Eae galera blz? é o seguinte, estou começando a estudar java web e tals e estou aprender JSP e Servlets blz, eu queria saber qual que eu devo usar, os dois? em situação devedo usar o serlvet ou jsp? Atualmente, o que a galera mais usa?
Gostaria de saber como se trabalha hoje com essas duas tecnologias…
[quote=thlias]Eae galera blz? é o seguinte, estou começando a estudar java web e tals e estou aprender JSP e Servlets blz, eu queria saber qual que eu devo usar, os dois? em situação devedo usar o serlvet ou jsp? Atualmente, o que a galera mais usa?
Vlwww[/quote]
Sim,os dois,você deve usar a jsp na camada de visualização e servlet na camada de controle,isso se você estiver fazendo um projeto com padrão mvc…
[quote=Slow17][quote=thlias]Eae galera blz? é o seguinte, estou começando a estudar java web e tals e estou aprender JSP e Servlets blz, eu queria saber qual que eu devo usar, os dois? em situação devedo usar o serlvet ou jsp? Atualmente, o que a galera mais usa?
Vlwww[/quote]
Sim,os dois,você deve usar a jsp na camada de visualização e servlet na camada de controle,isso se você estiver fazendo um projeto com padrão mvc…[/quote]
a entao significa que tipo eu poderia usar as servlets para controle de dados por exemplos os cruds, criar a parte de conexao, as daos e tals?
[quote=thlias]
a entao significa que tipo eu poderia usar as servlets para controle de dados por exemplos os cruds, criar a parte de conexao, as daos e tals?
vlw ai cara[/quote]
Teu pensamento ta no rumo mais por exemplo, a Classe Conexao não será uma Servlet, será uma classe de conexão normal mesmo. os cruds você pode fazer dentro de uma servlet, mas nao é tecnicamente correto, pois, vai ficar meio desorganizado e vai perder o reaproveitamento de códigos.
[quote=ttelsen][quote=thlias]
vlw ai cara[/quote]
Teu pensamento ta no rumo mais por exemplo, a Classe Conexao não será uma Servlet, será uma classe de conexão normal mesmo. os cruds você pode fazer dentro de uma servlet, mas nao é tecnicamente correto, pois, vai ficar meio desorganizado e vai perder o reaproveitamento de códigos.[/quote]
Entao me da um exemplo que uso dos servlets na minha aplicação ja que nao é muito legal fazer as conexoes e os daos no servlet… vlww
Digamos que vc tenha uma index.jsp onde o usuário digita um nome, sobrenome e a idade dele. Nessa index.jsp vc tem um formulário que está “apontando” para uma servlet chamada cadastrarUsuário, algo como: <form method="post" action="cadastrarUsuario"> Na Servlet você pode por exemplo chamar a conexão com o banco e um método salvar que você criou em uma classe PessoaDAO por exemplo, pegar os valores via request.getParemeter onde getParameter é um método que um objeto do tipo HttpServletRequest tem e ir setando um objeto pessoa para depois cadastrar essa pessoa no banco. Entendeu, você separou as classes DAO e CONNECTION, utilizou na Servlet pra cadastrar um objeto. É um exemplo.
[quote=ttelsen]Digamos que vc tenha uma index.jsp onde o usuário digita um nome, sobrenome e a idade dele. Nessa index.jsp vc tem um formulário que está “apontando” para uma servlet chamada cadastrarUsuário, algo como: <form method="post" action="cadastrarUsuario"> Na Servlet você pode por exemplo chamar a conexão com o banco e um método salvar que você criou em uma classe PessoaDAO por exemplo, pegar os valores via request.getParemeter onde getParameter é um método que um objeto do tipo HttpServletRequest tem e ir setando um objeto pessoa para depois cadastrar essa pessoa no banco. Entendeu, você separou as classes DAO e CONNECTION, utilizou na Servlet pra cadastrar um objeto. É um exemplo.
[/quote]
a mlk massa oh, eu fiz um exemplo desse jeito aqui e funfou legal… agora eu sei nde usar os servlets… vlww lkk ate mais
[quote=thlias]Eae galera blz? é o seguinte, estou começando a estudar java web e tals e estou aprender JSP e Servlets blz, eu queria saber qual que eu devo usar, os dois? em situação devedo usar o serlvet ou jsp? Atualmente, o que a galera mais usa?