tenho algum conhecimento de JSP. Fiz algumas paginas usando o apoio desse script. Penso em comecar a estudar PHP e deixar um pouco de lado o JSP.
Alguem que conheca PHP e JSP poderia fazer qualquer comentario sobre a minha posicao ? Seria vantajoso ? Quais sao as vantagens e desvantagens entre os dois ? :roll:
Meu velho, é interessante que vc aprenda, pois conhecimento nunca é demais.
as vezes tem clientes que querem sistemas em php, pois para treinar o pessoal da empresa é mais barato e facil, ai me aproveito do conhecimento previo que possuo.
apesar que hoje em dia quase nao pego sistema em php e se o cliente sugerir eu tento induzir a fazer em java
se é para estudar estude, mais sempre de mais enfase a java, pois o mercado lhe recompensará melhor.
espero ter ajudado;
Veja bem, se você for trabalhar com pequenas aplicações o PHP pode ser uma boa alternativa. Agora se for trabalhar com aplicações médias ou grande, o JSP, desempenha muito bem a função, sem contar que o JSP, foi feito para todos os níveis de aplicações. O PHP fica restritro a somentes a aplicações de pequeno porte. 8)
JSP, apesar de de suportar os afamados scriptlets, foi feito para ser usado na camada view da aplicação. Jamais se deve fazer um sistema só em jsp (é, isso vale pro sistema ali pra padaria do manuel também… quanto mais ‘médios e grandes’).
Se eu to falando grego, acho uma boa idéia procurar e ler sobre design patterns, J2EE, etc… não canso de recomendar o J2EE Design And Development, do Rod Johnson.
PHP? Ah, tudo bem… conhecimento nunca é demais. Mas Python ou Ruby tão mais na moda.
Abraço,
Bruno
É interessante vc conhecer novas ferramentas.
Eu particularmente, não achei fácil entender a “orientação objeto” do php.
Java, é bem melhor!
Se quer ficar rico: Java, .net, ruby, python
se quer passar fome e não ter emprego: php
Desenvolvimento agil e sem muita complexidade PHP, caso queira algo mais extruturado JEE olhe esses frameworks:
http://www.vraptor.org/pt/
http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=98634&package_id=202055&release_id=443838
Total engano seu. O PHP é amplamente utilizado em aplicações de grande porte, sendo muito utilizado por empresas bem grandes. Eu mesmo trabalho com PHP ha anos, conheço bem o poder desta linguagem, e te garanto que projetos tão bons quanto em JSP podem ser desenvolvidos…É aquela coisa, a tecnologia é mera ferramenta nas mãos de profissionais competentes…esse sim faz a diferença.
[]´s
Carlos
Total engano seu. O PHP é amplamente utilizado em aplicações de grande porte, sendo muito utilizado por empresas bem grandes. Eu mesmo trabalho com PHP ha anos, conheço bem o poder desta linguagem, e te garanto que projetos tão bons quanto em JSP podem ser desenvolvidos…É aquela coisa, a tecnologia é mera ferramenta nas mãos de profissionais competentes…esse sim faz a diferença.
[]´s
Carlos[/quote]
Posso estar enganado, mas é meu ponto de vista! Não posso lhe dizer, se não sou competente, pois não sei se você é, dai não sei se posso contar com você, para certas coisas aqui. Acho que competencia não é acreditar que tal linguagem, funciona bem em mãos de poucos ou de muitos. E sim o que ela pode vim a fazer pelo cliente. E isso vai depender do cliente. Talvez os seus clientes, gostem do PHP, porque você deve ser competente, e não pelo que a linguagem lhe propociona. 8)
[]´s
Carlos[/quote]
Posso estar enganado, mas é meu ponto de vista! Não posso lhe dizer, se não sou competente, pois não sei se você é, dai não sei se posso contar com você, para certas coisas aqui. Acho que competencia não é acreditar que tal linguagem, funciona bem em mãos de poucos ou de muitos. E sim o que ela pode vim a fazer pelo cliente. E isso vai depender do cliente. Talvez os seus clientes, gostem do PHP, porque você deve ser competente, e não pelo que a linguagem lhe propociona. 8)[/quote]
Colega,
quem aqui falou que voce é competente/incompetente ou se eu sou competente/incompetente?? Ficou ofendido com algo, a ponto de falar “Não posso lhe dizer, se não sou competente, pois não sei se você é, dai não sei se posso contar com você, para certas coisas aqui”??
Estou aqui para colaborar, e em nenhum momento coloquei em dúvida competencia de ninguem. Fica a seu critério avaliar como quiser e considerar ou nao meus comentários.
Com relação a “competência” o que quis dizer é que considero a linguagem uma mera ferramenta. Um profissional bom em PHP tira muito proveito da linguagem assim como um profissional Java tira do Java. Para mim o DIFERENCIAL é o profissional. A linguagem é fundamental, claro, mas o desenvolvedor que faz a diferença e em ambos os casos, podem ser desenvolvidos projetos de grande porte.
