Jsp + java + banco

6 respostas
R

eu sou novo em JSP, tenho 2 perguntas muito básicas

eu queria saber se tem algum jeito de se livrar, ao menos de inicio, de mvc/struts, pois o que preciso fazer é de certa forma simples. ou seja, queria saber se tem como usar uma JSP diretamente com uma classe java, mas sem precisar de todo esse padrao e arquivos xml de configuracao, sem precisar daquela pasta web-inf… o que eu pretendo fazer é usar o JSP como um formulario, e que inclui as informacoes no banco ao apertar o botao.

a segunda pergunta é sobre como visualizar qualquer JSP no navegador, nem que seja so um texto de teste nele. é so rodar tipo o tomcat, colocar o jsp na pasta webapps/root e ai chamar o jsp pelo navegador? ou tem alguma maneira melhor / mais rapida?

agradeço logo algum comentario

6 Respostas

finotti

racelike,

é possível desenvolver pra WEB sem usar o padrão MVC ou qualquer framework.
Você pode inserir código java diretamente na página JSP utilizando scriptlets <%%>. (isso não é aconselhável, mas pode ser útil durante o aprendizado)

Quanto à estrutura do projeto, não tem como fugir…
Você terá que seguir a estrutura de pastas, TOMCAT_HOME >> webapps >> seuProjeto >> WEB-INF

Sobre a segunda pergunta:
Após instalar o tomcat e definir a variável de ambiente TOMCAT_HOME, crie uma página HTML pra fazer o teste. Salve esse arquivo como teste.html na raíz do seuProjeto.

&lt;HTML&gt;
&lt;HEAD&gt; &lt;TITLE&gt; TESTE TOMCAT &lt;/HEAD&gt; &lt;/TITLE&gt;
&lt;BODY&gt;
&lt;H1&gt; TESTE TOMCAT &lt;/H1&gt;
&lt;/BODY&gt;
&lt;/HTML&gt;

Após iniciar o Tomcat, acesse a página pelo URL http://localhost:8080/seuProjeto/teste.html

Sugiro que você leia um tutorial sobre Java para WEB.

R

ok, valeu mesmo. vou ler alguns tutoriais