Olá, estou começando a desenvolver aplicações web em java, e na minha procura por tutoriais venho de encontro com servelets e jsp, no qual me parece que o jsp substitui o uso de servelets, mas a questão é:
Com jsp, realmente não preciso usar servelets?
Se vc for usar uma aplicação puramente em JSPs e Servlets vc provavelmente vai precisar dos servlets para gravar coisas no banco, abrir sessões, etc.
Normalmente se usa um framework MVC para desenvolvimento Web, mas como vc ta começando, acho que vale a pena fazer um sisteminha com JSPs e Servlets somente. É bom p/ aprender como as cosias funcionam. Depois vc parte para um framework MVC como JSF ou VRaptor.
Primeiramente, vamos à alguns conceitos que é pra você não se confundir (ou confundir mais ainda…rs!)
A arquitetura geral das páginas JSP tem muito em comum com os Servlets, tendo em vista que a especificação JSP é definida como uma extensão da API Servlet!
Servlets (ou servidorzinho, num tradução meio xula) são classes Java que são instanciadas e executadas em associação com servidores web, atendendo requisições comumente realizadas por meio do protocolo HTTP.
Já JavaServer Pages são páginas HTML com códigos Java e mais algumas tags especiais. Dessa forma, as partes estáticas da página não precisam ser geradas manualmente, elas são fixadas na própria página. A parte dinâmica é gerada pelo código JSP, assim a parte estática pode ser projetada por um web designer sem que ele nada conheça da linguagem Java e se ouver alguma mudança na parte gráfica, isso mto provavelmente não afetará o código criado pelo programado, exceto se essa mudança se der por alguma alteração nas regras de negócio (o que é outro assunto…)
Face ao exposto, te aconselho a conhecer a dinâmica geral de uma aplicação web (estrutura, containers, servidor, requisição, resposta, dentre outros) depois você parte pra um framework(JSF por exemplo), porque isso vai facilitar, e muito, sua vida!
Sim galera, ajudaram e muito! Claro que algumas coisas (diria muitas hehehe) ficaram mais confusas, mas pelo menos agora tenho um parâmetro guia pra seguir.
Valeu pela ajuda!