PS: Nao sao apenas meus clientes que gostam de PHP não. Se fizer uma busca básica sobre PHP no Google, talvez perceba de leve, a força que a linguagem tem entre os desenvolvedores
[]´s
Carlos
[]´s
Carlos[/quote]
Posso estar enganado, mas é meu ponto de vista! Não posso lhe dizer, se não sou competente, pois não sei se você é, dai não sei se posso contar com você, para certas coisas aqui. Acho que competencia não é acreditar que tal linguagem, funciona bem em mãos de poucos ou de muitos. E sim o que ela pode vim a fazer pelo cliente. E isso vai depender do cliente. Talvez os seus clientes, gostem do PHP, porque você deve ser competente, e não pelo que a linguagem lhe propociona. 8)[/quote]
Colega,
quem aqui falou que voce é competente/incompetente ou se eu sou competente/incompetente?? Ficou ofendido com algo, a ponto de falar “Não posso lhe dizer, se não sou competente, pois não sei se você é, dai não sei se posso contar com você, para certas coisas aqui”??
Estou aqui para colaborar, e em nenhum momento coloquei em dúvida competencia de ninguem. Fica a seu critério avaliar como quiser e considerar ou nao meus comentários.
Com relação a “competência” o que quis dizer é que considero a linguagem uma mera ferramenta. Um profissional bom em PHP tira muito proveito da linguagem assim como um profissional Java tira do Java. Para mim o DIFERENCIAL é o profissional. A linguagem é fundamental, claro, mas o desenvolvedor que faz a diferença e em ambos os casos, podem ser desenvolvidos projetos de grande porte.
PS: Nao sao apenas meus clientes que gostam de PHP não. Se fizer uma busca básica sobre PHP no Google, talvez perceba de leve, a força que a linguagem tem entre os desenvolvedores
[]´s
Carlos[/quote]
Cara, você me questionou, por eu achar que a linguagem PHP, seria para aplicações de pequeno porte. Bom se eu acho isso, ninguem tem nada a ver, pelo menos é meu ponto de vista, eu não disse que o PHP seria ruim, por sinal eu é uma execelente linguagem, só que no meu ponto de vista ela serve apenas para pequenas aplicações. Agora se você acha, que PHP não serve para um HelloWorld.php…
[]´s
Carlos[/quote]
Realmente existem muitas aplicações de grande porte feitas em PHP, não se pode afirmar que ele fica restrito apenas a aplicações de pequeno porte.
Porem, eu discordo que “a tecnologia é mera ferramenta nas mãos de profissionais competentes…esse sim faz a diferença.”
Realmente você consegue desenvolver aplicações em qlq linguagem mais um bom profissional tem que saber escolher a melhor tecnologia tbm! Simplesmente fazer é um mero detalhe!
Por exemplo, não é nada interessante você construir um programa de contabilidade em Assembly por exemplo! O cara que fizer é um profissional competente sem dúvida nenhuma…até um ninja eu diria! hehe
mas bullshit, gastou mó tempão, fez um código dificil etc…e tudo pq usou a tecnologia errada!
[]'s
Ok Colega…
um abraço!!
Carlos
[quote=lavh]
Realmente você consegue desenvolver aplicações em qlq linguagem mais um bom profissional tem que saber escolher a melhor tecnologia tbm! Simplesmente fazer é um mero detalhe!
[]'s[/quote]
Concordo com você. O que quis dizer é que um bom profissional por exemplo de PHP desenvolve soluções tão boas quanto um bom profissional em ASP …mas realmente a escolha de uma tecnologia é fundamental. Se não fosse, nem estaria aqui.
[]´s
Carlos
[quote=MarcelComputacao]tenho algum conhecimento de JSP. Fiz algumas paginas usando o apoio desse script. Penso em comecar a estudar PHP e deixar um pouco de lado o JSP.
Alguem que conheca PHP e JSP poderia fazer qualquer comentario sobre a minha posicao ? Seria vantajoso ? Quais sao as vantagens e desvantagens entre os dois ? :roll:[/quote]
voltando a pergunta do nosso amigo marcel, tenho algumas considerações:
Se você for programar somente JSP, então eu recomendo PHP pela facilidade, simplicidade.
Porém, se você for usar todo o potencial o J2EE, então certamente você terá um software mais robusto.
Agora, sendo bem sincero, e bem pouco xiita, PHP eu uso quando o cliente não tem $$ pra investir. geralmente coisas simples. Claro, PHP é extraordinário no que faz, com muitas features. Temos um sistema enorme aqui em php com smarty e todo orientado a objetos (desenvolvemos um framework php) e roda que é uma beleza, sem estresse.
Porem temos um grande problema. reescrever codigo para parte web. Nosso sistema desktop é em Delphi e temos que passar toda a regra de negócio para PHP se a quisermos usar lá. (dado que os servidores web dos clientes sao linux, senao certamente dava pra usar o mesmo código).
A grande vantagem, dentre outras inúmeras do J2EE é isso. você cria a regra de negócio, e cria N views, seja desktop, seja web.
