Olá…
estou com o seguinte problema… não consigo configurar o oracle pra funcionar através do jsp.
Fiz um teste dentro do eclipse, e assim consigo fazer a inserção do registro… mas quando tento fazer a mesma coisa no jsp, me dá erro:
“java.sql.SQLException: oracle.jdbc.driver.OracleDriver”
O que preciso fazer pra configurar o oracle no jsp?
obrigada,
Dani.
Depende de onde você está rodando o JSP, se é no Tomcat, no WebSphere, no WebLogic, no OC4J, no Sun Java App Server, no Resin etc.
Às vezes é suficiente copiar o driver do Oracle em WEB-INF/lib, mas (principalmente se você estiver usando o driver OCI, não o Thin) é preciso verificar exatamente como se faz.
estou rodando pelo Tomcat…
coloquei um arquivo zipado que tem os arquivos oracle necessários dentro desta pasta (WEB-INF/lib), mas não funcionou…
Qual é o nome do tal arquivo zipado? Ele contém outros arquivos .jar dentro dele, ou é só .class?
Bom, deveria funcionar se você estiver usando o “Thin Driver”. Como é a string de conexão que você usa? É algo que tem a palavra “thin” no meio, ou a palavra “oci”?
(Tem gente que recomenda usar “ojdbc14.jar” em vez desse “classes12”, mas não é por causa dele que vai parar de funcionar. Ou não?)
Por via das dúvidas, como não sei se o Tomcat reconhece arquivos .zip (eu sei que ele reconhece arquivos .jar), experimente fazer uma de duas coisas:
- Arranje o arquivo “ojdbc14.jar” - a solução melhor;
- ou então renomeie “classes12.zip” para “classes12.jar”.
Eu trabalho com oracle e uso o “ojdbc14.jar” e funciona certinho, mesmo de uma jsp.
valeu…
renomeei o arquivo classes12.jar daí funcionou!
obrigada,
Dani.