JSP + Javabeans e Servlets - Iniciante no Java

1 resposta
virok

Boa Tarde pessoal , sou programador Asp a 3 anos e estou aprendendo Java (JSP).

Tenho algumas dúvidas, pois como estou acostumado com o ?Scriptles? do ASP, eu não quero fazer isso no JSP,pois sei que não é uma boa prática.

Vou falar como tenho feito minhas aplicações em Java e gostaria de sugestões e dicas de vocês, as principio que usar só o JSP + Javabeans e Servlets.

A principio eu tenho feito classes para algumas tabelas principais do meu sistema, e nessas classes tem os métodos de listar, editar, excluir e inserir no banco…

Daí normalmente os métodos retornam result set´s que eu uso direto no JSP (Listagem dos itens de uma tabela por exemplo), eu também costumo pegar as informações via request , direto no jsp… seria ocaso de eu colocar esses ?Request´s? em um servlet? Até que ponto eu posso evitar colocar ?Scriptless? no meu JSP?

OBS: eu sei que existem vários frameworks e lance de tablib, strunts etc… mas a principio quero aprender usando apenas JSP + javabeans + Servlet e JDBC :lol:

Obrigado,

1 Resposta

sunshine

primeiro você deve entender bem o conceito de mvc bem claro

se você deseja fazer “no braço” (sem um framework) utilize servlets como o “C” (controller) e os jsp´s serão o “V” (view)

para evitar scriptlets utilize EL (Expression Language), porém elas são limitadas

mas para aprender e entender bem o que está fazendo tenho uma sugestão

Criado 26 de março de 2007
Ultima resposta 26 de mar. de 2007
Respostas 1
Participantes 2