Cada caso é diferente. somente tome cuidado pra nao ser xiita e acabar usando uma tecnologia porque você é fã dela, e depois irá te prejudicar.
Abraços e boa sorte,
Tenho pouca experiencia em jsp, mas pretendo aprender, é uma grande tecnologia. Quanto ao php o que posso dizer é que é uma linguagem extremamente facil e eficiente!Pequenos projetos? faça estruturado,Grandes projetos?faça orientado, ela suporta. A linguagem é excelente, digo por experiencia propria. Não é por acaso que a mesma é utilizada por muito mais da metade das aplicações encontradas na web.
Linguagem pela linguagem, PHP é tão boa quanto Java. Fazer sistemas com PHP pode ser mais rápido pelas facilidades que a própria linguagem proporciona e o repositório de código em PHP é invejável, talvez só perca para o CPAN.
Agora, quando o quesito é plataforma é outra história. PHP tem uma plataforma muito boa, com a engine da Zend e todas as features que essa empresa aplica na linguagem, fazer aplicações grandes é fácil e seguro, e fazer aplicações pequenas é mais fácil ainda e tem uma capacidade de segurar inúmeras aplicações com um hardware mais modesto ( como vocês podem ver nas inúmeras hospedagem que usam o esquema LAMPP ).
Fazer sistemas em JSP puro é ridículo. Servlets existem para trazer segurança e produtividade à produção do sistema. Java como plataforma é ótimo, tem uma grande possibilidade de escolhas com ótimos resultados em cada. Se você não quer usar Java e sim ruby: JRuby. Python? Jython. Para sistemas pequenos, Java pode se tornar um elefante pois a quantidade de infraestrutura para segurar essas aplicações não é tão modesta assim ( ou ninguém aqui já reclamou que precisa de pelo menos 1GB de memória para de desenvolver junto ao Tomcat? E as hospedagens que para ter um tomcat com 40MB de Heap cobram R$10,00 a mais?), mas quando o sistema começa a crescer e a infraestrutura passa a ficar “mais barata”, a produtividade e capacidade da plataforma começa a valer cada centavo. Tem mais plataformas “enterprise” para Java (IBM, Weblgic, Sun etc) do que para PHP ( Zend é a principal ).
No entando não podemos ser xiitas com tecnologia. Se o sistema é para ser barato, não tente enfiar Java pela goela pois pode ficar mais caro que o normal. Quando o sistema pode ficar grande demais muito rápido, Java pode ser a melhor solução.
Como linguagem, tanto faz cada uma, minha opinião é que PHP é mais palatável. Como plataforma, Java tem uma boa vantagem. Agora na hora de escolher vale a experiência de cada.
Mas isso é só minha opinião e minha experiência.
Até!
Perfeito! vc foi impecável meu jovem, essa é a idéia mesmo!isso q eu queria dizer
PHP não é nem nunca será uma tecnologia que possa se igualar ao Java. Esqueça linguagem de script que tenta implementar orientação a objetos. Desde o início o PHP sempre foi procedural (como o ASP), só agora implementa (de forma parcial) os conceitos de orientação a objetos. O criador do PHP tenta vender o peixe dele como se fosse algo revolucionário, não é.
Utilizo o JSP em conjunto com JSF, EJB 3.0 e JPA, O PHP tenta copiar até mesmo os frameworks e tecnologias para Java. Não aceite imitações. Conheço várias pessoas que programam em PHP e estão migrando para Java, sua sjustivicativas? Maiores oportunidades de mercado e remuneração (bem) mais alta.
Um abraço.
Coloque então no mesmo barco as linguagens de script ( Python, Ruby, Perl… ). Algumas implementam orientação a objetos mas no fundo todas são procedurais, certo? E nenhuma é tão revolucionária quanto Java, que é revolucionária por ser uma linguagem realmente orientada a objetos, né?
Todas as linguagens tentam portar frameworks de outra linguagem para a mesma. Não é exclusividade do PHP ou você não vê esforços da comunidade em tentar fazer um JavaOnRails? Agora Java também é “imitação”? Ou os frameworks de Ruby action-based também são cópias do Struts? Python e Django, f…eu, são para serem crucificados então.
[quote=Marcio_Nogueira]Conheço várias pessoas que programam em PHP e estão migrando para Java, sua sjustivicativas? Maiores oportunidades de mercado e remuneração (bem) mais alta.
Um abraço. [/quote]
Outro ponto péssimo de ser discutido: mercado. Eles estão migrando pois as empresas que compram essa tecnologia não pagam bem por ela, e não porque a plataforma é ruim. Esse seu argumento foi péssimo: não prova nada e ainda é circunstancial, pois é pela “onda” do mercado. Se amanhã os gerentes de TI acordarem de TPM e decidirem que a tecnologia da moda é o Lisp, Java vai ter o mesmo tratamento que você dá ao PHP hoje.
Cara, melhore os argumentos antes de tentar falar mal de alguma coisa.
Até!