Jsp + java + banco

6 respostas
R

eu sou novo em JSP, tenho 2 perguntas muito básicas

eu queria saber se tem algum jeito de se livrar, ao menos de inicio, de mvc/struts, pois o que preciso fazer é de certa forma simples. ou seja, queria saber se tem como usar uma JSP diretamente com uma classe java, mas sem precisar de todo esse padrao e arquivos xml de configuracao, sem precisar daquela pasta web-inf… o que eu pretendo fazer é usar o JSP como um formulario, e que inclui as informacoes no banco ao apertar o botao.

a segunda pergunta é sobre como visualizar qualquer JSP no navegador, nem que seja so um texto de teste nele. é so rodar tipo o tomcat, colocar o jsp na pasta webapps/root e ai chamar o jsp pelo navegador? ou tem alguma maneira melhor / mais rapida?

agradeço logo algum comentario

6 Respostas

finotti

racelike,

é possível desenvolver pra WEB sem usar o padrão MVC ou qualquer framework.
Você pode inserir código java diretamente na página JSP utilizando scriptlets <%%>. (isso não é aconselhável, mas pode ser útil durante o aprendizado)

Quanto à estrutura do projeto, não tem como fugir…
Você terá que seguir a estrutura de pastas, TOMCAT_HOME >> webapps >> seuProjeto >> WEB-INF

Sobre a segunda pergunta:
Após instalar o tomcat e definir a variável de ambiente TOMCAT_HOME, crie uma página HTML pra fazer o teste. Salve esse arquivo como teste.html na raíz do seuProjeto.

&lt;HTML&gt;
&lt;HEAD&gt; &lt;TITLE&gt; TESTE TOMCAT &lt;/HEAD&gt; &lt;/TITLE&gt;
&lt;BODY&gt;
&lt;H1&gt; TESTE TOMCAT &lt;/H1&gt;
&lt;/BODY&gt;
&lt;/HTML&gt;

Após iniciar o Tomcat, acesse a página pelo URL http://localhost:8080/seuProjeto/teste.html

Sugiro que você leia um tutorial sobre Java para WEB.

R

ok, valeu mesmo. vou ler alguns tutoriais

só um detalhe do teste do tomcat, deu certo, mas pro ‘projeto’ que eu criei funcionar, ou seja, entrar no path das aplicacoes do tomcat manager, eu precisei do web.xml, simplesmente copiei esse arquivo do root/web-inf e coloquei no meuprojeto/web-inf. Aí então apareceu a pagina.

no entanto, depois que eu deletei esse web.xml, só pra ver no que dava, ai continuou ok, mesmo dando reload.

sao esses detalhes que me deixam parecido com um usuario reclamão, achando que esse lance de desenvolvimento web é o maior erro da computacao…mas eu vou aprender.

R

eu queria saber, mais especificamente, se atraves de um formulario em um JSP, eu posso colocar no action desse formulario apontando para uma classe java. Mas sem ser aquele action do tipo action=“arquivo.do”

esse .do (que é do struts né) é o que eu queria saber se é possivel evitar

marcelo_mococa

a resposta é sim…

a tua classe java será uma servlet, que vc terá que mapeá-la na web.xml.
Depois é só colocar na action do form o nome que vc deixou mapeado no teu web.xml.
Depois é so pegar os dados do formulário na servlet e brincar…

T+

R

valeu. vou tentar

Apoan

E qdo a pasta do meu projeto não aparece em Tomcat>webbpss?

Criado 2 de agosto de 2005
Ultima resposta 20 de set. de 2011
Respostas 6
Participantes 4