Jsp e Servlets

Olá pessoal.

Estou começando a estudar Java 2 EE, mais precisamente JSP e Servlets e me veio uma dúvida.

Andei vendo alguns Frameworks como VRaptor, Struts, JSF e Mentawai e queria perguntar.

Todos eles usam jsp e Servlet por debaixo dos panos ?

Tipo compensa eu entender a fundo de JSP e Servlets para depois aprender estes frameworks ou eles são meio que uma evolução de JSP e Servlets ?

Grato a todos.

Sim, esses frameworks usam servlet por baixo dos panos. Eu conheço bem Struts e JSF, mas certamente o VRaptor e o Mentawai seguem o mesmo esquema.

Sobre estes dois eles são frameworks que ajudam na camada de apresentação, i.e., você tem que aprender JSP, pois o que eles fazem é facilitar a utilização do Servlet e te dar mais recursos para tratar as informações que você envia e recebe.

Minha dica: estude muito JSP e também Servlet, pois assim você conhcerá o funcionamento dos fmks. Além disso você acabará usando Servlet mais cedo ou mais tarde.

Valeu pessoal era o que eu desconfiava, “Servlet é a base de tudo em Java 2 EE”, mais é sempre bom ouvir a opnião dos outros

Grato a todos.

AndrewAguiar
Minha dica é que vc entenda Servlets e JSP, pois ao utilizar os Frameworks vc saberá exatamente o que está acontecendo por “debaixo dos panos”.

E tambem será util quando vc for tirar a Certificacao Web.

abracos