de MVC… não tem jeito de tu fazer um sistema legalzinho só com <% %> … :roll:

Ta certo então.
Vou apanhar logo agora Mais vou fazer a coisa certa.

Valeu gente. To por ai pra ser ajudado e se puder tambem ajudar.

Se vc não fizer a coisa bem feita, tudo que vc pensa estar ganhando, como reusabilidade, legibilidade, seguir o padrão MVC, divisão de responsabilidades …pode estar indo pras cucuias…
Não que vc não deva utilizar os 2, mas dê mais uma pesquisada… vc vai encontrar frameworks que vão te ajudar bem mais, vc vai trabalhar menos, seu código vai ficar mais legivel, e vc vai evitar a queda de cabelo precoce.