JSP e SERVLETS

Alguem poderia me dizer qual a diferença de JSP e SERVLETS?

Grato :smiley:

Olá Retalhador

Estou apenas começando com isso, mas no que eu entendi, no final das contas o servidor transforma a jsp numa servlet…

Então, é basicamente o jeito de fazer cada uma que difere… a jsp é mais fácil de fazer, pois você mistura o java com o html (algo parecido com o que acontece no php).

Falou!

off-topic: sabia que vai passar o filme do Samurai X no Cartoon nesse Sábado às 6:00 PM… e o pior é que estarei trabalhando ¬__¬

:slight_smile:

[quote]off-topic: sabia que vai passar o filme do Samurai X no Cartoon nesse Sábado às 6:00 PM… e o pior é que estarei trabalhando ¬__¬

É eu fiquei sabendo!

Valeu! :slight_smile: [/quote]

O ideal é que no JSP você trabalhe apenas a parte de apresentação dos dados, no servlet você fará o controle de fluxo do seu site, e apartir dele, também realizará as transações com banco por exemplo.

Na verdadde umá página JSP após compilada se torna um Servlet.

É interessante que você dê uma pesquisada sobre MVC (Model, View, Control) que é uma arquitetura muito usada, e apartir dela você vai distinguir bem o que é um Servlet, uma JSP, e pra que serve cada um.

Pesquise no GUJ pois existem muitos tópicos que abordam este tema.

Gustavo Guilherme BacK

[quote=“dudaskank”]Olá Retalhador

Estou apenas começando com isso, mas no que eu entendi, no final das contas o servidor transforma a jsp numa servlet…

Então, é basicamente o jeito de fazer cada uma que difere… a jsp é mais fácil de fazer, pois você mistura o java com o html (algo parecido com o que acontece no php).

Falou!

off-topic: sabia que vai passar o filme do Samurai X no Cartoon nesse Sábado às 6:00 PM… e o pior é que estarei trabalhando ¬__¬

^__^[/quote]

Misturando java com html é uma má prática você estará matando a camada de apresentação, para resolver esse problema umas das soluções é utilizar um template engine (Velocity,Freemarker) ou JSP com JSTL.

Um post muito bom : http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?p=22155&highlight=#22155