Estou começando também. Estou lendo o livro da Kathy, realmente muito bom, recomendo.
Bom, provavelmente vai aparecer alguém com uma melhor definição que a minha, mas vamos lá:
JSP: Uma página html comum que permite o uso de código java (famosos scriptlets). Obviamente com a extesão JSP.
Servlet: “Servidorzinho”. Nada mais é do que um programa escrito em java. Implementa a interface Servlet, o que faz com que o programa possa ser interpretado pelo container de servlets. Li isso aqui em algum lugar: “Um servlet está para um WEB server assim como um Applet está para um browser”. Ou seja, uma aplicação java que fornece um serviço específico. Achei essa definição muito boa!
JSTL: Uma biblioteca de tags que permite escrever a lógica de um programa java sem usar a linguagem java. Acho que a idéia dele é facilitar a vida dos frutas…digo…web designers que não manjam nada de java.
TagLib…acho que ainda não cheguei nessa capítulo…hehehehe.
zoren
Taglib são bibliotecas de tags, são alguns métodos feitos em java pra facilitar o uso nas páginas jsp
você usa eles estilo o JSTL
<minhatag:função
recomendo também a apostila da Caelum
GouverMXT
julioc
Recomendo este livro para vc compreender.
Titulo: Desenvolvendo Aplicações Web com JSF,SERVLETS, JAVA SERVER FACES, HIBERNATE, EJB3 PERSISTENCE E AJAX
Editora: Ciencia Moderna
Autor: Edição Gonçalves.
Até Mais
will_guitar_admfar
Blz,
Servlets = Classes java que recebem 2 parametros da request e response, no qual vc consegue enxergar todos os dados da requisição do cliente
Jsp = A mesma coisa porem é escrito juntamente com tags html, javaScript…
Jstl = A mesma coisa que Jsp porem mais organizada, parecida com html, proporciona ao desenvolvedor uma visão melhor de seu codigo
Jstl = São TagLig um padrao de desenvolvimento WEB
Servlet é uma tecnologia java para html dinâmico, através de uma requisição o servlet container pega a instância da servlet chamando o método que vc sobreescreveu - service,doGet,doPost - que gera uma resposta que é passada ao usuário.
JSP tb é para uso de html dinâmico, é onde vc coloca o html diretamente e usa o código java através das scriplets.
JSTL é uma api com bibliotecas de tags adicionais ao jsp, essas tags encapsulam os comandos java.